Concurso Professor PB 2019 (SEECT): Edital e inscrição

Governo da Paraíba lança o concurso Professor PB 2019 (SEECT), com oferta de mil vagas. Seleção está sendo conduzida pela AOCP.

A SEECT - Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba - lançou seu mais novo edital para o magistério (01/2019/SEAD/SEECT)! O concurso Professor PB 2019 (SEECT) terá oferta de 1.000 vagas no cargo específico de Professor de Educação Básica 3, integrante da Carreira do Magistério Estadual.

A organização do concurso está sob a responsabilidade da empresa AOCP.

Vagas por disciplina

Este ano o concurso Professor PB terá como novidade a oferta de vagas para a disciplina de Espanhol, com 18 oportunidades. 

Além desse componente curricular, o concurso terá chances para Artes (72 vagas), Biologia (150), Educação Física (68), Filosofia (6), Física (47), Geografia (72), História (78), Língua Inglesa (61), Língua Portuguesa (195), Matemática (199 vagas), Química (28) e Sociologia (6 vagas).

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas no site da AOCP, ao custo de R$ 39,00. O período de inscrição vai das 09h do dia 24 de abril às 23h59min do dia 06 de junho de 2019.

No site da AOCP será necessário preencher o Formulário de Solicitação de Inscrição, optar por uma Disciplina/Gerência Regional de Ensino - GRE; imprimir o boleto bancário gerado e pagá-lo.

Para aqueles candidatos que preferirem, haverá um Posto de Inscrição Presencial, na Escola Estadual Lyceu Paraibano, Avenida Presidente Getúlio Vargas, s/ nº Centro de João Pessoa, funcionando nos horários e dias estabelecidos no edital.

Vencimento inicial

O vencimento inicial anunciado no edital é de R$ 2.110,12 para o cumprimento de uma jornada básica de 30 horas semanais.

O concurso, segundo o governador, está dentro do limite financeiro do Estado, não compromentendo, portanto, as contas públicas.

Etapas do concurso

Os candidatos devidamente inscritos serão submetidos às seguintes fase seletivas:

  • Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, versando sobre Língua Portuguesa, Legislação Básica em Educação, Conhecimentos Pedagógicos e Conhecimentos Específicos, conforme o cargo/área;
  • Prova de títulos/experiência profissional, de caráter unicamente classificatório. Somente poderá participar desta fase o candidato que obtiver a pontuação estabelecida no edital. 

A prova objetiva será realizada nos municípios sede de cada Gerência Regional de Educação, a saber: João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape.

A previsão é de que a prova escrita objetiva seja aplicada no dia provável de 21 de julho de 2019, em horário e local a serem previamente confirmados.

Dicas para as provas - IDEB (Índice de Desenvolvimento Educacional)

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi um programa criado no ano de 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de quantificar a qualidade da educação no Brasil, assim como estabelecer metas para a melhoria da mesma.

Um erro muito comum é associar o IDEB somente à educação pública, o que não ocorre, pois o índice considera também a educação privada.

Quais são os objetivos do IDEB?

O IDEB é o principal índice nacional que possibilita a quantificação da qualidade da educação básica no Brasil.

Seus principais objetivos são:
• Monitorar a qualidade da educação básica no país;
• Propor melhorias no sistema de ensino brasileiro, com base nos resultados obtidos;
• Estabelecer metas em longo prazo para a melhoria da educação.

Naturalmente, o índice IDEB tem grandes variações no país. As metas e as melhorias são diferentes para cada perfil de escola.

Como é feito o cálculo do IDEB?

O IDEB oferece resultados sintetizados e facilmente assimiláveis sobre a educação no Brasil.

O índice varia de 0 a 10, o que permite que um panorama realista sobre o tema.

Os dados colhidos pelo INEP são a partir da Prova Brasil e do Censo Escolar, desta forma, considera os níveis de aprovação e o desempenho escolar dos alunos.

Observe que se o IDEB considerasse apenas os índices de aprovação sem o desempenho escolar, o índice teria resultados pouco confiáveis e as escolas poderiam aprovar alunos com desempenho insatisfatório somente para aumentar seu índice.

A Prova Brasil é composta por três exames: a ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), a Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica) e Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar).

Cada uma destas é destinada para os diferentes níveis escolares, educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, respectivamente.

Como consultar o IDEB do meu município ou estado?

Caso você queira consultar o IDEB do seu município ou estado, basta seguir os seguintes passos:

• Acessar a página do IDEB no site do INEPui;
• No item “Consultar por” clique em “município” ou em “estado”;
• Insira as informações solicitadas;
• Clique em “Pesquisar”.

Quais são as metas do IDEB?

As principais metas estabelecidas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação são:

• Até 2022 espera-se que o IDEB do Brasil na educação básica chegue 6,0 (média que corresponde à qualidade da educação de países desenvolvidos);
• Até 2021 espera-se que o IDEB do Brasil na educação infantil chegue 6,0;
• Acompanhamento da evolução da educação brasileiro ao longo do tempo (feito anualmente).

Contudo, o IDEB é um importante marco na educação do Brasil, pois considera aspectos importantes da mesma. Além disso, é uma ferramenta que norteia quais são as ações pedagógicas das escolas e também pode ser utilizado como subsídio na elaboração de políticas públicas sobre educação.

Saiba mais nas - Apostilas para os Professores do Concurso Professor da Paraíba 2019

Validade do concurso Professor PB 2019

O prazo de validade do concurso Professor PB 2019 é de seis meses, havendo, entretanto, possibilidade de ser prorrogado, uma vez, por igual período.

O edital foi publicado na edição de 20 de abril de 2019 do Diário Oficial do Estado da Paraíba.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Paraíba diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
PM - PBOficial da polícia militar30
Prefeitura de Aroeiras Todos os níveis de escolaridade158
Prefeitura de ConceiçãoNíveis Médio e Superior80
Prefeitura de CuitéTodos os níveis de escolaridade122
Prefeitura de GuarabiraCuidador43
Prefeitura de GuarabiraTodos os níveis de escolaridade192
Prefeitura de ItaporangaTodos os níveis de escolaridade92
Prefeitura de Nova PalmeiraTodos os níveis de escolaridade28
Prefeitura de PicuíTodos os níveis de escolaridade42
Prefeitura de São Domingos do CaririTodos os níveis de escolaridade19
Veja todos » Concursos Abertos