Concursos da AGU são prorrogados

A medida deve beneficiar os aprovados nas seleções que ficaram no cadastro de reserva.

O Diário Oficial da União trouxe novidades para aspirantes aos quadros de pessoal da Advocacia-Geral da União (AGU). Os certames realizados entre 2013 e o ano passado para provimento de vagas de procuradores federais, procuradores do Banco Central e servidores administrativos tiveram a validade prorrogada por mais um ano. A medida deve beneficiar os aprovados nas seleções que ficaram no cadastro de reserva.

A expectativa de nomeação é maior para os aspirantes a procurador federal. De acordo com a Coordenação-Geral de Pessoal da Procuradoria-Geral Federal (PGF), a nomeação de todos os 344 aprovados que estão no cadastro de reserva já foi solicitada e aguarda apenas a aprovação do Ministério do Planejamento.

Segundo a PGF, 150 dos 560 classificados no concurso já tomaram posse. A última ocorreu no dia 22 de maio, em cerimônia realizada em Brasília, quando 26 entraram para os quadros de membros do órgão. "Fizemos algumas nomeações para prover vacâncias não onerosas. Temos hoje 514 cargos vagos na carreira", informa a coordenadora-geral de pessoal da PGF, Isabella Lemos.

Também aguardam aval do Ministério do Planejamento os 35 aprovados e ainda não nomeados no último concurso da Procuradoria-Geral do Banco do Brasil (PGBC). Quinze dos 50 classificados no certame já foram nomeados. A PGBC já solicitou a nomeação imediata de oito procuradores. Segundo o órgão, 117 cargos da carreira estão vagos no momento.

Administrativos

Para os quadros de carreiras de apoio, a novidade é a ampliação de 50% do número de vagas do último concurso. No edital do certame realizado em 2014 foram ofertadas 60 vagas para as carreiras de apoio, divididas entre os cargos de analista de sistemas (10), analista técnico-administrativo (34), bibliotecário (3), técnico em comunicação social (3) e técnico em contabilidade (10). Todos os aprovados dentro das vagas tomaram posse.

Caso a mudança seja autorizada pelo Planejamento, os cargos de analista técnico-administrativo passam a ter 17 vagas a mais. Para os de bibliotecário e de técnico em comunicação social poderá ser chamado mais um de cada carreira. Não haverá ampliação para técnicos em contabilidade e analista de sistemas, que não tiveram aprovados para o cadastro de reserva.

Além do aumento do número de vagas do concurso de 2014, a AGU também já solicitou ao Ministério do Planejamento autorização para lançar concurso para provimento de mais 421 cargos das carreiras de apoio. O objetivo, segundo a Divisão de Recrutamento e Seleção da Secretaria-Geral de Administração (SGA), é "reestruturar as unidades administrativas, visando dar suporte operacional necessário às demandas geradas pela área-fim".

O concurso deve trazer 236 vagas de nível superior para administradores (75), analistas de sistema (40), analistas técnicos-administrativos (62), arquivistas (3), bibliotecários (4), economistas (22), engenheiros (15), estatísticos (11) e técnicos em comunicação social (4).

Candidatos de nível intermediário terão à disposição 185 vagas. Delas, 125 vão para agentes administrativos e 60 são para técnicos em contabilidade.

Fonte: www.agu.gov.br

Compartilhe