Concurso Prefeitura de Tucuruí - PA: Edital para Agente de Trânsito

Concurso Prefeitura de Tucuruí, Pará, retifica edital com vagas para Agente de Trânsito, no âmbito da CTTUC (Companhia de Trânsito e Transporte de Tucuruí).

A Prefeitura de Tucuruí, no estado do Pará, divulgou a nova retificação do edital nº 01/2019 referente ao seu concurso público que irá preencher 40 vagas para Agente Municipal de Trânsito, com salário inicial de R$ 1.500,00 e jornada de 40 horas semanais. O concurso Prefeitura de Tucuruí - PA será realizado pela FADESP - Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa.

Para concorrer a uma das vagas é necessário possuir ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria AB.

Atribuições do cargo

  • Orientar e fiscalizar o trânsito, seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB);
  • Realizar intervenção no tráfego de veículos, quando necessário;
  • Garantir que haja fluidez no trânsito;
  • Coletar dados estatísticos sobre o trânsito.

Inscrições

As inscrições foram prorrogadas até o dia 03 de maio de 2019, apenas via internet, através do endereço eletrônico www.portalfadesp.org.br.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00. De acordo com a legislação estadual vigente, poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que comprovar ser portador de deficiência ou de necessidades especiais.

Provas

O concurso Prefeitura de Tucuruí - PA será composto por prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório e por teste de aptidão física, de caráter apenas eliminatório. A data prevista da prova objetiva foi alterada para 02 de junho de 2019, das 08 às 12 horas.

No dia de realização das provas, o candidato deverá comparecer com antecedência de uma hora, munido de cartão de inscrição, documento de identidade original e caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

A prova objetiva valerá 50 pontos e será composta por 50 questões, todas elas com o mesmo peso. Serão 10 questões de Língua Portuguesa, 5 questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 5 questões de Noções de Informática, 5 questões de Legislação Municipal, 5 questões de Atualidades e 20 questões de Conhecimentos Específicos.

Serão aprovados na prova objetiva os candidatos que acertarem, no mínimo, 25 questões de toda a prova.

Serão convocados para o teste de aptidão física (TAF) os candidatos aprovados na prova objetiva e que ficarem em posição de até três vezes o número de vagas.

No dia de realização do TAF, o candidato deverá apresentar atestado médico com o parecer "apto para realizar a prova de esforço físico". Este teste envolverá as seguintes etapas:

  • Flexão / sustentação de braço na barra fixa horizontal;
  • Flexão abdominal sobre o solo em um minuto;
  • Flexão de braço no solo;
  • Corrida de 12 minutos.

Critérios de desempate

Em caso de empate na nota final, terá preferência o candidato que:

  1. For o mais idoso, entre aqueles com idade superior a 60 anos;
  2. Possuir o maior número de acertos em Conhecimentos Específicos;
  3. Possuir o maior número de acertos Língua Portuguesa;
  4. Possuir o maior número de acertos Matemática e Raciocínio Lógico;
  5. Possuir o maior número de acertos em Noções de Informática;
  6. Possuir o maior número de acertos em Legislação Municipal;
  7. Possuir o maior número de acertos em Atualidades;
  8. Tiver a maior idade, considerando o dia, mês e ano de nascimento, se necessário.

Validade

Este concurso público possui validade de dois anos, a contar da da data de publicação da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por mais dois anos.

Edital

Outras informações sobre o concurso Prefeitura de Tucuruí - PA podem ser obtidas no edital publicado no site da FADESP.

O município

A cidade de Tucuruí fica no sudeste do estado do Pará, a cerca de 480 km da capital Belém. O município faz divisa com as cidades de Breu Branco, Novo Repartimento, Baião e Pacajá. Tucuruí é também uma microrregião que compreende um total de seis municípios.

Atualmente a cidade possui cerca de 112 mil habitantes e se emancipou em 1947, quando se desmembrou de Baião. A história de Tucuruí inicia em 1870 com a criação do distrito de Alcobaça. Em 1943, uma lei estadual alterou o nome do município para o atual.

Tucuruí é conhecida como a "capital da energia", pois, abriga a maior hidrelétrica totalmente brasileira: a Usina Hidrelétrica Tucuruí.

Concurso Prefeitura de Tucuruí - PA anterior

O último concurso da Prefeitura de Tucuruí foi realizado em 2014 e se destinou ao preenchimento de 454 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Este concurso foi homologado no final do mesmo ano.

Os cargos disponíveis foram: Cozinheiro, Motorista de Veículos Leves/Pesados, Auxiliar de Odontologia, Técnico (Laboratório, Enfermagem, Saneamento e Radiologia), Administrador, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico-Bioquímico, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Merendeira, Auxiliar Administrativo, Assistente Administrativo, Assistente de Biblioteca, Professor, entre outros.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Tucuruí diretamente no seu e-mail