Concurso Câmara de Nilópolis - RJ

A Câmara de Nilópolis, no Rio, oferta mais de 90 vagas de níveis fundamental ao superior. Remuneração inicial básica será de até R$ 2.500,00.

Sob a organização do Instituto Nacional Escola Superior da Administração Pública (INESAP), a Câmara de Nilópolis, no Rio de Janeiro, divulgou alterações no cronograma e em outros itens constantes do edital nº 01/2016 de concurso público. Agora, o certame está reaberto e se destina ao provimento de 91 vagas imediatas, além da formação de cadastro reserva.

Em nota de agosto de 2017, a Casa Legislativa informou que ao identificar um erro no texto da Lei Complementar n.º 134/2017, que cria e regulamenta os cargos e salários, resolveu retificar a Lei com o intuito a garantir a participação isonômica de todos os candidatos. Com isso, o prazo de inscrição foi prorrogado até o dia 06 de novembro de 2017, podendo ser feita por meio do site www.inesapconcursos.com.br.

As portunidades são para os cargos de Contador, Procurador (nível superior), Agente Administrativo, Agente Legislativo, Agente Técnico Legislativo, Técnico em Finanças e Orçamentos (nível médio e/ou médio técnico), Técnico Legislativo Parlamentar e Técnico em Web (nível fundamental). As remunerações iniciais bases dos profissionais aprovados e convocados irão variar entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00, e a taxa é de R$ 55,00, R$ 65,00 ou R$ 95,00, conforme a vaga. 

A seleção será dividida nas seguintes fases: prova escrita objetiva para todos os candidatos; e investigação social, exame médico pré-admissional e estágio probatório. Com as novas datas, a previsão agora é de que as provas escritas objetivas sejam aplicadas no dia 17 de dezembro de 2017

O concurso será válido por dois anos, podendo ser prorrogado. Todas as informações atualizadas sobre este concurso devem ser atentamente conferidas no site oficial: http://www.inesapconcursos.com.br/documento.asp?cod=5

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Dicas para as provas da Câmara de Nilópolis

Para ajudar os candidatos na preparação para um dos cargos da Câmara de Nilópolis, que é Técnico Legislativo, preparamos algumas dicas sobre os conhecimentos específicos que serão cobrados na prova. Confira.

Processo organizacional e as funções básicas de planejamento, direção, organização e controle

O processo organizacional de cada empresa conta com muitas funções internas, desde saber planejar, dirigir, organizar e controlar. A partir do momento que a função é definida, cabe ao funcionário ter o preparo para realizar o seu papel e/ou tarefa corretamente.

Esses quatro objetivos visam a um comportamento de líder em que se preocupa não somente com os resultados, mas também em trabalho de equipe e na gestão interpessoal. Esse tipo de processo organizacional faz parte da Teoria Neoclássica da Administração, que tem como foco avaliar todo o processo, definindo recursos e integrando quais serão os objetivos da empresa, da campanha etc.

Administradores, habilidades, papéis, função, motivação, liderança, comunicação e desempenho

O papel do administrador é se adaptar em diferentes ambientes para que encontre a solução que irá erradicar ou diminuir a ocorrência de erros dentro de um determinado setor. Ele ocupa posição estratégica, visando o comprometimento da equipe, a comunicação interpessoal e a análise de dados e relatórios que lhe indique os resultados, acertos e erros cometidos.

O administrador também é aquele que motiva a equipe ao mesmo tempo que lidera, pensando sempre no desempenho e nas dificuldades de cada um, a fim de não sobrecarregar ou propor uma tarefa que aquela pessoa não é a escolha correta. O administrador, nada mais é do que aquela pessoa observa e repara nas funções desempenhadas. Ele tem habilidades técnicas, habilidades conceituais e habilidades humanas.

Princípios e sistemas de administração municipal

A Administração Municipal visa atender às necessidades da sociedade em diversos setores, desde o entretenimento até saúde e educação. O princípio fundamental remete a ideia de que se deve trabalhar a favor do interesse público. Sendo assim, os direitos dos cidadãos e do município pelo qual administra são a prioridade do administrador. A Administração Municipal planeja ao mesmo tempo que executa a fim de alcançar um resultado satisfatório e útil para a sociedade.

Estrutura e funcionamento do serviço público no Brasil

A Administração Pública no Brasil é estruturada em 3 órgãos: a União, os Estados e os Municípios. O Serviço Público parte do princípio de que sua atividade exercida direta ou indiretamente precisa satisfazer as necessidades públicas (o coletivo), assegurando que os direitos serão respeitados.

Entretanto, a administração no Brasil se dá de forma indireta ou direta. Enquanto a administração direta consiste nos ministérios e no Presidente da República (tendo como base os três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo), a administração indireta é o conjunto de autarquias, empresas públicas, sociedade de economia mista e fundações públicas, isto é, é a definição do serviço público de interesse coletivo.

Redação

A redação é uma das etapas mais importantes em um concurso público. É pelo texto escrito que a banca examinadora (o corretor) irá observar o seu ponto de vista, a sua formação até mesmo cultural (se sabe, por exemplo, utilizar as normas gramaticais ou não) e a sua capacidade de argumentar em um texto coerente, que faça sentido em relação ao tema. Para isso, compensa muito o candidato revisitar as provas anteriores e realizar as redações a fim de perceber o tempo gasto, a dificuldade e também a qualidade do texto.

Noções de arquivologia: informação, documentação, classificação, arquivamento, registros, tramitação de documentos, cadastro, tipos de arquivos, organização e administração de arquivos, técnicas modernas.

Em cada arquivo há uma informação que necessita ou não ser guardada ou eliminada. É a partir da noção da arquivologia que o candidato tem como tarefa organizar os documentos emitidos ou recebidos de acordo com as regras da própria empresa, seja por tema, nome e sobrenome, ou até ordem de prioridade.

A classificação dos arquivos depende da natureza da entidade, podendo levar o nome de: público, institucional, familiar, comercial. A partir dessa classificação prévia, os documentos são classificados conforme a natureza do assunto, podendo ser secreto, ostensivo, sigiloso e até reservado.

Os registros e a tramitação de documentos servem para manter o arquivo organizado, estabelecendo limites e normas dentro da empresa. É preciso realizar imediatamente os registros quando um documento for recebido ou eliminado, justamente para aumentar a produtividade, tal como registrar a tramitação de documentos, como ordem de entrada e saída ou até “em produção”.

O objetivo da administração de arquivos é facilitar a busca por documentos de forma que o funcionário não perca tempo ou uma informação seja perdida no meio de outros arquivos. O foco é manter a ordem. Hoje, existem técnicas modernas, como softwares de gestão empresarial, que servem exatamente para isso: organizar arquivos e documentos, realizando backups constantemente.

Apostilas Câmara de Nilópolis - RJ - Agente Técnico Legislativo, Agente Administrativo, Técnico Legislativo Parlamentar e Agente Legislativo