Prefeitura de Itapiúna - CE abrirá novo processo seletivo

Aviso de Tomada de Preços foi publicado no Diário Oficial da União e foi retificado. Itapiúna tem cerca de 20 mil habitantes.

A Prefeitura Municipal de Itapiúna, no Ceará, divulgou o aviso de licitação, na modalidade Tomada de Preços (nº 3.09.01/2018), buscando empresas interessadas em realizar seu novo processo seletivo simplificado. O aviso está no Diário Oficial da União.

Com a alteração de data da tomada de preços, a Comissão Permanente de Licitação agora irá realizar a sessão licitatória às 14h do dia 13 de abril de 2018, na Sede da Prefeitura, localizada à Avenida São Cristóvão, Nº 215 - Centro. O seletivo suprirá vagas temporárias nas diversas Secretarias do Município e mais informações sobre o processo licitatório podem ser obtidas pelo telefone: 088 - 3431 - 1210, no horário de 08 às 12h.

Origem de Itapiúna

De acordo com informações da Prefeitura e do IBGE, Itapiúna, palavra de origem tupi, têm recebido muitos e confusos significados. O Dicionário Aurélio - Século XXI (software versão 3.0, 1999) define Itapiúna como "árvore da família das voquisiáceas (Callisthene major), comum nos cerrados e matas secas do Brasil" [Do tupi; s.f.Bras.Bot.].

Todavia, o nome que batiza a cidade deriva de itaúna, seu nome até 1958, alterado após a emancipação do município. Segundo o Aurélio, itaúna é "designação comum a várias rochas negras, como o basalto, o diabásio, o diorito, etc". Para Silveira Bueno (s/f), itaúna significa a pedra negra, o lajeado preto.

Nos anos 80, o advogado Aprígio Silva - morador da cidade - traduziu itapiúna como "pedra pequena preta" (ita = pedra, pi = pequena, úna = petra). A tradução chegou a ser questionada, mas a confiar no Mini-Dicionário Tupi-Guarani 'pi' apresenta dois significados : miúdo e caminho. Nesse sentido, poderíamos traduzir o nome Itapiúna como "pedra pequena petra" ou "caminho da pedra preta".

Dados do município/localização

Aniversário:

Fundação: 01/01/1970

Gentílico:

Unidade Federatíva: CE

Mesoregião: Norte Cearense

Microregião: Maciço de Baturité

Distância para a capital: 110

Dados de características geográficas

Área: 588.699
População: 19.872 habitantes
Densidade: 3.164
Altitude: 132
Clima: Tropical subquente subúmido
Fuso Horário: Brasilia

Compartilhe