Mais 713 aprovados em concurso no Tocantins deverão ser convocados

Até o final do ano mais 713 aprovados no certame devem ser convocados em substituição aos contratos temporários que serão encerrados.

O secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas, recebeu no dia 9/9/2013, representantes da Assembleia Legislativa, do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado (Sisepe) e da comissão dos aprovados no concurso do Quadro Geral para repassar informações sobre novas convocações e receber as demandas das entidades. Até o momento, mais de 73% dos aprovados no certame já foram convocados e destes, cerca de 70% já tomaram posse, conforme a Secad.

Na ocasião, o secretário destacou ainda que até o final do ano mais 713 aprovados no certame devem ser convocados em substituição aos contratos temporários que serão encerrados. “Vencem até o final deste ano mais 713 contratos temporários. Estes contratos serão substituídos por servidores concursados. Destes 1.211 que faltam serem nomeados, 713 serão até o final do ano e os demais até abril do ano que vem”, frisou.

Ao todo, o governo do Estado convocou 3.304 candidatos aprovados no concurso. Destes, cerca de 70%, ou seja, mais de 2.300 já tomaram posse. A convocação do cadastro de reserva, no entanto, deverá ser analisada após o término de todas as convocações, a partir de abril do ano que vem, segundo Lúcio Mascarenhas. “Passadas as convocações, nós iremos fazer um balanço para determinar quantos candidatos não tomaram posse, para depois acionarmos o cadastro reserva” completou.

Após o encontro, o secretário destacou que todas as demandas encaminhadas à Secad serão analisadas pela pasta e deverão ser respondidas conforme os prazos estabelecidos. Mascarenhas destacou, no entanto, que o cronograma já anunciado, no qual todos os aprovados no concurso vão ser convocados até abril de 2014, deverá ser mantido. “Isso (ação movida pelo Ministério Público Estadual e requerimento aprovado na Assembleia Legislativa, que pede antecipação do cronograma) não vai impedir que o cronograma continue sendo executado”, completou.

Presente na reunião, a representante da comissão dos aprovados no concurso do Quadro Geral, Kerley Mara Barros Câmara de Azevedo, que apresentou um estudo de viabilidade para a convocação de todos os aprovados, frisou que a meta agora é aguardar um posicionamento do Estado. “O governo manteve a mesma proposta. Nós fizemos uma contraproposta e ele (Lúcio Mascarenhas) se comprometeu a analisar. Vamos aguardar a resposta do governo”, destacou.

Balanço

De acordo com os números da Secretaria de Estado da Administração, depois da última convocação de aprovados, o governo atingiu a marca de mais de 70% da força de trabalho estadual formada por servidores efetivos, representando mais de 86% da folha de pagamento. Conforme o secretário, este número nunca havia sido registrado no executivo estadual. “Nosso Estado nunca teve tantos servidores concursados”, complementou.

Informações da Agência Tocantinense de Notícias

***

Novas nomeações no Tocantins efetivam 71% dos servidores (19/08/2013)

Conforme dados da Secad, com novas nomeações a administração pública do Tocantins atinge a marca de mais de 71% de servidores efetivos.

A partir do próximo dia 1º de setembro de 2013, mais 312 candidatos aprovados no Concurso do Quadro Geral do Estado do Tocantins poderão tomar posse na administração estadual. Ao todo, este ano, 3.304 convocações foram feitas pelo governo dentro do concurso do Quadro Geral, contribuindo para que o Tocantins atinja a histórica marca de 71% de servidores efetivos. A lista com as novas nomeações está publicada no Diário Oficial do Estado nº 3939, de 15 de agosto.

Com os atos de nomeação assinados pelo Governador Siqueira Campos, a administração pública do Tocantins atinge a marca de mais de 71% de servidores efetivos, maior número já registrado, conforme a Secretaria de Estado da Administração (Secad). De acordo com números da pasta, entre dezembro de 2010 e julho deste ano, o número de servidores efetivos cresceu 22%, saindo de pouco mais de 32 mil três anos atrás e chegando a mais de 36,8 mil registrados em julho de 2013. “Este foi um dos concursos mais bem elaborados no Estado. Nunca houve tantos servidores efetivos no Tocantins”, ressaltou o secretário de Estado da Administração, Lúcio Mascarenhas.

Em termos percentuais, os números também apontam para uma substituição gradativa de servidores contratados e comissionados por efetivos. Se em 2010 o total de comissionados e contratados atingia mais de 58%, atualmente este número não chega a 30%. De acordo com o secretário, se forem excluídos os servidores em cargos Auxiliar Serviços Gerais (ASG), para os quais não há concurso e que trabalham nos serviços gerais da Educação, o percentual de comissionados e contratados fica em torno de 18,3%. “Isso significa que neste período, enquanto o número de servidores efetivos subiu 22%, o número e comissionados e contratados teve redução de 56%, excluindo os ASG”, frisou o secretário.

