Concurso JUCEP (PB): Edital para Tradutor Juramentado em breve

Novo edital do concurso JUCEP (Junta Comercial do Estado da Paraíba) deverá oferecer vagas para Tradutor Juramentado e Intérprete Comercial.

O Colégio de Vogais da Junta Comercial do Estado da Paraíba (JUCEP) decidiu em plenária aprovar a realização de um novo concurso público para a ocupação de Tradutor Juramentado e Intérprete Comercial. A informação a respeito deste novo concurso JUCEP consta do Diário Oficial do Estado, em sua edição do último dia 18 de outubro de 2019.

Concurso foi posto em pauta na ALPB

Em setembro de 2019 o presidente da JUCEP, Simão Almeida, discutiu com parlamentares sobre a necessidade desse concurso público. Para o gestor da Junta, esse novo certame irá "suprir uma defasagem de pelo menos 20 anos".

Simão Almeida ressaltou que, além de um Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça da Paraíba com o intuito de viabilizar a seleção, também já existe "um estudo para a formação de um consórcio para a realização do concurso entre a Paraíba e os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte".

A necessidade de reforço nos quadros de Tradutor Juramentado não está apenas patente nesses três estados nordestinos. Basta lembrar que na Bahia esforços vêm sendo feitos para a execução de um novo concurso para a mesma ocupação.

Relevância do Tradutor Juramentado

Durante a discussão na Assembleia Legislativa da Paraíba, a secretária-geral da JUCEP, Fátima Ventura, reforçou que a demanda por Tradutores Juramentados cada vez mais cresce, principalmente porque "a Paraíba está abrindo novos horizontes, com a instalação de novas empresas internacionais por conta do estaleiro". Esse profissional é o responsável por toda tradução de documentos oficiais em língua estrangeira com validade no Brasil.

A sessão realizada na ALPB foi proposta pelo deputado Bosco Carneiro (Cidadania) e contou ainda com a participação de professores, estudantes da área de tradução e uma das tradutoras juramentadas do estado, além de outras personalidades.

Último concurso para Tradutor foi há mais de 40 anos

O quadro de Tradutores Juramentados da Paraíba conta apenas com dois profissionais devidamente regulamentados. O último concurso público promovido para a área aconteceu há mais de 40 anos.

Um dos docentes participantes da sessão na ALPB, Kátia Fraga, que é vice-coordenadora do curso de Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais da UFPB afirmou que sem esses profissionais ficam prejudicadas as relações e acordos comerciais do estado com outros países:

“Num estado que está se internacionalizando como a Paraíba e que está fechando negócios com grupos que vêm aqui com interesse de investir, é necessário a abertura de concurso público para diferentes línguas, porque é uma porta que se abre para novas oportunidades, além do fato de pessoas da universidade que muitas vezes vão para fora e precisam apresentar documentação que tenha um carimbo de tradutor juramentado”.

Edição: Alberto Vicente (com informações das assessorias do governo da Paraíba e da ALPB).

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Paraíba diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
CaixaEstagiárioVárias
Prefeitura de Cacimba de DentroTodos os níveis de escolaridade71
Prefeitura de CuitegiNíveis Médio e Superior21
Prefeitura de GurinhémNíveis Médio e Superior38
Prefeitura de GurinhémTodos os níveis de escolaridade119
Veja todos » Concursos Abertos