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Câmara de Nilópolis - RJ retifica edital de concurso público

A Câmara de Nilópolis, no Rio, oferta mais de 90 vagas de níveis fundamental ao superior. Remuneração inicial básica será de até R$ 2.500,00.

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Sob a organização do INESAP, a Câmara de Nilópolis, no Rio de Janeiro, divulgou alterações no cronograma e em outros itens constantes do edital nº 01/2016 de concurso público, que foi reaberto e se destina ao provimento de mais de 90 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva.

Em nota, a Câmara esclareceu que com a publicação da Lei 6530 de 08 de maio de 2017 foi possível realizar alterações importantes no edital original, corrigindo as disparidades em relação aos salários oferecidos. 

O prazo de inscrição agora se encerrará no dia 21 de agosto de 2017, podendo ser feita por meio do site www.inesapconcursos.com.br. A taxa é de R$ 55,00 para nível fundamental, R$ 65,00 para nível médio e técnico e de R$ 95,00 para nível superior.

A prova escrita objetiva também foi adiada para o dia 26 de novembro de 2017, com gabarito a ser publicado dois dias depois, a partir das 15 horas.

Podem participar da seletiva profissionais de níveis de ensino fundamental, médio e superior, que poderão disputar os cargos de Contador, Procurador (nível superior), Agente Administrativo, Agente Legislativo, Agente Técnico Legislativo, Técnico em Finanças e Orçamentos (nível médio e/ou médio técnico), Técnico Legislativo Parlamentar e Técnico em Web (nível fundamental).

A seleção será dividida nas seguintes fases: prova escrita objetiva para todos os candidatos; e investigação social, exame médico pré-admissional e estágio probatório. O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado.

Todas as informações atualizadas sobre este concurso devem ser atentamente conferidas no site oficial: http://www.inesapconcursos.com.br/documento.asp?cod=5

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Dicas para as provas da Câmara de Nilópolis

Para ajudar os candidatos na preparação para um dos cargos da Câmara de Nilópolis, que é Técnico Legislativo, preparamos algumas dicas sobre os conhecimentos específicos que serão cobrados na prova. Confira.

Processo organizacional e as funções básicas de planejamento, direção, organização e controle

O processo organizacional de cada empresa conta com muitas funções internas, desde saber planejar, dirigir, organizar e controlar. A partir do momento que a função é definida, cabe ao funcionário ter o preparo para realizar o seu papel e/ou tarefa corretamente.

Esses quatro objetivos visam a um comportamento de líder em que se preocupa não somente com os resultados, mas também em trabalho de equipe e na gestão interpessoal. Esse tipo de processo organizacional faz parte da Teoria Neoclássica da Administração, que tem como foco avaliar todo o processo, definindo recursos e integrando quais serão os objetivos da empresa, da campanha etc.

Administradores, habilidades, papéis, função, motivação, liderança, comunicação e desempenho

O papel do administrador é se adaptar em diferentes ambientes para que encontre a solução que irá erradicar ou diminuir a ocorrência de erros dentro de um determinado setor. Ele ocupa posição estratégica, visando o comprometimento da equipe, a comunicação interpessoal e a análise de dados e relatórios que lhe indique os resultados, acertos e erros cometidos.

O administrador também é aquele que motiva a equipe ao mesmo tempo que lidera, pensando sempre no desempenho e nas dificuldades de cada um, a fim de não sobrecarregar ou propor uma tarefa que aquela pessoa não é a escolha correta. O administrador, nada mais é do que aquela pessoa observa e repara nas funções desempenhadas. Ele tem habilidades técnicas, habilidades conceituais e habilidades humanas.

Princípios e sistemas de administração municipal

A Administração Municipal visa atender às necessidades da sociedade em diversos setores, desde o entretenimento até saúde e educação. O princípio fundamental remete a ideia de que se deve trabalhar a favor do interesse público. Sendo assim, os direitos dos cidadãos e do município pelo qual administra são a prioridade do administrador. A Administração Municipal planeja ao mesmo tempo que executa a fim de alcançar um resultado satisfatório e útil para a sociedade.

Estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil

A Administração Pública no Brasil é estruturada em 3 órgãos: a União, os Estados e os Municípios. O Serviço Público parte do princípio de que sua atividade exercida direta ou indiretamente precisa satisfazer as necessidades públicas (o coletivo), assegurando que os direitos serão respeitados.

Entretanto, a administração no Brasil se dá de forma indireta ou direta. Enquanto a administração direta consiste nos ministérios e no Presidente da República (tendo como base os três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo), a administração indireta é o conjunto de autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista e fundações públicas, isto é, é a definição do serviço público de interesse coletivo.

Redação

A redação é uma das etapas mais importantes em um concurso público. É pelo texto escrito que a banca examinadora (o corretor) irá observar o seu ponto de vista, a sua formação até mesmo cultural (se sabe, por exemplo, utilizar as normas gramaticais ou não) e a sua capacidade de argumentar em um texto coerente, que faça sentido em relação ao tema. Para isso, compensa muito o candidato revisitar as provas anteriores e realizar as redações a fim de perceber o tempo gasto, a dificuldade e também a qualidade do texto.

Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas.

Em cada arquivo há uma informação que necessita ou não ser guardada ou eliminada. É a partir da noção da arquivologia que o candidato tem como tarefa organizar os documentos emitidos ou recebidos de acordo com as regras da própria empresa, seja por tema, nome e sobrenome, ou até ordem de prioridade.

A classificação dos arquivos depende da natureza da entidade, podendo levar o nome de: público, institucional, familiar, comercial. A partir dessa classificação prévia, os documentos são classificados conforme a natureza do assunto, podendo ser secreto, ostensivo, sigiloso e até reservado.

Os registros e a tramitação de documentos servem para manter o arquivo organizado, estabelecendo limites e normas dentro da empresa. É preciso realizar imediatamente os registros quando um documento for recebido ou eliminado, justamente para aumentar a produtividade, tal como registrar a tramitação de documentos, como ordem de entrada e saída ou até “em produção”.

O objetivo da administração de arquivos é facilitar a busca por documentos de forma que o funcionário não perca tempo ou uma informação seja perdida no meio de outros arquivos. O foco é manter a ordem. Hoje, existem técnicas modernas, como softwares de gestão empresarial, que servem exatamente para isso: organizar arquivos e documentos, realizando backups constantemente.

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