Novos servidores
Para o publicitário Roberto de Miranda Batista, aprovado no cadastro reserva para o cargo de Analista de Comunicação e um dos 312 nomeados nesta quinta-feira, 15, o concurso público é a garantia de mercado de trabalho para quem já passou dos 40 anos. Ele frisou que a segurança do cargo público é um atrativo para ingressar nos concursos. “É uma segurança profissional. Se você é empregado, você pode ser demitido e se é empregador, fica a mercê de um mercado de trabalho competitivo”, destacou.

O técnico em Tecnologia da Informação Silas Ferraciolli Corrêa também passou no concurso do quadro geral para um cargo em sua área de atuação. Segundo ele, mesmo com a estabilidade garantida no setor público, a meta é continuar se aperfeiçoando. “A estabilidade é importante, mas ela é também uma porta que se fecha, se o cara se permitir acomodar”, pontuou.

Procedimentos
Na Secretaria de Estado da Administração (Secad), em Palmas, o atendimento para posses é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Os convocados podem agendar a posse através do site da Secad (www.secad.to.gov.br), mas o procedimento não é obrigatório. Os que quiseram se dirigir aos guichês de atendimento sem o agendamento prévio será atendidos normalmente a partir do dia 1º de setembro.

Informações da Agência Tocantinense de Notícias

*****

Governo do Tocantins nomeia mais 368 aprovados (21/04/2013)

Segundo governo, nomeações reforçam compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população tocantinense e o respeito aos aprovados no concurso.

A Secretaria da Saúde do Estado do Tocantins (Sesau/TO) ganhará, a partir do próximo dia 1º de maio de 2013, mais um reforço no quadro de servidores. O Governador Siqueira Campos nomeou por meio do ato nº 856, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (19/04), mais 368 do cadastro reserva do certame. Ao todo, já são 900 do cadastro reserva convocados para tomar posse.

Nesta nova lista, foram chamados candidatos aprovados para os cargos de assistente de serviços de saúde, assistente social, biólogo, enfermeiro, biomédico, executivo em saúde, farmacêutico, nutricionista, farmacêutico-bioquímico, psicólogo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, técnico em enfermagem, técnico em laboratório e técnico em radiologia em diversas cidades do Estado.

As nomeações reforçam o compromisso do Governador com a qualidade dos serviços prestados à população tocantinense e o respeito aos aprovados no concurso.

Posse

A posse é a partir do dia 1º de maio. O primeiro passo é dirigir-se à Junta Médica Oficial do Estado, onde o aprovado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos pelo edital.

Em seguida, o nomeado deve ir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias.

O nomeado tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido do nomeado, por mais 30 dias. Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação através de formulário disponível no site da Secad.

Para conferir a lista com os nomes dos nomeados, acessewww.diarioficial.to.gov.br. Para mais informações sobre os procedimentos de posse, o interessado deve ligar para (63) 3218-1509. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

Fonte: Agência Tocantinense de Notícias

---------------------------------------------------------------------------------

Governo do Tocantins divulga balanço de nomeações (11/04/2013)

Governo do Tocantins já nomeou mais da metade dos candidatos aprovados no concurso do Quadro Geral.

Dos 4.632 candidatos aprovados para as vagas imediatas do concurso do Quadro Geral, 2.414 já foram nomeados pelo Governo do Estado para tomar posse. Este número corresponde a 52% do total de aprovados para as vagas imediatas, ou seja, fora os classificados para o cadastro reserva. Do total de nomeados para tomar posse, 824 são aprovados em cargos de nível superior, 1.191 para cargos de nível médio e 399 para nível fundamental. Os dados são da Secretaria de Estado da  Administração (Secad), que realizou balanço nesta quinta-feira, 11 de abril.

Contratos temporários e nomeações de aprovados

Segundo o secretário da Administração, Lúcio Mascarenhas, 90% dos 3.310 contratos temporários no quadro geral (existentes hoje) vencerão até agosto de 2013 e até lá serão substituídos por servidores efetivos.

Mascarenhas também explicou porque a nomeação imediata de todos os aprovados no concurso não pode ser feita de uma só vez. "Convocar todo mundo de uma vez causaria uma deficiência no andamento dos serviços prestados à população. Os novos servidores têm que passar por treinamento e se adequarem ao funcionamento do departamento onde são lotados, o que chamamos de período de ambientação e integração. Com a nomeação imediata de todos os aprovados, os serviços que estão sendo desenvolvidos seriam prejudicados", disse o secretário. "Além disso, a substituição gradual dos contratados pelos servidores concursados atende a compromisso assumido perante o Tribunal de Contas do Estado", acrescentou.

Posses

Dos 2.414 nomeados através do concurso do quadro geral, 1.491 já haviam tomado posse até o último dia 25. A Secad alerta quanto ao cumprimento do prazo para ingressar ao funcionalismo público na administração estadual, tendo em vista que o nomeado tem 30 dias para tomar posse, contados a partir da data de validade da nomeação. Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação por mais 30 dias. A solicitação é através de formulário disponível no site da Secretaria.

