Concurso Comlurb 2019: Edital pode sair no segundo semestre

Concurso Comlurb 2019 pode ser lançado no começo do segundo semestre. Vencimentos podem ultrapassar os R$ 2.685.

O Concurso Comlurb 2019 (Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), que prevê cerca de 1.000 vagas, pode ter o edital publicado até meados de 2019. A informação partiu do próprio presidente da instituição, Tarquinio Almeida, em pronunciamento de maio de 2019.

Representantes da Companhia já vinha informando desde o ano passado que o concurso iria, sim, ser lançado, mas todo um cronograma precisaria  ser seguido. 

Estima-se que de 20 a 30% dos garis que atualmente estão na ativa poderão aposentar e abrir aproximadamente de 3.500 a 4.200 vagas. 

Cargo e Vagas

As vagas poderão se disputadas por pessoas acima de 18 anos e que tenham, pelo menos, estudado até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Pelo exercício da função, os novos contratados poderão perceber uma remuneração superior a R$ 2,6 mil mensais. 

Atualmente a jornada de trabalho desempenhada pelo profissional de limpeza é de 44 horas semanais e desenvolve as atividades através de orientações e regência da Comlurb.

O Gari da Comlurb realiza a coleta de resíduos sólidos urbanos. Também entram nas atribuições do servidor: realizar limpezas urbanas através de capina, roçadas com equipamentos manuais e mecânicos, realizar remoção de resíduos, entre diversas outras atividades.

Últimos Concursos da Comlurb foram em 2014 e 2016

No ano de 2014 foram abertas apenas 100 vagas e o edital foi executado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

À época, o concurso contou com a aplicação de provas objetivas que continham 20 questões de português e testes de aptidão física, haja vista que o exercício da função de gari demanda esforços físicos.

Em 2016 houve, também, um concurso da Comlurb, mas foi para contratação e formação de cadastro reserva de profissionais que possuíam nível superior, nas áreas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Veja todo o conteúdo Comlurb - Apostila para Gari

Conteúdo Programático das provas

Como previsto no concurso de 2014 acredita-se que sejam aplicadas provas objetivas com questões de Língua Portuguesa. Deste modo, recuperamos o conteúdo programático do passado, de maneira que o candidato possa se preparar melhor para realizar e obter sucesso na futura prova.

Língua Portuguesa: compreensão de texto. Sinônimos. Antônimos. Ortografia. Plural e feminino dos substantivos e adjetivos. Emprego dos pronomes pessoais. Verbos. Concordância entre substantivo e adjetivo e entre verbo e substantivo.

Além da prova objetiva, haverá os testes físicos, conforme já adiantamos. Informações antecipadas pela própria Comlurb indicam que poderão haver provas em quatro etapas, sendo, a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório como a primeira contendo 40 questões, destas, 10 serão de matemática.

Os critérios de desempate geralmente seguem a linha de idade, por isso, lembramos que no último concurso era estipulado da seguinte maneira:

  • Idade igual ou superior a 60 anos, completos (Estatuto do Idoso);
  • Mais idoso, com idade inferior a 60 anos.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail

Veja mais concursos abertos »