Prefeitura de Teresina - PI retoma concurso SEMEC; até R$ 3.782,29!

Após suspensão, a Prefeitura de Teresina liberou termo aditivo com novo cronograma do concurso SEMEC. Confira!

concurso teresina

A Prefeitura de Teresina, no estado do Piauí, liberou novo cronograma para o concurso da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). Após suspensão das etapas, o órgão público incluiu termo aditivo ao edital de nº 007/2019, dando continuidade ao certame.

De acordo com o adendo, os candidatos aprovados e convocados para a segunda etapa, que consiste em provas didáticas, já podem ser organizar com base no período previsto de aplicação: entre os dias 4 e 6 de março de 2020.

Além disso, o termo aditivo nº 01 também prevê os critérios que os avaliadores devem usar ao longo da terceira etapa do concurso SEMEC (análise de títulos).

Os candidatos classificados terão que encaminhar seus diplomas digitalizados no site da organizadora, tendo em vista o prazo específico em novo cronograma publicado em 11 de junho de 2020. Cada título será considerado uma única vez, sendo que o valor máximo não deva ultrapassar cinco pontos.

Confira a nossa matéria atualizada e entenda todos os detalhes sobre o concurso da Prefeitura de Teresina para a SEMEC!

Etapas atualizadas do concurso, conforme termo aditivo nº 01

  • Primeira etapa: provas objetivas para todos os candidatos inscritos, que já foram realizadas;
  • Segunda etapa: provas didáticas para os candidatos classificados na primeira etapa, conforme lista divulgada no site da organizadora;
  • Terceira etapa: provas de títulos em caráter classificatório.

Contexto e informações básicas sobre o concurso da Prefeitura de Teresina

O concurso SEMEC, executado pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), abrange 140 vagas imediatas para professores da educação infantil e do ensino fundamental. Confira a distribuição:

CargoCarga horáriaVagas em Ampla ConcorrênciaVagas para Pessoas com Deficiência (PcD)
Professor de 1º Ciclo – Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano; Polivalência)40 h282
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Língua Portuguesa)282
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Matemática) 282
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Artes) 20 h91
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Ciências) 91
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Ensino Religioso) 91
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (Geografia91
Professor de 2º Ciclo – Ensino Fundamental (História) 91

Com jornadas de 20 ou 40 horas semanais, os vencimentos podem alcançar o valor de R$ 3.782,29.

As inscrições foram realizadas até o dia 29 de novembro de 2019, sendo as provas objetivas (primeira etapa) aplicadas no dia 15 de dezembro de 2019.

Atendendo ao pedido do Ministério da Justiça, a Prefeitura de Teresina - PI suspendeu o andamento de seu concurso público no início de janeiro de 2020. A Justiça apontou uma série de contrariedades na maneira de avaliar os candidatos.

No entanto, como enfatizamos antes, no dia 10 de fevereiro de 2020 (segunda-feira), o novo cronograma foi liberado por meio do termo aditivo nº 01.

O concurso público será retomado a partir da segunda etapa (provas didáticas), tendo em vista que a lista com os candidatos aprovados na avaliação objetiva já havia sido liberada no dia 27 de dezembro de 2019.

Sobre as provas didáticas

De caráter eliminatório e classificatório, a segunda etapa do concurso consiste na exposição oral sobre temas relacionados ao conteúdo programático. As provas didáticas terão como objetivo apurar a capacidade de planejamento de aulas, bem como a maneira de repassar o conhecimento em sala.

De acordo com o edital regulamentador, os candidatos devem ter entre 20 e 25 minutos para executar a aula planejada diante da banca examinadora.

O valor das provas didática não ultrapassará 50 pontos. Confira os critérios que serão avaliados no momento da exposição oral, que provavelmente deve ser aplicada entre os dias 4 e 6 de março de 2020:

Critérios avaliadosPontuação variável
Estética, formatação e organização do plano de aulade 0,00 a 2,50
Consistência, coerência e clareza dos elementos do plano de aulade 0,00 a 5,00
Adequação, correção e atualidade do referencial teórico abordado na aulade 0,00 a 5,00
Coerência entre o plano de aula e a sua execuçãode 0,00 a 5,00
Sequência metodológica adequada no desenvolvimento da aulade 0,00 a 5,00
Utilização de linguagem apropriada ao nível de ensino proposto no plano de aula, com fluência verbal e concordância gramaticalde 0,00 a 5,00
Domínio e segurança no desenvolvimento do conteúdode 0,00 a 5,00
Contextualização adequada do conteúdo abordadode 0,00 a 5,00
Emprego de técnicas e recursos de ensino apropriados ao tema e ao público pretendidode 0,00 a 7,50
Proposta avaliativa adequada ao público e ao conteúdo propostode 0,00 a 5,00
TOTAL:50,0

A data para a realização do sorteio de temas já foi divulgada por meio do termo aditivo nº 01. Acesse o documento e fique atento para quaisquer mudanças ou novidades sobre o concurso da Prefeitura de Teresina - PI.

Sobre as provas de títulos

O termo aditivo nº 01 incluiu uma nova etapa ao concurso da Prefeitura de Teresina - PI: as análises dos diplomas. De acordo com o documento, será necessário encaminhar os títulos por meio do site da organizadora e no formato PDF. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos previstos em novo cronograma publicado em 11 de junho de 2020.

Confira os critérios adotados pelos avaliadores, conforme termo aditivo:

TítuloQuantidade máximaValor unitárioValor máximo
Especialização com mínimo de 360 horas11,01,0
Mestrado11,51,5
Doutorado12,52,5
TOTAL:--5,0

Reserva de vagas e validade do concurso

Ao menos 5% das vagas serão reservadas aos candidatos com deficiência (PcD). De acordo com o edital de abertura nº 007/2019, o concurso Teresina - PI terá dois anos de validade e pode ser prorrogado mais uma vez em igual período.

Mais informações

Para não perder nenhum detalhe, acesse o site da organizadora do concurso. Você encontrará todos os documentos necessários, bem como o novo cronograma previsto no termo aditivo nº 01.

Bruno Destéfano
Redator
Nasceu no interior de Goiás e se mudou para a capital, Goiânia, no início de 2015. Seu objetivo era o de cursar Jornalismo na UFG. Desde o fim de sua graduação, já atuou como roteirista, gestor de mídias digitais, assessor de imprensa na Câmara Municipal de Goiânia, redator web, editor de textos e locutor de rádio. Escreveu dois livros, sendo um de ficção e outro de não-ficção. Também recebeu prêmios pela produção de um podcast sobre temas raciais e por seu livro-reportagem "Insurgência - Crônicas de Repressão". Atualmente, trabalha como redator web no site "Concursos no Brasil" e está participando de uma nova empresa no ramo de marketing digital.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Teresina diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de Barras
Todos os níveis de escolaridade
13
Prefeitura de FlorianoVárias
Prefeitura de Parnaíba
Níveis Médio e Superior
54
Veja todos » Concursos Abertos