Concurso Polícia Civil - PR é autorizado e pode ofertar 400 vagas

Vagas para profissionais de nível superior devem ser disponibilizadas no concurso Polícia Civil - PR.

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná pode realizar novo concurso Polícia Civil PR, cuja meta é preencher 400 vagas, em breve. Isso porque o Governador Do Estado do Paraná publicou despachos autorizando a realização da nova seleção.

Os despachos informam sobre a abertura de 300 vagas para o cargo de Investigador de Polícia, 50 vagas para o cargo de Delegado de Polícia e 50 vagas para o cargo de Papiloscopista. Todas essas oportunidades são para candidatos de nível superior.

As vagas já haviam sido anunciadas anteriormente, junto com oportunidades para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, mas agora houve a autorização oficial para prover as vagas na Polícia Civil do Paraná.

Com a autorização da realização do concurso Polícia Civil PR a próxima etapa é a definição da banca examinadora e, depois a publicação do edital.

Dos Cargos

As vagas autorizadas para serem preenchidas podem ser concorridas por profissionais de nível superior. Para o Cargo de Delegado é necessário ter curso superior em Direito, e oferta vencimento inicial que ultrapassa R$ 13 mil. Já os cargos de Investigador e Papiloscopista é necessário ter nível superior em qualquer área, os vencimentos iniciais podem variam de R$ 5.478,49 a R$ 5.752,41.

Último concurso - Escrivão

Em 2018 foi realizado um concurso para provimento de 100 vagas imediatas, além de formação de cadastro de reserva para o cargo de Escrivão de Polícia. A organização do concurso Polícia Civil PR foi por conta da Cops/UEL.

Para concorrer às vagas, era preciso possuir diploma devidamente registrado de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação ou certidão que comprovasse a colação de grau do candidato e, neste caso, com a comprovação de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei.

Além da escolaridade, os interessados precisavam:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, ou, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo Estatuto de Igualdade entre brasileiros e portugueses;
  • Ter, no mínimo, 21 anos de idade;
  • Gozar dos direitos civis e políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações do serviço militar, para os candidatos do sexo masculino;
  • Não estar incompatibilizado com nova investidura em cargo público;
  • Não possuir condenação criminal transitada em julgado, nem responder a processo penal por crime que o incompatibilize a exercer a função de Escrivão de Polícia;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação para dirigir veículos automotores, com exame de saúde dentro do prazo de validade, na categoria B ou superior.

Último concurso - Investigador

Em 2009, foi realizado o concurso Polícia Civil PR para o cargo de Investigador de Polícia, quando foram ofertadas 381 vagas para o cargo, além de 90 para Escrivão e 29 para Papiloscopista. A organização também foi feita pela COPS/UEL.

Os candidatos foram avaliados por meio de Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Conhecimentos Específicos, Prova de Higidez Física, Prova de Aptidão Física e Prova de Investigação de Conduta.

Atribuições dos cargos 

Confira algumas das atribuições de requisitos dos cargos que poderão ser ofertados no concurso Polícia Civil PR.

Investigador

  • Proceder a qualquer serviço de natureza policial ou de segurança, da garantia de vida ou da propriedade do cidadão, a preservação das instituições ou dos bens públicos, do respeito à lei e observância das normas regulamentares;
  • Comunicar à autoridade policial a que estiver subordinado, qualquer fato grave ou potencialmente lesivo ou que demande investigação, chegados ao seu conhecimento; 
  • Prender ou fazer prender delinquentes contra os quais houver mandado de prisão ou em flagrante delito, providenciando, neste caso, o acompanhamento de testemunhas; 
  • Comparecer a serviço de plantão, rondas, guarda e vigilância de unidades policiais, segurança de pessoas e outros para os quais tenha sido escalado.

Para concorrer à vaga é necessário possuir diploma de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior e possuir CNH categoria B ou superior.

Papiloscopista

  • Efetuar a coleta de impressões digitais nos postos e seções de identificação;
  • Colher as impressões das linhas papilares das extremidades digitais das mãos de todas as pessoas interessadas na aquisição de documentos;
  • Colher impressões datiloscópicas de vítimas em locais de acidentes e de cadáveres no Instituto Médico Legal;
  • Tomar as impressões digitais palmares e plantares quando necessário para qualquer trabalho técnico policial;
  • Tomar as impressões digitais de pessoas presas ou detidas, qualquer que seja o motivo, por determinação de autoridade competente, mediante guia ou requisição;
  • Controlar em prontuários apropriados o registro geral, as passagens criminais e o respectivo qualificativo das pessoas identificadas;

Para concorrer à vaga é necessário possuir diploma de conclusão de qualquer curso de graduação de nível superior e possuir CNH categoria B ou superior.

Delegado

  • Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades administrativas da unidade policial, envolvendo entre outras pessoal, transporte e comunicação e outras de sua alçada;
  • Dirigir, coordenar, supervisionar e fiscalizar as atividades de polícia judiciária e investigação funcional desenvolvidas nos limites da competência regulamentar ou territorial da unidade policial;
  • Planejar, coordenar e dirigir as atividades policiais e de segurança na área de atuação da Delegacia, objetivando a prevenção penal, a detecção de focos de criminalidade e as providências repressivas penais de sua alçada, em estreita colaboração com os demais Delegados sob suas ordens;
  • Assegurar o cumprimento das normas regulamentares no que tange a procedimentos processuais, prazos, documentos, registros, livros e arquivos, da unidade policial;
  • Zelar pela manutenção da ordem pública, observância das leis, dos bons costumes, contribuindo para a tranqüilidade na área de atuação da Delegacia;
  • Promover entendimentos com organismos públicos e privados, entidades representativas da comunidade, sociais, econômicas, religiosas, filantrópicas, assistências e outras sediadas na área de atuação da Delegacia, com vistas ao desenvolvimento, programação ou coordenação de esforços tendentes a execução da ordem, paz e tranqüilidade comunitárias;
  • Manter estreito relacionamento com líderes comunitários de forma a auscultar-lhes os anseios e aspirações, as preocupações e incertezas dos cidadãos compreendidos na esfera de sua ação;
  • Estimular a cooperação da imprensa escrita e falada, seguindo a orientação emanada da Assessoria de Imprensa da Polícia;
  • Organizar operações de ronda motorizadas, ou de inspeção de locais sujeitos a autorização policial, objetos ou não de disciplinamento através de normas sancionadoras administrativas ou penais;
  • Coordenar a atuação dos inspetores de quarteirão de forma a que os resultados obtidos tenham caráter diário e as suas atividades preventivas e auxiliares sejam notadas e observadas pelos habitantes dos quarteirões;
  • Fiscalizar os registros e atividades das Subdelegacias existentes na respectiva área territorial, procedendo a divisão dos quarteirões;
  • Manter, na Delegacia, atualizada coleção de livros, Decretos, Resoluções , Portarias ou Ordens de Serviços, para uso das autoridades policiais, seus agentes e auxiliares em exercício na unidade policial.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir diploma, devidamente registrado, de Bacharel em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação, ou certidão que comprove ter o candidato colado grau e, nesse caso, com a comprovação de estar sendo providenciado o registro do diploma, na forma da lei.

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