Para tomar posse, o atendimento inicial é na Junta Médica Oficial do Estado, onde o nomeado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos no edital do concurso. O próximo passo é se dirigir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, o nomeado assina na Secad o ato de posse.

Serviços
O Governo do Estado disponibilizou aos nomeados do concurso do quadro geral o serviço de agendamento de posse. O procedimento não é obrigatório, contudo, agiliza o processo. O agendamento deve ser feito através do programa e-Posse, no site da Secad (www.secad.to.gov.br).

Os aprovados no concurso do Quadro Geral também podem preencher o Banco de Talentos, serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. Disponível no site da Secad, o Banco de Talentos também não é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

Telefones úteis para o nomeado no concurso do Quadro Geral:

Junta Médica do Estado: (63) 3218-1511
Igeprev: 0800 647 0747
Secad: (63) 3218-1509

Da Agência Tocantinense de Notícias - ATN

***

Governo do Tocantins nomeia mais 833 candidatos aprovados (25/03/2013)

Governo do Estado nomeia mais 833 aprovados nos concursos do Quadro Geral e da Secretaria de Saúde. Nomeados têm até 26 de março para tomar posse.

O Governador do Tocantins Siqueira Campos nomeou mais 567 aprovados no concurso do Quadro Geral do Estado e 266 classificados no cadastro reserva do concurso da Saúde, conforme informações da Secretaria de Estado da Administração (Secad). A lista com os novos nomeados está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de segunda-feira, 18/03/2013, e pode ser acessada através da página do Diário Oficial do Tocantins (www.diariooficial.to.gov.br).

Nomeados têm até 26 de março para tomar posse

O cronograma de nomeações e posses dos concursos do Quadro Geral e da Saúde segue com números consideráveis. De acordo com relatório do dia 25 de março, dos 1.771 do Quadro Geral, nomeados no Diário Oficial n° 3816, 1.200 tomaram posse e 571 abriram mão ou solicitaram prorrogação. Em função do mês de fevereiro ser mais curto, os candidatos ainda têm até esta terça, 26, para tomar posse ou solicitar prorrogação.

Com a nova nomeação no Diário Oficial n°3837, a partir do dia 1º de abril, mais 550 concursos poderão tomar posse, somando assim, o total de 2.321 nomeados neste certame.

Os números do concurso da Saúde somam 550 nomeados, sendo que 197 já tomaram posse, e 82 não tomaram ou pediram prorrogação. A partir de 1º de abril os 271 nomeados no Diário Oficial n° 3837 deverão tomar posse.

O balanço de posses por cargo do Quadro Geral, do Diário Oficial n° 3616, foi de 197 empossados em nível fundamental, 632 em nível médio e 371 em nível superior. Os cargos que tiveram o maior número de posses foram os de Assistente Administrativo, com 845 nomeados e 588 empossados; Auxiliar Administrativo, com 134 nomeados e 75 empossados, e Administrador com 54 nomeados e 45 empossados.

Como tomar posse

A posse está acontecendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, na sede da Secad, em Palmas. O telefone para mais informações é o (63) 3218-1509. Os convocados podem agendar a posse através do site da Secad (www.secad.to.gov.br), mas o procedimento não é obrigatório. Os que quiseram se dirigir aos guichês de atendimento sem o agendamento prévio serão atendidos normalmente.

Passo a passo

O atendimento inicial é na Junta Médica Oficial do Estado (telefone: (63) 3218-1511), onde o aprovado deve apresentar todos os exames e laudos médicos exigidos pelo edital.

O próximo passo é se dirigir ao Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, os aprovados assinam o ato de posse na Secad.

O candidato tem 30 dias, contados do ato de nomeação, para tomar posse. O prazo pode ser prorrogado, a pedido do nomeado, por mais 30 dias. Quem precisar de um prazo maior deve fazer o pedido de prorrogação através de formulário disponível no site da Secretaria.

2.870 novos servidores

Somados aos 1.771 nomeados do concurso do Quadro Geral em 15 de fevereiro, o Governo do Estado já convocou 2.338 aprovados no referido certame. Considerando os nomeados do concurso da Saúde em 18 de fevereiro com a lista divulgada nesta segunda-feira, o número de convocados neste caso chega a 532. Ao todo, nos dois concursos, o Governo do Tocantins já nomeou 2.870 novos servidores que farão parte do funcionalismo público estadual por ingresso através de concurso público.

Com o programa e-Posse, os candidatos podem agendar o ato da posse por meio eletrônico, o que agiliza o processo. A equipe de servidores do Setor de Posse da Secad recebeu treinamento para atender aos aprovados no concurso de forma ágil.

Banco de Talentos

Os aprovados no concurso do Quadro Geral podem preencher o Banco de Talentos, serviço criado pelo Governo do Estado que auxilia na identificação de afinidades profissionais. Disponível no site da Secad, o Banco de Talentos não é obrigatório, entretanto, facilita a administração estadual na escolha da lotação do servidor.

Edição com informações da Agência Tocantinense de Notícias

Compartilhe