Sema/Inema na Bahia convoca aprovados em concurso público

O concurso da Sema/Inema, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), aconteceu no dia 6 de janeiro de 2013

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente da Bahia (Sema) já começou a efetivar os aprovados no concurso público promovido pela Sema/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que foi realizado em 6 de janeiro de 2013, contando com 5,5 mil inscritos que concorreram a 179 vagas ofertadas.

Os sete empossados, atuarão na Sema na elaboração de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, a Política Estadual de Recursos Hídricos, a Política Estadual sobre Mudança do Clima e a Política Estadual de Educação Ambiental.

A inserção dos técnicos no quadro da Sema/Inema supre o déficit de mais de 70 técnicos que a instituição teve ao longo de 2013, o que irá fortalecer o planejamento e elaboração das políticas públicas. Já no caso do Inema, os novos servidores contribuirão nas áreas de controle ambiental, fiscalização e licenciamento.

Os contrtatados passarão por um curso em Política e Gestão de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos. A meta é ampliar o conhecimento e as competências dos novos servidores, uma iniciativa que integra o Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar), que abordará aspectos ligados a realidade dos sistemas de meio ambiente e de recursos hídricos, os instrumentos de planejamento, econômicos e de comando e controle.

Inicialmente foram designados dez especialistas para a Sema e 50 outros para o Inema. Mas, há previsão de que em abril sejam convocados mais 60 aprovados, sendo 30 especialistas para o Instituto, distribuídos entre Salvador e unidades do interior, e dez para a Sema, para cargos em Salvador, e mais 20 técnicos para o Inema.

A convocação dos últimos 59 aprovados está prevista para o final de julho, sendo 24 especialistas para Inema, distribuídos entre Salvador e unidades do Interior, 15 especialistas para a secretaria, para cargos em Salvador, e 20 técnicos para o Inema.

O concurso foi realizado pela Secretaria Estadual de Administração (Saeb) sob a organização do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB). 

Fonte: Secretaria de Comunicação da Bahia

***

Concurso Sema/Inema: convocados 60 candidatos (13/01/2014)

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) deste final de semana (11 e 12/1/2014) a convocação de 60 candidatos aprovados em seu concurso público. Os aprovados irão atuar na Sema e no Inema, autarquia ligada à Secretaria, que cuida da execução de ações e programas relacionados à Política Estadual de Meio Ambiente e de Proteção, à Política Estadual de Recursos Hídricos, à Política Estadual sobre Mudança do Clima e à Política Estadual de Educação Ambiental.
 
"A Sema ainda não havia realizado qualquer concurso público, e o último concurso do Inema foi realizado há quase 14 anos", afirmou o secretario do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destacando que os novos concursados irão suprir o déficit de mais 70 técnicos que a instituição teve ao longo de 2013, "principalmente para as áreas de controle ambiental no Inema, como fiscalização e licenciamento, além de planejamento, em especial na estrutura da Secretaria".
 
De acordo com a publicação, serão designados imediatamente 50 especialistas para o Inema, e 10 especialistas para a Sema, todos para cargos em Salvador. A previsão é quem em abril serão convocados mais 60 aprovados, sendo 30 especialistas para o Inema, distribuídos entre Salvador e unidades do interior, 10 especialistas para a Sema, para cargos em Salvador, e 20 técnicos para o Inema. A convocação dos últimos 59 aprovados está prevista para o final de julho, sendo 24 especialistas para Inema, distribuídos entre Salvador e interior, 15 especialistas para a Sema, para cargos em Salvador, e 20 técnicos para o Inema.
 
Os convocados deverão comparecer ao setor de recursos humanos das instituições conforme o cargo para o qual foi aprovado, seguindo escalonamento detalhado no edital de convocação. Os candidatos que não atenderem à convocação, após 30 dias da convocação, perderão o direito à nomeação.
 
O concurso da Sema/Inema, promovido pela Secretaria da Administração (Saeb), aconteceu no dia 6 de janeiro de 2013, e registrou a inscrição de 5.570 candidatos. As provas foram aplicadas pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB (www.cespe.unb.br).
 
Fonte: Ascom/Sema

****

Concurso Sema/Inema: provas no dia 06 de janeiro (27/12/2012)

Saeb publicou edital de realização das provas objetivas e discursivas do concurso Sema/Inema.

A Secretaria da Administração (Saeb) publicou no Diário Oficial do Estado da Bahia desta quinta-feira (27/12/2012), o edital de realização das provas objetivas e discursiva do concurso público da Secretaria do Meio Ambiente e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema/Inema). As provas serão aplicadas no dia 6 de janeiro de 2013, às 8h (horário local), para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Os candidatos inscritos encontram todas as orientações para o concurso e os locais de provas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos - Cespe/UnB, empresa organizadora do certame e no Portal do Servidor. O candidato inscrito somente poderá realizar as provas no local designado na consulta individual realizada no endereço eletrônico da Cespe/UnB.

As provas para ambos os cargos, terão duração de 4 horas e 30 minutos. O candidato deve comparecer ao local indicado para as provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o seu início, munidos de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, além do comprovante de inscrição e do documento de identidade original. As provas serão aplicadas nas seguintes cidades: Salvador, Barreiras, Juazeiro e Vitória da Conquista.

O concurso vai preencher 179 vagas para os cargos de Especialista e Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Com 40 horas de trabalho semanais, os cargos têm remuneração inicial de R$ 5.047,96 (Especialista) e R$ 1.360,55 (Técnico).

Além do Sema/Inema, o Estado está realizando concursos para a Polícia Militar e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Ao todo, os três concursos totalizam 2.209 novas vagas na administração pública.

***

Notícia anterior (31/08/2012: Concurso público da Sema (BA): escolhida organizadora

O concurso oferecerá 179 vagas para provimento de cargos efetivos de níveis médio e superior. 

Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia (DOE) desta sexta-feira (31) a dispensa de licitação da Fundação Universidade de Brasília (FUB) que organizará o certame da secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O concurso oferecerá 179 vagas para provimento de cargos efetivos de níveis médio e superior.  

Do total das vagas que serão oferecidas, 139 são direcionadas ao cargo de Especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos, sendo 104 para o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), e 35 para a Sema. Outras 40 vagas serão destinadas para Técnicos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que ocuparão seus cargos na Sema.  

Compartilhe