Senado aprova PL que permite falta ao trabalho para prestar concursos

De acordo com o PL, o empregado poderá, ainda, se ausentar para fazer entrevistas para outro emprego e provas, a exemplo do Enem.

Mais uma vitória para todos os concurseiros. O Senado aprovou o Projeto de Lei nº 118/2013, que autoriza a falta dos funcionários ao trabalho para prestar concursos públicos. De acordo com o PL, o empregado poderá, ainda, se ausentar para fazer entrevistas para outro emprego e provas, a exemplo do Enem. O funcionário terá que recompensar as horas perdidas e avisar ao empregador com antecedência sobre a falta ao trabalho.

O relator na Comissão de Educação, Paulo Paim (PT-RS), considera justo que o empregado, que depende apenas de sua força de trabalho e de sua iniciativa, tenha chance de progredir. "A busca de melhores condições de vida é algo inerente ao ser humano. Por isso, permitir que o empregado se afaste do seu posto de trabalho a fim de que possa tentar redirecionar os seus serviços para uma atividade melhor remunerada e que satisfaça os anseios profissionais. É medida salutar que o trabalhador busca sua felicidade sem ter receio de ser privado, injustamente, de sua fonte de sustento enquanto o faça", defendeu.

Fonte: Agência Senado

Tópico: ENEM

Compartilhe