Concurso TJ - PE 2016: organizadora ainda sem definição

Empresa organizadora ainda não foi escolhida para organizar concurso do TJ-PE. Novas informações serão dadas a qualquer momento.

Prosseguem em aberto a definição sobre qual será a empresa organizadora para execução dos serviços de organização e aplicação de provas de concurso público para provimento do cargo de servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Tudo indica que a conclusão do processo de contratação seja finalizado em questão de dias e teremos um nome a informar.

Apostila preparatória para Técnico e Analista Judiciário do TJ-PE

Espera-se que este concurso ofereça dezenas de vagas, além de cadastro, para os princípais cargos técnico-administrativos do órgão, que são: Técnico Judiciário, Oficial de Justiça e Analista Judiciário. Os salários podem ultrapassar a marca de R$ 5,2 mil mensais.

No concurso de 2011, organizado pela Fundação Carlos Chagas, foram 203 vagas e cadastro de reserva, com aplicação de provas objetivas. Quem for começar a se preparar para disputar uma das vagas de Técnico Judiciário - áreas  Judiciária e Administrativa de nível médio, deve conferir os conteúdos gerais e específicos da prova anterior, que foram os seguintes:

Língua Portuguesa

Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Pronomes: emprego, colocação e formas de tratamento. Emprego de tempos e modos verbais. Vozes do verbo. Emprego do sinal indicativo de crase. Pontuação. Sintaxe da oração e do período. Redação e correspondências oficiais. Compreensão e interpretação de textos.

Legislação Aplicada

Organização Judiciária do Estado de Pernambuco (Lei Complementar nº 100, de 21/11/2007, e alterações posteriores): Divisão Judiciária. Órgãos do Poder Judiciário. Composição do Tribunal de Justiça e funcionamento e atribuições. Corregedoria Geral da Justiça: composição, funcionamento e atribuições. Dos Serviços Auxiliares da Justiça. Dos Direitos e Deveres dos Serventuários.

Incompatibilidades e Suspeições Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Estado de Pernambuco (Lei nº 6.123, de 20/07/1968, e alterações posteriores). Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (Lei Estadual nº 13.332, de 07/11/2007, e alterações posteriores).

Raciocínio Lógico

Esta prova visa avaliar a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Os estímulos visuais utilizados na prova, constituídos de elementos conhecidos e significativos, visam a analisar as habilidades dos candidatos para compreender e elaborar a lógica de uma situação, utilizando as funções intelectuais: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Em síntese, as questões da prova destinam-se a medir a capacidade de compreender o processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.

Noções de Direito Civil

Código Civil: Das pessoas: Pessoas Naturais. Pessoas Jurídicas: Pessoas jurídicas de direito público e de direito privado. Domicílio Civil. Dos Fatos Jurídicos: Requisitos de validade do fato jurídico. Prescrição e Decadência. Responsabilidade Civil.

Noções de Direito Processual Civil

Código de Processo Civil: Noções de jurisdição e da ação. Das partes e dos procuradores. Do Ministério Público. Do Juiz. Dos Auxiliares da Justiça. Dos atos processuais. Do Processo e do

Procedimento: das disposições gerais. Da antecipação dos efeitos da tutela de mérito. Do

Procedimento ordinário: Da petição inicial. Da resposta do Réu. Da revelia. Da sentença e a coisa julgada. Dos recursos. Do processo de execução em geral: Das disposições gerais.

Noções de Direito Penal

Crime e contravenção. Elementos do crime. Relação de causalidade. Crime tentado e crime consumado. Dolo e Culpa. Causas de exclusão de culpabilidade. Erro. Coação irresistível. Obediência hierárquica. Crimes contra a Administração Pública. Atos de improbidade praticados por agentes públicos e sanções aplicáveis. Efeitos da condenação penal. Crimes de responsabilidade (Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950 e Decreto-lei nº 201/67).

Noções de Direito Processual Penal

Sujeitos da relação processual. Ação penal: conceito, condições, pressupostos processuais. Ação penal pública: titularidade, condições de procedibilidade. Ação penal privada: titularidade. Extinção da punibilidade. Forma, lugar e tempo dos atos processuais. Da sentença: requisitos, classificação, publicação e intimação, efeitos civis da sentença

penal. Das nulidades. Dos recursos: modalidades e princípios da fungibilidade. Do processo e do julgamento dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos.

Fonte - edital TJ-PE 2011: http://www.concursosfcc.com.br/concursos/tjupe111/boletim_tjupe111.pdf

Tópico: Previsto

Compartilhe