Governo de Goiás abre vagas para estágio

As oportunidades são para estudantes de 14 a 18 anos, que cursam ensino médio.

A inserção no mercado de trabalho é um dos principais desafios para os jovens. Em Goiás, na Rede Estadual de Educação, estudantes de 14 a 18 anos encontram apoio no programa de estágio supervisionado da Superintendência de Ensino Médio.

O programa é uma via de mão dupla, já que contribui para a conquista de uma vaga no mercado e também estimula a permanência do aluno na escola, agindo diretamente no combate à evasão. “Uma coisa favorece a outra, pois para o jovem participar do estágio, ele tem que comprovar sua frequência na instituição de ensino”, frisa o professor Wisley Pereira, superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce).

O superintendente explica que o programa de estágio trabalha com vários parceiros, sendo os principais o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e o Centro de Integração Empresa Escola (Ciee). As duas entidades são responsáveis por encaminhar os estudantes para diversas empresas, entre elas os Correios, Caixa Econômica Federal (CEF) e Bradesco.

O estágio é aberto à participação de todos os 240 mil alunos do Ensino Médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades se dividem entre Goiânia e os principais polos empresariais e comerciais do Estado, como Rio Verde, Jataí, Catalão, Porangatu, Ceres e Goianésia.

Feira
“Este ano já ofertamos mais de cinco mil vagas durante a 1ª Feira do Estudante – Expo Ciee no mês passado no Centro de Convenções de Goiânia”, lembra Wisley. O evento foi realizado nos dias 17 e 18 de fevereiro e reuniu cerca de 20 mil estudantes.

Destes, 11 mil eram da rede pública estadual, sendo boa parte do interior do Estado. Os estudantes vieram à capital em 30 ônibus colocados à disposição de suas escolas pela Seduce. Além de se inscreverem para as vagas de estágio, eles também puderam participar de encontros de capacitação e orientação para o mercado de trabalho.

De acordo com Wisley, somente 13% da população jovem com até 19 anos completa o Ensino Médio em Goiás e o programa de estágio da Seduce tem dado uma contribuição significativa para coibir a evasão escolar.

As vagas no programa de estágio são permanentes e por isso o estudante que tiver interesse em se inscrever a uma das vagas pode procurar pessoalmente a Coordenação do Programa no Condomínio das Superintendências, na Vila Nova.

Goiás Agora

Compartilhe