Processo seletivo PC PA 2021 tem 52 vagas anunciadas

Confira quais são os cargos em disputa no processo seletivo PC PA e saiba como concorrer a uma das vagas. Oportunidades para profissionais de diferentes níveis.

A Polícia Civil do Estado do Pará anunciou o processo seletivo simplificado de edital nº 001/2021. A seleção irá preencher oportunidades temporárias para profissionais de níveis médio e superior. O processo seletivo PC PA oferta um total de 52 vagas para atuação em Belém e região metropolitana.

Os detalhes das vagas

Quem possuir o ensino médio poderá concorrer ao cargo de Assistente Administrativo, que possui vencimento de R$ 1.100,00 mais gratificação para uma jornada de 30 horas semanais. São 47 vagas para esse cargo.

As demais 5 vagas são de nível superior e para o cargo de Técnico em Gestão Pública (Serviço Social). O vencimento ofertado é de R$ 1.560,76 mais gratificação e a jornada de trabalho é de 30 horas semanais.

Inscrições e editais do processo seletivo PC PA

As inscrições serão realizadas somente via internet, pelo site do SIPROS - Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado do Estado do Pará. Basta acessar os links abaixo, conforme o cargo que você irá disputar:

Nos mesmos links informados acima está disponível o edital completo do processo seletivo.

Ao se inscrever, será solicitado que o candidato faça o upload da documentação exigida em edital, que deverá estar nos formatos JPEG, PNG, JPG ou PDF.

O período de inscrição ocorre entre os dias 31 de março e 01 de abril de 2021 e não haverá cobrança de taxa de inscrição.

Processo seletivo PC PA: como será a seleção dos candidatos?

O processo seletivo PC PA será composto por análise documental e curricular (prova de títulos) e por entrevista individual.

Prova de títulos

Na análise documental serão conferidos os documentos enviados pelos candidatos de nível médio que obtiverem a nota mínima de 8,5 pontos e pelos candidatos de nível superior que obtiverem a nota mínima de 6 pontos. Além disso, será observado o limite máximo de três vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo.

Veja os critérios de pontuação na prova de títulos:

Escolaridade para o cargo de nível superior (até 17 pontos)

TítuloPontuação
Curso de graduação2,5 pontos
Curso de pós-graduação em nível de especialização com carga horária mínima de 360 horas3,5 pontos
Curso de pós-graduação em nível de mestrado4,5 pontos
Curso de pós-graduação em nível de doutorado6,5 pontos

Escolaridade para o cargo de nível médio (até 17 pontos)

TítuloPontuação
Ensino médio completo8,5 pontos
Ensino técnico completo8,5 pontos

Tempo de serviço (até 3 pontos)

TítuloPontuação
Experiência profissional na área em que concorre0,3 ponto por ano completo

Qualificação profissional (até 10 pontos)

TítuloPontuação
Cursos de capacitação profissional em área compatível com o cargo em que concorre1 ponto a cada 40 horas

Entrevista

A entrevista irá analisar o perfil do candidato e suas condutas éticas, morais e sociais. Essa etapa poderá ser realizada de forma presencial ou virtual.

A pontuação máxima para a entrevista é de 10 pontos e serão avaliados os seguintes critérios, cada um deles valendo até 2,5 pontos:

  • Habilidade de comunicação;
  • Capacidade para trabalhar em equipe;
  • Habilidades técnicas e domínio do conteúdo da área de atuação;
  • Comprometimento.

Serão convocados para a entrevista os candidatos classificados em até duas vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo.

Critérios de desempate

Se ocorrer empate na pontuação obtida por dois ou mais candidatos, serão utilizados os seguintes critérios de desempate para fins de classificação, nesta ordem:

  1. Candidato mais idoso entre aqueles com 60 anos ou mais até o último dia de inscrição no processo seletivo, conforme o disposto no Estatuto do Idoso;
  2. Candidato que tiver a maior pontuação no quesito qualificação profissional comprovada na área em que concorre;
  3. Candidato que possuir o maior tempo de experiência profissional comprovada na área em que concorre;
  4. Candidato de maior idade, considerando dia, mês e ano de nascimento.

Validade do processo seletivo

O prazo de validade do processo seletivo PC PA é de um ano, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério do órgão.

Ficou com alguma dúvida?

Caso tenha alguma dúvida sobre o processo seletivo ou alguma dificuldade no momento de realizar a sua inscrição, entre em contato com o SIPROS pelo e-mail contatosipros@sead.pa.gov.br ou envie uma mensagem diretamente no site do órgão.

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