Edital da Polícia Civil - AM está mais próximo

Anunciado em meados de 2014, concurso somente sairá este ano, provavelmente até o final de setembro. Último concurso aconteceu há seis anos.

Conforme noticiado em junho de 2014, o governador do Amazonas autorizou a realização de concurso para a Polícia Civil do Estado, porém até o momento aguarda-se o edital. A expectativa é de que sejam oferecidas cerca de 548 vagas, distribuídas entre os cargos de Investigador, Escrivão, Perito, Auxiliar de Perito, Assistente e Datiloscopista, contudo este quantitativo ainda precisa ser confirmado (poderá ser mais ou menos).

A maior parte das vagas será para o cargo de Investigador (mais de 340 vagas), seguido por Escrivão e Perito. Especula-se que o cargo de Delegado não sejá oferecido, embora também tivesse sido anunciada a autorização de 39 vagas no ano passado. Para concorrer ao cargo de Investigador, é preciso ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de qualquer curso reconhecido de graduação de nível superior e Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.  

Os candidatos devem estudar com base nas principais bancas, lembrando que o último certame ocorreu em 2009 pela COPEC, com 930 oportunidades e salários entre R$ 2.514,24 e  R$ 6.104,16. Na época, foram oferecidas vagas para de Delegado, Investigador, Escrivão e Peritos.

Edital PCAM 2009 - COPEC: http://www.concursoscopec.com.br/arqs/000005_Edital_PCAM.pdf

A primeira etapa desse concurso foi realizada em Manaus-AM e constituiu-se das seguintes fases:

- Provas de conhecimentos gerais e específicos, aferidos por meio de prova objetiva e de prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;

- Exames médicos, de caráter unicamente eliminatório;

- Prova de capacidade física, de caráter unicamente eliminatório;

- Avaliação psicológica, de caráter unicamente eliminatório;

- Prova prática de digitação, de caráter eliminatório, para os cargos de Escrivão de Polícia e de Investigador de Polícia; e

- Avaliação de títulos, de caráter classificatório. 

A segunda etapa do concurso público consistiu do Curso de Formação Profissional.

O prazo de validade do concurso público foi de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação da homologação dos resultados finais.  

Tópico: Previsto

Compartilhe