Concurso Professor Indígena Rondônia 2014

Concurso está em fase de preparação. Edital em breve.

O concurso público para professores indígenas de Rondônia é uma reivindicação antiga das 57 etnias do Estado. Durante reunião entre o procurador da República Raphael Bevilaqua e o secretário de Estado da Educação, Emerson Castro, no dia 10/12/2013, o tema foi abordado e o procurador pediu que o secretário informasse o cronograma para a realização do concurso.

Carreira de Professor Indígena
 
Em 2010 foi criada uma lei específica que regulamenta a carreira de professor indígena em Rondônia. A lei foi aprovada na Assembleia Legislativa a partir de um projeto do Poder Executivo, elaborado por uma ação conjunta de indígenas, Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fundação Nacional do Índio (Funai), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Conselho Indígena Missionário (Cimi), Conselho de Missão entre Índios (Comin) e Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Estado.

Cronograma e edital
 
“O próximo passo é a concretização do concurso de professor indígena, que prevê respeito às especificidades de cada etnia. Para o MPF, este concurso representa um marco no país, pois pode ser o primeiro a ser efetivamente realizado, dando uma nova perspectiva para a educação escolar indígena”, afirmou o procurador.
 
O secretário Emerson Castro disse que informará em breve o novo cronograma para a realização do concurso. Ele acrescentou que já há uma organizadora para elaboração do certame, bem como o quantitativo de vagas a serem ofertadas inicialmente.
 
Informações da Seduc - RO: http://www.seduc.ro.gov.br/

Compartilhe