Concurso PM PR para Soldados: novo cronograma é divulgado

Concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) tem novo cronograma de etapas. Saiba todos os detalhes a seguir.

A prova de conhecimentos do concurso PM PR (Polícia Militar do Estado do Paraná), previstas para o dia 28 de março de 2021, foram aplicadas no dia 13 de junho de 2021. Agora, novo cronograma de etapas foi divulgado pela banca organizadora Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).

De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. 

Do total de vagas anunciado, 2.000 serão para Soldado Policial Militar e 400 para Soldado Bombeiro Militar, lembrando que ainda há as cotas para candidatos afrodescendentes. Entre os requisitos dispostos no edital, podemos mencionar que é necessário ter no máximo 30 anos de idade, CNH na categoria B e ensino médio completo.

Confira o concurso PM PR que preencherá 70 vagas para Cadetes da PM e BM PR.

A bolsa-auxílio prevista será inicialmente de R$ 1.933,63, durante o Curso de Formação. Já o subsídio do Soldado PM ou BM, após o Curso, será de R$ 4.263,67. O regime jurídico de contratação dos policiais é o tradicionalmente conhecido como estatutário, que garante estabilidade.

O que fazem os Soldados PM e BM do Paraná?

  • Soldado da PM PR: Realiza o policiamento ostensivo e outras missões que se relacionem com a preservação da ordem pública. Desempenha também outras atribuições previstas em lei.
  • Soldado Bombeiro Militar PM PR: Atua na prevenção e no combate a incêndios, realiza também ações de busca e salvamento de pessoas. Executa ações relacionadas com a defesa civil, entre outras atividades afins previstas em lei.

Concurso PM PR 2020 inscrições encerradas

As inscrições no concurso PM PR puderam ser feitas a partir das 17h de 04 de agosto de 2020 até 17h de 02 de setembro de 2020 somente pelo site do NC/UFPR. A taxa foi de R$ 100,00.

Puderam solicitar dispensa do pagamento desse valor (dentro do prazo diferenciado informado no edital) os seguintes grupos de candidatos:

  1. Aqueles que não pudessem arcar com a despesa e que possuíssem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  2. Aqueles que comprovassem a prestação de serviço para a Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais; e
  3. Aqueles que comprovassem ter realizado doação de sangue.

Provas objetivas PM PR já foram aplicadas

Na primeira fase do concurso da Polícia Militar do Paraná, as avaliações foram compostas por prova objetiva (60 questões) e prova discursiva (uma redação).

Após um período de adiamento, agora, as provas foram aplicadas no dia 13 de junho de 2021.

O edital diz que somente os candidatos que alcançarem 20 pontos no conjunto das provas objetivas serão classificados para a correção da questão discursiva.

Os critérios utilizados para a correção dessa prova envolveram: argumentação lógica; domínio da estrutura discursiva; domínio da língua culta contemporânea; fidelidade ao que propõe a questão; legibilidade do texto; uso adequado de recursos coesivos; entre outros.

Na segunda fase, um pouco mais extensa, estão previstas as seguintes etapas: 

  • Exame de capacidade física;
  • Exame de sanidade física;
  • Avaliação psicológica
  • Investigação social.

Todas as novas datas das referidas etapas você confere neste comunicado

Validade do concurso da Polícia Militar do Paraná 2020

O prazo de validade do concurso da Polícia Militar do Paraná será de um ano, ressaltando que esse prazo começará a ser contado a partir da data da homologação do resultado final.

Se a administração pública achar conveniente, o prazo poderá ser prorrogado.

Conteúdo programático do concurso PM PR

De acordo com o anexo do edital 01/2020, os conteúdos previstos para as provas do concurso PM PR são os seguintes:

Língua Portuguesa

  • Apreensão do significado global dos textos;
  • Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;
  • Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
  • Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
  • Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
  • Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
  • Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
  • Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
  • Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
  • Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
  • Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
  • Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
  • Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
  • Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro

Raciocínio Lógico Matemático

  • Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem;
  • Sistemas, equações e regra de três simples;
  • Área, volume e capacidade;
  • Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.

História

  • 1. Brasil Colônia.
  • 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração.
  • 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território.
  • 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822).
  • 2. Brasil Império.
  • 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo.
  • 2.2. Café: escravidão e trabalho livre.
  • 2.3. A emancipação política do Paraná.
  • 2.4. O ciclo da erva-mate.
  • 2.5. A queda da monarquia.
  • 3. Brasil República.
  • 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais.
  • 3.2. A Guerra do Contestado.
  • 3.3. Política oligárquica e coronelismo.
  • 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura.
  • 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964.
  • 3.6. Movimentos de resistência à ditadura.
  • 3.7. A abertura política.
  • 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988.
  • 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais.
  • 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social.
  • 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública

Geografia

  • 1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
  • 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas.
  • 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais.
  • 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal.
  • 1.4. Diversidade étnica e cultural da população.
  • 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
  • 1.6. Espacialidades e identidades territoriais.
  • 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
  • 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista.
  • 2.2. Exploração e uso de recursos naturais.
  • 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias.
  • 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais.
  • 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro.
  • 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações.
  • 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano.
  • 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade.
  • 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo.
  • 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional.
  • 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil.
  • 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia.
  • 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo.
  • 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil.
  • 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil.
  • 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras.
  • 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos.
  • 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais.
  • 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial.
  • 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos.
  • 4. A representação do espaço terrestre.
  • 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS).
  • 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas).
  • 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo.
  • 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre.
  • 4.5. Projeções cartográficas.
  • 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.

Informática

  • Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
  • Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior);
  • Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior);
  • Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras);
  • Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).

Legislação - Estatuto da criança e do adolescente - ECA

  • 1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações.
  • 1.1. Parte geral:
  • Título I – Das Disposições Preliminares.
  • Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
  • Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar).1.2.Parte Especial:
  • Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas).
  • Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável

Concurso anterior da PM PR

O concurso anterior da PM PR para soldado foi realizado no final de 2012 e início de 2013, quando foram preenchidas 4.445 vagas para o cargo de Soldado e 819 para qualificação de Bombeiro Militar. O concurso foi realizado pela Fundação FAFIPA e o preenchimento das vagas se deu em duas turmas.

Para concorrer naquele concurso, os candidatos foram avaliados através de prova de conhecimentos, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.

A prova objetiva foi composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades. 

Os candidatos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O prazo de validade daquele concurso seria de apenas 30 dias, contados da homologação do resultado da 2º turma. No entanto, houve retificação e o concurso teve, afinal, validade de um ano, improrrogável.

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