Concurso Bombeiros RJ: edital e inscrição; 25 vagas

Concurso Bombeiros RJ está oferecendo 25 vagas imediatas para o Curso de Formação de Oficiais! As provas escritas serão de responsabilidade da UERJ.

Concurso Bombeiros RJ: bombeiros dentro da carroceria de uma camionete vermelha do corpo de bombeiros

Leia o edital completo para ficar por dentro dos detalhes. - Foto: Wikimedia Commons

Foi lançado o edital do concurso Bombeiros RJ com 25 vagas para o Curso de Formação de Oficiais. Os profissionais devem possuir ensino médio completo. Aqueles que forem aprovados entrarão no cargo de Cadete.

Poderão se voluntariar para ingressar no Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro homens e mulheres maiores de 18 anos.

A primeira parte da seleção será realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), uma vez que as provas escritas serão as mesmas do vestibular da instituição.

Inscrições do concurso Bombeiros RJ

O período de inscrições ficará aberto do dia 18 ao dia 30 de novembro de 2020. Os interessados em participar do concurso Bombeiros RJ devem acessar o site do vestibular UERJ e:

  • Efetuar cadastro no DSEA (caso ainda não possua);
  • Preencher o formulário online;
  • Realizar o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.

Etapas do Concurso Bombeiros RJ

O edital do concurso Bombeiros RJ é voltado apenas para o exame intelectual, que será realizado por meio do vestibular da UERJ. Sendo assim, os candidatos serão submetidos a uma prova escrita no dia 10 de janeiro de 2021 (data prevista).

A avaliação será dividida em duas partes, sendo a primeira uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha acerca de:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

É possível conferir tudo que será abordado por meio do Anexo 3 do edital, onde se encontram os conteúdos programáticos. Já a segunda parte será uma prova discursiva em formato de redação.

Em virtude da pandemia de coronavírus, serão tomadas medidas de distanciamento social e outras prevenções contra a disseminação da doença. 

Outras duas etapas também devem ser realizadas:

Teste de Capacidade Física

No Concurso Bombeiros RJ, a segunda etapa conta com cinco tipos de exercícios físicos diferentes. De acordo com editais anteriores, o objetivo é "selecionar os candidatos cuja aptidão física seja compatível com o exercício da atividade de Bombeiro Militar”. Dessa forma, os candidatos devem realizar:

  • Abdominal: 30 repetições em um minuto;
  • Barra: três repetições sem limite de tempo;
  • Corrida de meio fundo: 2.400 metros em 13 minutos;
  • Corrida de velocidade: 100 metros em 18 segundos;
  • Natação: 50 metros em 65 segundos.

Exame de Saúde

A última etapa do Concurso Bombeiros RJ consiste na apresentação de laudo e exames médicos para análise. Assim, é preciso entregar exames de sangue, urina, fezes e exames de imagem. Os candidatos também passam por uma avaliação de peso, altura, massa corporal, dermatológica, vascular, cerebral, entre outras.

Além disso, há a coleta de material para realização de teste antidrogas. São aprovados aqueles que forem considerados aptos em todas as etapas.

Se você se interessou pelo Concurso Bombeiros RJ, monte seu cronograma de estudos e se prepare para as provas. Confira também os Concursos Militares abertos em 2020 e outros conteúdos especiais que temos no nosso site.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Fesaúde Niterói
Todos os níveis de escolaridade
783
Prefeitura de Cabo Frio
Todos os níveis de escolaridade
980
TCE RJ40
Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto
Todos os níveis de escolaridade
79
Prefeitura de Teresópolis
Todos os níveis de escolaridade
301
RioSaúde
Nível Superior
18
Veja todos » Concursos Abertos