Concurso PM PR: 2.400 vagas autorizadas para Soldados!

Concurso PM - PR (Polícia Militar do Paraná) pode ser aberto até começo de 2020. Foram autorizadas 2.400 vagas para Soldados (PM e BM).

O Concurso PM - PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) está mais próximo de acontecer. No dia 22 de outubro de 2019 a Secretaria de Segurança Pública (SESP) divulgou no Diário Oficial do Estado a autorização governamental para o preenchimento de 2.400 vagas no posto de Soldado (Policial Militar e Bombeiro Militar).

Segurança pública como prioridade

O concurso já estava definido desde o começo de julho de 2019, quando o governador Ratinho Júnior confirmou a que iria autorizar diversos editais para o Estado. No caso específico da corporação militar, o gestor informou naquela oportunidade que seriam 2.000 vagas para Soldados da PM e 400 para Soldados do Corpo de Bombeiros.

Para Ratinho Júnior, concursos para a segurança pública são prioridade de governo. “Estamos cortando em diversas áreas e passamos a investir no que é realmente essencial para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Organizadora

A banca organizadora do concurso PM - PR ainda não está confirmada, uma vez que, após a autorização dada, todo o processo envolvendo a seleção passa a ser organizado pelas equipes técnicas do governo. Dessa forma, é necessário aguardar a confirmação sobre a instituição a ser contratada.

Quem se interessa em participar do concurso PM - PR deve saber que é necessário possuir nível médio completo, idade entre 18 e 30 anos e CNH na categoria B, dentre outros requisitos.

Vale lembrar que o concurso público devidamente autorizado pelo governador é a única forma de ingresso nas carreiras de Soldado Policial Militar e Soldado Bombeiro Militar do Paraná. Porém, para ingresso no quadro de Oficiais da Polícia Militar do Paraná não é necessário abrir concurso público, pois basta ser aprovado no vestibular da Universidade Federal do Paraná e cumprir as outras exigências de edital específico.

Cursos de Formação na área militar do Paraná

O CFSD (Curso de Formação de Soldados) fornece aos aprovados nas etapas anteriores do concurso a formação adequada para a atuação como Policial Militar ou Bombeiro Militar. Dentre as matérias estudadas no CFSD, podemos citar: Deontologia Policial Militar; Defesa Pessoal; Metodologia Científica; Legislação Especial e Institucional; Noções de Direito Constitucional e Civil; Prevenção a Incêndios e Desastres; Táticas para Confrontos Armados; Polícia Comunitária; Atendimento Pré-hospitalar; Legislação e Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário; Marketing Aplicado à Atividade Policial Militar; Direitos Humanos e Cidadania; e Direção Defensiva e Evasiva.

Já o Curso de Formação para Oficiais (CFO), que é ministrado na Escola Superior de Oficiais (ESO), possui duração de cerca de três anos. As matérias essencias são voltadas para a adaptação dos cadetes de forma que eles cumpram suas atividades da melhor maneira possível. Entre as áreas estudadas, destacamos: alguns campos do Direito, uso adequado de armas de fogo, Psicologia, Direitos Humanos, Estatística, Educação Física, Policiamento Comunitário, Prevenção de incêndios e TYécnicas de Salvamento.

Último concurso PM - PR

O último concurso da PM - PR para soldado foi realizado no final de 2012 e início de 2013, quando foram preenchidas 4.445 vagas para o cargo de Soldado e 819 para qualificação de Bombeiro Militar. O concurso foi realizado pela Fundação FAFIPA e o preenchimento das vagas se deu em duas turmas.

Para concorrer naquele concurso, os candidatos foram avaliados através de prova de conhecimentos, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e pesquisa social e documental.

A prova objetiva foi composta por questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Informática, Estatuto da Criança e do Adolescente e Atualidades. Veja no final desta notícia o conteúdo completo previsto no edital anterior.

Os candidatos realizaram as provas nos municípios de Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

O prazo de validade daquele concurso seria de apenas 30 dias, contados da homologação do resultado final da 2º turma. No entanto, houve retificação e o concurso teve, afinal, validade de um ano, improrrogável.

Conteúdo das provas do concurso anterior

De acordo com o anexo do edital de 2012, os conteúdos previstos para as provas do concurso PM PR foram os seguintes:

Língua Portuguesa

Compreensão e interpretação de textos, com moderado grau de complexidade. Reconhecimentos da finalidade de textos de diferentes gêneros. Localização de informações explícitas no texto. Inferência de sentido de palavras e/ou expressões. Inferência de informações implícitas no texto e das relações de causa e consequência entre as partes de um texto. Distinção de fato e opinião sobre esse fato. Interpretação de linguagem não-verbal (tabelas, fotos, quadrinhos etc.). Reconhecimentos das relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, preposições argumentativas, locuções etc. Reconhecimento das relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para sua continuidade. Identificação de efeitos de ironia ou humor em textos variados. Reconhecimento de efeitos de sentido decorrentes do uso de pontuação, da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos, de campos semânticos, e de outras notações. Identificação de diferentes estratégias que contribuem para a continuidade do texto (anáforas, pronomes relativos, demonstrativos etc.). Compreensão de estruturas temática e lexical complexas. Ambiguidade e paráfrase. Relação de sinonímia entre uma expressão vocabular complexa e uma palavra.

