Editais para 88 mil temporários do IBGE serão lançados em junho

Os contratados irão atuar na realização do Censo Agropecuário e em pesquisas econômicas e sociodemográficas.

O ano começou muito bem para a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ministério do Planejamento já autorizou o provimento de mais de 88 mil vagas temporárias.

Concurso IBGE: publicado edital para o Censo Agropecuário 2016 com oferta de 1.409 vagas

De acordo com a Portaria 571/2015, o Ministério do Planejamento autorizou 80.614 contratações por tempo determinado para a realização do Censo Agropecuário 2016. A previsão é de que todos os editais necessários sejam publicados até junho de 2016.

As vagas estarão distribuídas em apenas dois próximos editais, sendo um para preenchimento de 18.214 vagas para Agente Censitário Municipal (5.500), Agente Censitário Supervisor (12.540) e Agente Censitário de Informática (174); e outro para ocupação de 62.400 vagas de Recenseador. Os salários podem variar de R$ 1.560,00 a R$ 7.166,00, aproximadamente.

As contratações serão viabilizadas por meio de processo seletivo simplificado, e o IBGE, que é vinculado ao Planejamento, deverá definir a remuneração específica de cada funcionário. O prazo de duração dos contratos deverá ser de até um ano, com possibilidade de prorrogação até o limite máximo de três anos, desde que a prorrogação seja devidamente justificada.

Mais 7.825 vagas serão abertas para atuação em pesquisas econômicas e sociodemográficas. Dentre estas, as oportunidades são para os seguintes cargos: Agente de Pesquisa e Mapeamento, Agente de Pesquisa por Telefone e para Supervisor de Entrevista por Telefone.

Vale lembrar que o IBGE está realizando concurso público para efetivos e também recebeu autorização para contratar outros 7 mil temporários.

Tópico: IBGE

Compartilhe