Concurso Comlurb 2019: Edital pode sair no segundo semestre

Concurso Comlurb 2019 pode ser lançado no começo do segundo semestre. Vencimentos podem ultrapassar os R$ 2.685.

O Concurso Comlurb 2019 (Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro), que prevê cerca de 1.000 vagas, pode ter o edital publicado até meados de 2019. A informação partiu do próprio presidente da instituição, Tarquinio Almeida, em pronunciamento de maio de 2019.

Representantes da Companhia já vinha informando desde o ano passado que o concurso iria, sim, ser lançado, mas todo um cronograma precisaria  ser seguido. 

Estima-se que de 20 a 30% dos garis que atualmente estão na ativa poderão aposentar e abrir aproximadamente de 3.500 a 4.200 vagas. 

Cargo e Vagas

As vagas poderão se disputadas por pessoas acima de 18 anos e que tenham, pelo menos, estudado até o 5º ano do Ensino Fundamental.

Pelo exercício da função, os novos contratados poderão perceber uma remuneração superior a R$ 2,6 mil mensais. 

Atualmente a jornada de trabalho desempenhada pelo profissional de limpeza é de 44 horas semanais e desenvolve as atividades através de orientações e regência da Comlurb.

O Gari da Comlurb realiza a coleta de resíduos sólidos urbanos. Também entram nas atribuições do servidor: realizar limpezas urbanas através de capina, roçadas com equipamentos manuais e mecânicos, realizar remoção de resíduos, entre diversas outras atividades.

Últimos Concursos da Comlurb foram em 2014 e 2016

No ano de 2014 foram abertas apenas 100 vagas e o edital foi executado e organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

À época, o concurso contou com a aplicação de provas objetivas que continham 20 questões de português e testes de aptidão física, haja vista que o exercício da função de gari demanda esforços físicos.

Em 2016 houve, também, um concurso da Comlurb, mas foi para contratação e formação de cadastro reserva de profissionais que possuíam nível superior, nas áreas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho.

Orientações de estudos Concurso Comlurb

Assunto de provas: Concordância entre substantivo e adjetivo e entre verbo e substantivo

A língua portuguesa é repleta de regras e isso faz com inúmeras dificuldades sejam carregadas ao longo da vida do estudante. O domínio dessas regras sempre reflete na vida das pessoas, principalmente em suas atuações profissionais.

Você já deve ter ouvido falar sobre a concordância dos substantivos, afinal é um assunto presente no cotidiano, em provas e em concursos públicos.

À concordância dos substantivos dá-se o nome de concordância nominal ou concordância verbal (quando diz respeito aos verbos), e se refere à relação entre os substantivos e as demais classes de palavras.

Concordância entre substantivo e adjetivo

Como o próprio nome sugere, a concordância entre substantivo e adjetivo diz respeito a concordar esses dois grupos de palavras.

Cabe lembrar o que é cada um deles, de forma a tornar mais efetivo o entendimento sobre a concordância:

• Substantivo: dá nome aos seres, sejam eles animados ou inanimados;
• Adjetivo: adiciona atributos aos seres (qualidade, quantidade, etc).

De forma geral, o adjetivo deve concordar em número e em gênero com o substantivo, como por exemplo:

• Que vaso bonito!
• Que vasos bonitos!

Além disso, há algumas regras que devem ser compreendidas:

- Quando existe mais do que um substantivo, o adjetivo concorda com o que está mais próximo. Exemplo: Que bonita menina e menino!
- Quando existe mais do que um substantivo e o adjetivo vem depois dos substantivos, o adjetivo concorda com o que está mais próximo ou com todos. Exemplo: Que menina e menino bonito! (ou) Que menino e menina bonitos!
- Quando existe mais do que um adjetivo para caracterizar um substantivo, a concordância, pode ser feita de duas formas, as quais:
- Coloca-se o artigo antes do ultimo adjetivo. Por exemplo: Amo a decoração barroca e a clássica;
- Coloca-se o substantivo e o artigo no plural antecedendo o adjetivo. Por exemplo: Amo as decorações barroca e clássica.

Concordância entre verbo e substantivo

Já a concordância entre o verbo e o substantivo é inserida no conteúdo de concordância verbal e, como o próprio nome sugere, diz respeito a concordar tais classes de palavras.

Como forma de melhorar o entendimento sobre o assunto, faz-se necessário relembrar o conceito de verbo: é o grupo de palavras que indicam ação, estado ou fenômeno da natureza.

A concordância entre verbo e substantivo ocorre seguindo as seguintes e principais regras:

- Quando existe substantivo/sujeito composto antes do verbo, o verbo vem sempre no plural. Por exemplo: gatos e cachorros brincaram a noite toda.
- Quando existe substantivo/sujeito composto antes do verbo, o verbo pode ser no plural ou deve concordam com o sujeito mais próximo. Por exemplo: brincaram a noite toda gatos e cachorros (ou) brincou cachorros e gatos a noite toda.

Veja todo o conteúdo Comlurb - Apostila para Gari

Conteúdo Programático das provas

Como previsto no concurso de 2014 acredita-se que sejam aplicadas provas objetivas com questões de Língua Portuguesa. Deste modo, recuperamos o conteúdo programático do passado, de maneira que o candidato possa se preparar melhor para realizar e obter sucesso na futura prova.

Língua Portuguesa: compreensão de texto. Sinônimos. Antônimos. Ortografia. Plural e feminino dos substantivos e adjetivos. Emprego dos pronomes pessoais. Verbos. Concordância entre substantivo e adjetivo e entre verbo e substantivo.

Além da prova objetiva, haverá os testes físicos, conforme já adiantamos. Informações antecipadas pela própria Comlurb indicam que poderão haver provas em quatro etapas, sendo, a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório como a primeira contendo 40 questões, destas, 10 serão de matemática.

Os critérios de desempate geralmente seguem a linha de idade, por isso, lembramos que no último concurso era estipulado da seguinte maneira:

  • Idade igual ou superior a 60 anos, completos (Estatuto do Idoso);
  • Mais idoso, com idade inferior a 60 anos.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
IBGEAnalista censitário400
2º Batalhão FerroviárioNíveis Médio e Superior4
CAIXAEstagiárioVárias
CREMERJNíveis Médio e Superior21
CRT RJNíveis Médio e Superior50
Prefeitura de ItaperunaTodos os níveis de escolaridade374
Prefeitura de Rio de JaneiroEstagiário40
Prefeitura do Rio de JaneiroNível Superior109
Prefeitura do Rio de JaneiroTodos os níveis de escolaridade58
SAAE de Barra MansaTodos os níveis de escolaridade137
Veja todos » Concursos Abertos