Matemática

Operações com números inteiros, fracionários e decimais. Frações ordinárias e decimais. Conjunto e funções. Progressões aritméticas e geométricas. Logaritmos. Porcentagem e juros. Razões e proporções. Medidas de tempo. Equações de primeiro e segundo grau; sistemas de equações. Sistema de medidas de tempo, sistema métrico decimal, sistema monetário brasileiro. Relações trigonométricas. Formas geométricas básicas. Perímetro, área e volume de figuras geométricas. Gráficos e tabelas. Porcentagem. Regra de três simples e composta. Cálculo Proposicional. Lógica de 1ª ordem. Raciocínio Lógico. Resolução de problemas.

História

Processo de construção e emancipação da Nação brasileira e a construção do estado democrático; a Constituição Brasileira e a conquista da cidadania; formação política do Estado do Paraná. Processo de colonização do Estado do Paraná e regiões circunvizinhas com a avaliação dos encontros de distintas culturas que resultaram na formação étnico-cultural presente no Estado. Processo de formação das Forças Armadas no Brasil - do Império à República; participação das forças armadas brasileiras em conflitos internacionais; participação da Polícia Militar do Estado do Paraná em conflitos históricos. Processo de globalização mundial e a inserção do Brasil no mundo do trabalho globalizado; formação de blocos econômicos na América Latina e no mundo. Processo de formação cultural no Brasil e no mundo; movimentos sociais e reivindicatórios; movimentos artísticos e religiosos.

Geografia

Categorias de análise geográfica: território, paisagem e espaço geográfico. Cartografia: utilidade das cartas básicas (bases cartográficas) e das cartas temáticas. Geografia física: climas da Terra, do Brasil e dinâmica climática do Paraná; geologia, relevo e solos do Brasil e do estado do Paraná; águas continentais; oceanos: produtividade marinha e mares territoriais; os biomas terrestres, brasileiros e a vegetação do estado do Paraná. Geografia humana: fatores de crescimento da população e teorias demográficas; distribuição e estrutura da população brasileira; diversidade étnica mundial; nacionalismo e separatismo; urbanização, redes urbanas, hierarquia das cidades; migrações internacionais e migrações internas. Geografia econômica e política: atividades agropecuárias e sistemas agrários no Paraná, no Brasil e no mundo; atividades industriais no Paraná, no Brasil e no mundo; os blocos econômicos, a multipolaridade mundial; o comércio mundial; as fontes de energia e a produção de energia. Países capitalistas desenvolvidos, em desenvolvimento e não desenvolvidos; países socialistas; o terrorismo no mundo atual. Problemas ambientais: erosão e poluição dos solos; poluição da atmosfera e alterações do clima local (clima urbano, ilha de calor) e do clima da Terra (efeito estufa, destruição da camada de ozônio, (chuvas ácidas); poluição das águas (eutrofização, poluição das águas doces); destruição da cobertura vegetal, desmatamento; unidades de conservação e a preservação dos ecossistemas e da flora e da fauna brasileira e paranaense.

Informática

Conceitos básicos de operação com arquivos utilizando o Windows Explorer e Linux. Noções consistentes de uso de Internet para informação (Internet Explorer e Mozilla Firefox) e comunicação (Microsoft - Outlook Express). Noções consistentes de trabalho com computadores em rede interna, ambiente Windows e Linux. Recursos de escrita e editoração de texto (Microsoft Word e OpenOffice). Recursos de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas (Microsoft Excel e OpenOffice calc). Noções básicas (de usuário) sobre a instalação de aplicativos e funcionamento de computadores pessoais.

Estatuto da criança e do adolescente

Lei nº 8.069/90: Parte geral: Título I Das Disposições Preliminares. Título II Dos Direitos Fundamentais: Do Direito à Vida e à Saúde. Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade. Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária. Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho. Título III Da Prevenção: Dos Produtos e Serviços. Da Autorização para Viajar. Parte Especial: Título III Da Prática de Ato Infracional: Dos Direitos Individuais. Das garantias processuais. Das Medidas Socioeducativas. Título IV Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável. Título V Do Conselho Tutelar: Disposições Gerais. Das Atribuições do Conselho.

Atualidades

Noções gerais sobre temas da vida econômica, política e cultural do Paraná, do Brasil e do Mundo. O debate sobre as políticas públicas para o meio ambiente, saúde, educação, trabalho, segurança, assistência social e juventude. Ética e Cidadania. Aspectos relevantes das relações entre os Estados e Povos.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos PM PR diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de CuritibaNíveis Médio e Superior37
EBSERHNíveis Médio e Superior1.660
4º Grupamento de Engenharia do ExércitoNíveis Médio e Superior6
Câmara de ApucaranaTodos os níveis de escolaridade3
CONSAMUMédico3
Fundação Hospitalar de Saúde de IbaitiTodos os níveis de escolaridade129
MP - PREstagiário1
MPTNível Superior4
PALCOPARANÁNível Médio2
Prefeitura Boa Vista da AparecidaMédico clínico geral1
Veja todos » Concursos Abertos