Governo - MA forma 110 Agentes Penitenciários temporários

Na cerimônia de formatura, os agentes foram novamente instruídos sobre suas funções.

Os 110 agentes penitenciários temporários, aprovados no processo seletivo simplificado de cadastro de reserva, receberam, na quinta-feira (28), o certificado de conclusão do Curso de Formação de Agente Penitenciário Temporário, iniciado em dezembro do ano passado pelo Governo do Maranhão.

Na cerimônia de formatura, os agentes foram novamente instruídos sobre suas funções, de garantir a guarda, ordem, vigilância, disciplina e segurança dentro das unidades carcerárias que atuarem. A subsecretária de Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), Camila Neves, falou sobre a importância da capacitação destes profissionais na manutenção da ordem prisional.

“A Sejap iniciou o ano focada no aperfeiçoamento de nossos servidores, e na padronização das regras prisionais, como forma de unificar os procedimentos no ambiente carcerário. Essa semana, promovemos um workshop sobre o tema, e a formação desses novos agentes faz parte desse primeiro trabalho de 2016, que é o de qualificar as ações voltadas ao sistema”, lembrou Camila Neves.

Curso

Coordenado pelo diretor da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen), Fabiano Cavalcante, o curso ocorreu com atividades teóricas e práticas. A proposta, segundo Cavalcante, é de preparar os novos agentes para as rotinas internas prisionais.

“Os agentes passaram por um rigoroso treinamento físico e, além disso, conheceram na prática a rotina prisional e os devidos procedimentos de segurança atualmente adotados; tudo para que eles se adequem ao cotidiano carcerário”, pontuou.

Durante o curso os agentes receberam aulas sobre Direitos Humanos, noções básicas sobre a Lei de Execuções Penais (LEP), e gerenciamento de crise. Além disso, foram instruídos em técnicas de algemação, transposição de algemas, manuseio aprimorado com pistola calibre .40, e condução e escolta de internos.

Governo do Maranhão

Compartilhe