Governo de Pernambuco irá realizar novo concurso para Polícia Civil

Polícia Civil pernambucana não realiza concurso há alguns anos e existe necessidade de recomposição das carreiras. Edital para PM também poderá ser lançado.

Na primeira reunião do Comitê Gestor Executivo, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou que irá reforçar o efetivo policial do Estado através de concursos, com intuito de manter os índices expressivos de redução da violência atingidos nos oito anos do Pacto pela Vida.

"Vamos lançar o concurso para a Polícia Civil. Estamos chamando o número possível de classificados da Polícia Militar, cuja seleção expira em fevereiro. Assim que isso acontecer, vamos fazer um novo concurso", previu o governador.

Para a Civil, a expectativa é de que seja logo anunciado o edital para preenchimento de 100 vagas para Delegado.

Últimos concursos policiais no Estado

A Polícia Militar pernambucana abriu concurso em setembro do ano passado para o provimento de 35 vagas ao Curso de Formação de Oficiais, sob a responsabilidade organizacional do Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (IAUPE/CONUPE). A validade desta seleção é de um ano, podendo ser prorrogada.

Em 2009, a PMPE abriu um grande concurso, com oferta de 2.100 vagas para ingresso na carreira de Soldado da Polícia Militar do Estado.

Para Delegado da Civil, o último aconteceu em 2006, organizado pelo IPAD, quando também foram oferecidas vagas para Perito Criminal, Médico Legista, Escrivão de Polícia, Agente de Polícia e Dactiloscopista Policial.

Como quase uma década se passou, certamente os novos editais para a Polícia Civil deverão apresentar várias novidades, e isso requererá dos candidatos uma preparação com bastante antecedência, focando naqueles conteúdos geralmente cobrados em certames policiais, a depender do cargo pretendido.

 

Compartilhe