Prefeitura de Presidente Dutra - MA abrirá concurso

Definida a empresa responsável pela organização do concurso da Prefeitura de Presidente Dutra, no Maranhão.

A Prefeitura de Presidente Dutra, no Maranhão, deu mais um passo para a realização do seu novo concurso público, divulgando a empresa contratada para planejamento, organização e execução de concurso público.

Foi divulgado no Diário Oficial Oficial da União, no dia 16 de maio de 2018, página 194, o extrato de contrato, assinado no dia 14 de maio de 2018, pela empresa Gabriel e Gabriel, Consultoria, Projetos e Serviços.

História da cidade de Presidente Dutra:

No século XIX, os cunhados José de Souza Carvalheiro e José de Souza Albuquerque, buscando local onde pudessem se fixar, partiram de Codó, desbravando a região. Abriram picadas, seguindo por trilhas de caças e identificando os acidentes geográficos, tendo como orientação apenas a trajetória do Sol. Assim, conseguiram localizar as brejeiras de São Bento, São Joaquim do Caxixi e Corrente, hoje pertencentes a Tuntum, os dois primeiros e a Barra da Corda, o último. Ali acamparam, iniciando o reconhecimento das áreas próximas e detectando a presença de indígenas e de cristãos, principalmente em Barra do Corda. Posteriormente, trouxeram suas famílias, fixando-se na região.

Tempos depois, um grupo de nordestinos chegou ao local, ocupando uma área próxima de embocadura do riacho Firmino com o riacho preguiça, local que viria a ser a Sede do Muicípio. Dentre os que ali se estabeleceram, um praticava o "curnadeirismo", dando origem ao primeiro nome do povoado-"Curador".

Em 1901, chegava Cesário Saraiva da Costa, acompanhado de parentes e amigos, construíndo nove casas, próximas à Barra dos Riachos. Em 1903, as famílias Diogo Soares e Centanio Teixeira, atraídas pela notícia da fertilidade da terra e riqueza da fauna, ali passaram a residir. Em 1910, surgia a primeira casa de telha e, em seguida, a igreja, onde foi celebrada a primeira missa pelo Frei Roberto Colomgo.

O município, entretanto, só veio a ser criado em 1943, como o nome de Curador, topônimo mais tarde alterado para Presidente Dutra, em homenagem ao então Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra.

- Sobre a empresa responsável pela organização do certame: a empresa Gabriel Excelência, passou a ser referência na área de serviços para quem buscar qualidade e competência, desempenhando serviços de Elaboração do Edital; Inscrição de candidatos (via internet ou presencial) Elaboração, aplicação e correção de prova. Emissão de listagem com os candidatos aprovados e classificados, além de atuar na área de pesquisa política, econômica e social, entre outras atividades.

Compartilhe