Prefeitura de Venturosa – PE lança edital de processo seletivo

Prefeitura de Venturosa, no Pernambuco, abre processo seletivo com vagas para o Programa Criança Alfabetizada.

Com edital nº 001/2020 publicado, a Prefeitura de Venturosa, Pernambuco, está recebendo inscrições para cadastramento de profissionais que possam atuar como Formador Municipal do Programa Criança Alfabetizada – área de Educação Infantil, do Ensino Fundamental (EF). Segundo o regulamento, o objetivo dessa frente de trabalho é "desenvolver ações referentes ao programa, no âmbito da rede municipal".

Quem pode participar do processo seletivo? Os profissionais do magistério que tenham nível superior em Licenciatura em Pedagogia. Além disso, é importante ter conhecimentos fundamentais sobre a Educação Infantil, a Alfabetização e o Letramento, constantes da BNCC e do Currículo de Pernambuco.

Mas a seleção também está aberta àqueles que sejam professores servidores públicos, desde que comprovem a "proficiência técnica e/ou científica", bem como a formação necessária. Contudo, neste caso, os servidores devem ser efetivos da rede municipal de Venturosa ou estar à disposição da rede municipal através de cessão ou permuta com atuação na Educação Infantil.

Fases da seleção

Serão basicamente duas: a primeira uma avaliação do curriculum vitae e da experiência profissional do candidato (considerar-se-á o mérito científico, tecnológico e profissional, segundo os critérios de pontuação); a segunda uma entrevista com o candidato, exclusiva para os aprovados na primeira etapa (a ênfase será o conhecimento acadêmico e a experiência).

O candidato a ser convocado deverá ficar em primeiro lugar para ocupar a respectiva função, lembrando que a pontuação mínima para ser considerado aprovado é de 30 pontos.

Como se inscrever e vigência do processo

Até o dia 31 de janeiro de 2020, das 08h às 13h, as candidaturas podem ser feitas na Sede da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos, na Rua Antônio Alexandre da Silva nº 34 – Centro, em Venturosa

Os detalhes sobre a documentação necessária para a inscrição estão contidos no edital completo, que pode ser lido na página do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco, inserindo-se o código: 8A05592D. As inscrições serão gratuitas.

A vigência do processo de seleção é de 12 meses, podendo ser prorrogada/renovada, conforme interesse das partes. As vagas serão preenchidas conforme a vacância e a necessidade do Programa Criança Alfabetizada.

O Programa Criança Alfabetizada

Trata-se de um projeto do Governo do Estado pernambucano que se propõe a fornecer alfabetização completa a todos os estudantes da rede pública com até sete anos de idade. Para concretizar essa tarefa, a formação envolve estudantes, professores e coordenadores, além da oferta de material didático de apoio, premiações e recursos para todos os municípios de Pernambuco.

"O programa estabelece como finalidade primordial o apoio técnico, financeiro e pedagógico aos municípios, visando ampliar as oportunidades de desenvolvimento da aprendizagem das crianças na Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais), especificamente 1º e 2º Anos do EF, proporcionando a melhoria da qualidade da aprendizagem, garantindo a equidade no ensino-aprendizagem dos estudantes da rede pública de educação, por meio de um conjunto de ações definidas e organizadas pelo Programa", conclui o edital.

Seleção anterior

A Prefeitura de Venturosa, no Pernambuco, realizou a seleção n° 01/2017 destinada à contratação temporária de novos servidores no âmbito da a Secretaria de Educação Cultura e Desportos.

Na época, foram disponibilizadas 51 vagas distribuídas aos seguintes cargos: Professor I da Educação Básica; Professor II da Educação Básica - Licenciatura em Letras; Professor II da Educação Básica - Licenciatura em Geografia; Professor II da Educação Básica - Licenciatura em Biologia; Professor II da Educação Básica - Licenciatura em História; Professor II da Educação Básica - Licenciatura em Matemática; Professor de Educação Física; e Auxiliar de Creche.

O processo de seleção constou de etapa única: análise da experiência profissional e de títulos comum a todos os candidatos. 

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Venturosa diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de Condado
Níveis Fundamental e Médio
77
Câmara de Custódia
Todos os níveis de escolaridade
16
Câmara de Ouricuri
Todos os níveis de escolaridade
36
CREFONO 4
Níveis Médio e Superior
120
Exército Brasileiro - Colégio Militar
Todos os níveis de escolaridade
480
Prefeitura de Jataúba
Todos os níveis de escolaridade
7
Prefeitura de Olinda
Todos os níveis de escolaridade
Várias
SAD PE
Todos os níveis de escolaridade
79
SEMAS PE
Níveis Médio e Superior
30
Veja todos » Concursos Abertos