Expandir Menu PrincipalPesquisarPor Estado

Concurso SANEAGO 2017: Edital até julho

A expectativa é que o documento seja divulgado até o mês de julho de 2017 e de que as provas sejam realizadas no mês de setembro.

Publicado em 18/05/2017 - 16h32 • Comunicar erro

A Companhia Saneamento de Goiás S.A (SANEAGO) está preparando o edital para a realização de um novo concurso público. A expectativa é que o documento seja divulgado até o mês de julho de 2017 e de que as provas sejam realizadas no mês de setembro.

Apostilas preparatória para os cargos da SANEAGO 2017

“No momento estamos em processo de seleção para escolha da empresa que irá realizar o concurso”, conta o presidente da Saneago, Jalles Fontoura, conforme informação da assessoria do governo de Goiás, em 12 de maio. A empresa pretende atingir os 100% de cobertura de redes de água em 2017 e por isso é urgente a necessidade de renovar e aumentar o efetivo de técnicos.

Veja abaixo os cargos que poderão ser oferecidos no concurso

quadro saneago-1verde

Os contratados terão direito a salário variável de R$ 2.263,64 a R$ 8.907,02.

Demissões voluntárias

Fontoura destacou que, no momento, a SANEAGO realiza um Programa de Demissão Voluntária (PDV), visando a reoxigenação da empresa. “Precisamos de fazer uma renovação programada na empresa, colocar sangue novo para preparar o futuro, com mais automação, com mais exigência. “É um trabalho intencional de provocar a renovação, para melhorar o nosso quadro”, detalhou. A expectativa é que 400 funcionários entrem no PDV. O número de vagas ainda não foi definido, mas deverá ser entre 300 e 400.

Com relação ao último concurso realizado pela SANEAGO, o presidente disse que foram chamados todos da área técnica, restando a convocação de alguns concursados para a área administrativa. Acrescenta que, apesar de todos os aprovados para a área técnica terem sido chamados, ainda há falta.

“O sistema cresceu muito, a empresa presta serviço em 91% dos municípios e atende quase 5,5 milhões de consumidores. Isso tudo demanda pessoas”, argumentou. A expectativa dele é que a convocação dos aprovados seja iniciada no mês de novembro.

O presidente espera iniciar a convocação dos aprovados no concurso seja no mês de novembro, imediatamente após a homologação do resultado final.

Fonte oficial: http://www.goiasagora.go.gov.br/saneago-realiza-concurso-para-admissao-de-tecnicos/

***

Dicas para as provas: Estatuto Social da SANEAGO (resumo para estudos)

A Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO) é uma sociedade economia mista, com capital autorizado, regida pelo estatuto em voga e pela Lei nº 6404, de 15 de dezembro de 1976, alterada pela Lei nº 10303, de 31 de outubro de 2001. Sua sede e foro se encontram na cidade de Goiânia e seu objetivo social é explorar serviços de saneamento básico no estado de Goiás, de acordo com permissões, concessões ou autorizações e com preservação e proteção do meio ambiente.

A SANEAGO tem duração por tempo indeterminado. Seu capital é representado por ações ordinárias e preferenciais. O estado de Goiás detém 51% do capital social com direito a voto. Cabe ao Conselho de Administração a deliberação das alterações do capital e integralização.

Três órgãos são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos sociais, que são:

- Órgão de deliberação – Assembleia Geral;

- Órgão de administração – Conselho de Administração, Diretoria Colegiada;

- Órgão de fiscalização – Conselho Fiscal.

A Assembleia Geral é constituída por acionistas com direito a voto, sendo o órgão superior de deliberação da  SANEAGO.

O Conselho Fiscal é composto de 3 a 5 membros com igual número de suplentes, lembrando que os suplentes substituirão automaticamente os efetivos. A Assembleia Geral que eleger os membros do Conselho fixará os honorários mensais de seus membros.

O Conselho de Administração é o órgão normativo e deliberativo da  SANEAGO, por ter de 5 a 9 membros. O diretor presidente da companhia integrará esse Conselho, que deverá se reunir uma vez por mês. Cabe ao Conselho de Administração:

- Fixar diretrizes e orientação geral dos negócios da Saneago;

- Eleger os diretores e destitui-los e fixar-lhes as atribuições;

- Convocar a Assembleia Geral quando julgar conveniente, e no caso do artigo 132, da Lei n° 6.404, de 15 de dezembro de 1976;

- Fiscalizar a gestão dos Diretores e examinar, a qualquer tempo, os livros e documentos da SANEAGO, exigindo os esclarecimentos necessários;

- Deliberar sobre a colocação de ações para aumento de capital, dentro dos limites do capital autorizado, instruindo a Diretoria para a realização da respectiva emissão;

- Deliberar sobre os aumentos de capital, na forma prevista no Estatuto;

- Autorizar a alienação de bens do ativo permanente, constituição de ônus reais, ou gravames de qualquer espécie sobre os bens e direitos da companhia, em garantia de empréstimos, financiamentos e de operações de crédito, cujo valor, isoladamente ou conjuntamente com outras operações realizadas no mesmo exercício social, seja superior ao equivalente a 4% (quatro por cento) do valor do Patrimônio Líquido da Companhia, exceto penhora judicial, e a prestação de garantias a obrigações de terceiros; VIII - Escolher e destituir Auditores Independentes;

- Aprovar ou alterar o seu Regimento Interno e o da SANEAGO;

- Autorizar a criação de subsidiárias de caráter regional;

- Conceder licença aos membros da Diretoria, deliberando quanto aos seus substitutos;

- Deliberar sobre a oportunidade da emissão de debêntures; a data e condições de vencimento, amortização e resgate das debêntures; a época e condições do pagamento dos juros, da participação nos lucros e do prêmio de reembolso, se houver; o modo de subscrição ou colocação e o tipo das debêntures; os índices financeiros a serem obedecidos pela companhia, podendo, caso entenda aplicável, delegar à Diretoria a negociação, definição e estabelecimento de referidos índices.

A Diretoria Colegiada tem poderes para exercer a administração da  SANEAGO. É composta por: Diretor-Presidente, Diretor Vice-Presidente, Diretor de Gestão Corporativa, Diretor de Relações com Investidores, Regulação, Novos Negócios e Governança, Diretor de Produção, Diretor de Expansão e Procuradoria Jurídica. A Diretoria Colegiada é eleita pelo Conselho de Administração.

O exercício social da  SANEAGO será igual ao ano civil. Cabe a diretoria após cada exercício social apresentar as demonstrações financeiras:

- balanço patrimonial;

- demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

- demonstração dos resultados dos exercícios;

- demonstração do fluxo de caixa;

- demonstração do valor acionado.

Saiba mais: Apostilas preparatória para os cargos da SANEAGO 2017