Novo concurso para Professor - SP 2014 terá mais 5,7 mil vagas

Oportunidades serão para docentes de Educação Básica I, ou seja, àqueles que lecionam para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Boa notícia para concurseiros professores do Estado de São Paulo. Será realizado mais um concurso para a contratação de professores, com previsão de edital ainda no segundo semestre de 2014. Tudo está dependendo apenas da autorização do governador Geraldo Alckmin. 

Serão 5.734 vagas para docentes de Educação Básica I, ou seja, àqueles que lecionam para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e atuam na alfabetização dos estudantes paulistas. 

Após serem selecionados, os servidores passarão por formação específica – na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (EFAP) – simultaneamente ao estágio probatório. Os docentes serão capacitados para atuar no programa Ler e Escrever, responsável por colocar o Estado de São Paulo com o melhor número do País no que diz respeito à alfabetização: 94,6% dos alunos paulistas sabem ler e escrever aos 7 anos, um ano à frente da meta nacional que estabelece a alfabetização aos 8 anos.

Esses professores também atuarão com o programa EMAI (Ensino de Matemática para Anos Iniciais). Em matemática, 99,5% dos alunos com 7 anos já dominam o conteúdo exigido na disciplina para a faixa etária. Uma nova cartilha pedagógica distribuída neste ano orienta os docentes sobre uma metodologia inovadora para abordar os números e as operações matemáticas no cotidiano de uma geração que já nasce mexendo em computadores, aparelhos eletrônicos, televisão entre outros.

Histórico recente

Quem acompanha o cenário concurseiro em SP, sabe que um grande certame foi realizado no ano passado, considerado o maior concurso da história de São Paulo. A seleção contratará 59 mil professores para atuação nas 5 mil escolas estaduais. Desse quantitativo, 15 mil deles já foram nomeados, mas uma retrospectiva de janeiro de 2011 até hoje demontra que já foram chamados mais de 34 mil docentes, o que totaliza 93 mil professores.

Com informações da Secretaria de Educação - SP

***

Concurso Educação - SP: convocados 20 mil professores (23/01/2014)

São Paulo convoca primeiros 20 mil aprovados no concurso para professores.

O maior concurso da história do magistério paulista já divulgou a lista dos primeiros 20 mil candidatos convocados. A convocação é feita por região e contempla todas as 91 Diretorias de Ensino existentes em São Paulo. A seleção foi feita com base no desempenho dos candidatos e na classificação final dos participantes.

"Os primeiros 20 mil começam a trabalhar agora, já em março", afirmou o governador Geraldo Alckmin. "Ganha com isto a educação de São Paulo. Queremos os melhores quadros da Universidade para o magistério paulista."

Os professores convocados devem comparecer entre os dias 27 e 28 de janeiro, munidos de documento de identidade e CPF originais, no local, data e horário determinado no edital de convocação, disponível na página 80 do caderno Executivo I do Diário Oficial do Estado, para escolherem as escolas estaduais onde vão atuar.

Após a convocação e a escolha de aulas, os futuros professores passarão pela perícia médica, prevista para acontecer a partir da segunda quinzena de fevereiro, e depois tomam posse nas escolas. O concurso é voltado a educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Informações do Portal do Governo do Estado de São Paulo

Compartilhe