Concurso Prefeitura de Petrolina - PE 2018/2019

No interior de Pernambuco, concurso Prefeitura de Petrolina 2018/2019 oferece mais de 30 vagas para Professores, com vencimentos de até R$ 1.437,01.

A Prefeitura de Petrolina, no Pernambuco, torna público o edital n.º 03/2018 para a seleção de 36 novos profissionais do magistério municipal. O concurso Prefeitura de Petrolina - PE 2018/2019 prevê a ocupação de cargos de Professor do Grupo Magistério Público para Educação Especial.

O concurso está sendo executado pelo Instituto de Apoio à Fundação Universidade de Pernambuco - IAUPE. Há oportunidades para profissionais de níveis médio e superior, com vencimentos de até R$ 1.437,01 para 100 horas mensais.

CARGOS OFERECIDOS

Professor Intérprete de Libras – Nível Superior, Professor Intérprete de Libras - Nível Médio, Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais – Nível Superior,  Professor Instrutor de Língua Brasileira de Sinais – Nível Médio, Professor Braillista – Nível Superior e Professor Braillista – Nível Médio

Como participar

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, no período entre 28 de novembro de 2018 a 5 de janeiro de 2019, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, mediante preenchimento de formulário eletrônico de inscrição. É necessário ainda pagar uma taxa de R$ 80,00.

Isenção

Haverá isenção da taxa de inscrição para os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. Além disso, podem requerer isençao os que forem membros de famílias de baixa renda.

Formas de avaliação dos candidatos

O concurso será realizado em três etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório (50 questões); avaliação de títulos, de caráter classificatório; e prova prática, apenas eliminatória.

A prova objetiva será aplicada na data provável de 10 de fevereiro de 2019, em local e horário a serem divulgados no Cartão Informativo do candidato. Os gabaritos preliminares estão previstos para serem lançados no mesmo dia da aplicação.

Os títulos para análise deverão ser enviados, impreterivelmente, até quatro dias úteis após a divulgação da convocação para essa etapa, via SEDEX ou Carta Registrada. O candidato deverá encaminhar o comprovante da sua maior titulação.

O concurso Prefeitura de Pernambuco - PE 2018/2019 será válido por um ano, prorrogável por igual período, observado o interesse da Secretaria Municipal de Educação – SEDU.

DICAS PARA AS PROVAS DE PETROLINA: CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO

O Planejamento Curricular visa orientar o trabalho do docente na prática pedagógica na sala de aula, abrangendo o planejamento das experiências vivenciadas pelos alunos em uma escola. Assim, o planejamento é o processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.

Entretanto, o modo de planejar constitui-se de uma ferramenta que ensina a ação educativa na escola. Isto porque a maior preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola possa promover ao discente, através dos diversos componentes curriculares.

Cada instituição tem por dever de elaborar o planejamento curricular, incorporando os componentes escolares que, direta ou indiretamente, fazem parte do processo educativo. Esses componentes são: o diretor, o supervisor pedagógico, o orientador educacional e os professores. Estes, juntos, definirão os objetivos, o conteúdo básico e esquematizarão os métodos e as estratégias de avaliação.

Contextualização dos conteúdos

A contextualização dos conteúdos permite levar para sala de aula questões presentes no cotidiano do discente, possibilitando melhorar o processo de ensino e aprendizagem do mesmo. Entretanto, ao selecionar e organizar os conteúdos de ensino de uma aula o professor deve levar em consideração a realidade vivenciada pelos alunos.

Os conteúdos constituem-se de um elemento de mediação no processo de ensino. Eles permitem ao discente, através da assimilação, se apropriar do conhecimento histórico, cientifico, cultural acerca do mundo. Além disso, possibilitam a construção de convicções e conceitos.

Seleção dos conteúdos

Os conteúdos de ensino devem ser vistos como uma relação entre os seus componentes, matéria, ensino e o conhecimento que cada aluno já traz consigo. Não basta apenas a seleção e organização lógica dos conteúdos para transmiti-los.

Os conteúdos devem incluir elementos da vivência prática dos alunos para torná-los mais significativos, mais vivos, mais vitais, de modo que eles possam assimilá-los de forma ativa e consciente.

O trabalho com projetos traz uma nova perspectiva para compreender o processo ensino aprendizagem. Permite situar-se como uma proposta de intervenção pedagógica que dá à atividade de aprender um novo sentido, em que as necessidades de aprendizagem afloram na tentativa de se resolver situações problemas.

O projeto provoca situações de aprendizagem, ao mesmo tempo reais e diversificadas.

Currículo e cultura: visão interdisciplinar e transversal do conhecimento

Conforme a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, “os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. ”

O currículo escolar é um espaço de produção e de política cultural, em que os materiais existentes operam como matéria prima de criação, recriação e, acima de tudo, de contestação e transgressão. Nestas circunstâncias, o currículo possui um papel bem definido, como ambiente de discussões ideológicas, onde sucedem conflitos nas áreas da política, social e cultural.

A cultura na escola possui um sentido a mais do que ser simplesmente uma discussão de conteúdos na elaboração do currículo escolar. Portanto, a diversidade cultural na escola tem se tornado uma barreira que precisa ser ultrapassada através da implantação de uma cultura precisa.

O currículo escolar e a construção do conhecimento

Currículo escolar nada mais é que a distribuição dos conteúdos a serem estudados. Ele também significa a distribuição das atividades a serem executadas pelos estudantes em todo o seu percurso.

O currículo escolar incorpora discussões sobre os conhecimentos escolares, sobre os procedimentos e as relações sociais que conformam o cenário escolar. Afinal, é nesse cenário que os conhecimentos se ensinam e se aprendem. É nele também que ocorrem as transformações que desejamos efetuar nos alunos (as), sobre os valores que almejamos incluir e sobre as identidades que pretendemos construir.

O Currículo escolar associa-se, portanto, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas. E, por inúmeras vezes, discrimina as origens culturais dos discentes ao impor que a educação comum seja homogeneizadora. Isso, por conseguinte, dificulta a criação de oportunidades educativas igualitárias.

Desta forma, é necessário que a escola realize uma avaliação dos seus pressupostos. Ela precisa relacionar conteúdo do ensino com a realidade e valores vivenciados no cotidiano do aluno.

Assim, haverá participação igualitária e aprendizagem efetiva, além de ser atendida a diversidade cultural que a escola acolhe.

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