Concurso FAETEC: Edital 001/2019 - níveis médio e superior

No Rio de Janeiro, Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC - RJ) abre mais de 200 vagas em diversos cargos de níveis médio e superior.

 A Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC -RJ), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, recebe até 08 de novembro de 2019 inscriçoes para a seleção de diversos servidores públicos efetivos. O concurso FAETEC - RJ é regido pelo edital 001/2019 e organizado pelo Instituto Acesso.

Veja os cargos disponíveis

As 209 chances abertas são para cargos como os de Professor de Ensino Superior FAETEC e Professor FAETEC I, com exigência de nível superior, e Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I, cuja exigência mínima de escolaridade é o nível médio especializado.

Também há vagas para a carreira de Especialista Técnico-Pedagógico, nos cargos de Orientador Educacional e Supervisor Educacional (nível de escolaridade superior), para a carreira Técnico Superior, no cargo de Técnico Superior – Assistente Social (nível superior), e para a carreira de Técnico Administrativo, nos cargos de Inspetor de Alunos e Agente Administrativo (ensino médio).

Regiões de abrangência e remuneração

Os novos servidores atuarão nas FAETEC's instaladas nas regiões Metropolitana, Norte Fluminense, Médio Paraíba, Baixadas Litorâneas e Centro-Sul Fluminense.

Os futuros contratados receberão, inicialmente, valores mensais entre R$ 1.500,00 e R$ 4.554,00.

Forma de inscrição

Os interessados em participar da seleção devem acessar a página eletrônica da organizadora (https://concursos.institutoacesso.org.br/informacoes/22/).

Como será a seleção dos candidatos

O concurso FAETEC RJ 2019 será composto de prova objetiva (caráter eliminatório e classificatório) e de avaliação de títulos, de caráter classificatório, para todos os cargos.

Os candidatos aos cargos de Professor FAETEC I, Orientador Educacional, Supervisor Educacional, Técnico Superior – Assistente Social, Instrutor para Disciplinas Profissionalizantes I, Inspetor de Alunos e Agente Administrativo ainda participarão de uma prova discursiva (eliminatória e classificatória).

Já a prova de desempenho didático, de caráter eliminatório e classificatório, será exclusiva para o cargo de Professor de Ensino Superior FAETEC.

As provas objetiva e a discursiva serão realizadas provavelmente a partir das 13h do dia 15 de dezembro de 2019, nas cidades de Itaperuna, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Três Rios, Cabo Frio e Resende. Os gabaritos preliminares serão divulgados no momento em que a organizadora achar oportuno.

A avaliação escrita objetiva será composta de questões do tipo múltipla escolha e a prova discursiva consistirá em uma redação que versará sobre um tema da atualidade. A redação é de cunho dissertativo-argumentativo.

Sobre a FAETEC RJ

A FAETEC responde pela Educação Profissional e Tecnológica pública gratuita no Estado do Rio de Janeiro. O início de suas atividades se deu em 1997 e, anualmente, vem atendendo centenas de milhares de alunos. 

A Fundação possui mais de 130 unidades, que oferecem educação de qualidade de ensino técnico de nível médio, de formação inicial e continuada, além de qualificação profissional e educação superior. A sede está localizada na capital, Rio de Janeiro, Zona Norte.

Segundo informado em seu portal oficial, o ensino difundido na rede FAETEC é baseado "nos seguintes eixos tecnológicos: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turísmo, Hospitalidade e Lazer".

Validade do concurso

Este concurso terá validade de um ano, mas há a possibilidade de ser prorrogado por mais um. Os aprovados, após a devida nomeação, posse e exercício, deverão cumprir três anos de estágio probatório.

Revisão do assunto "Gestão" para as provas da FAETEC RJ

O termo gestão é muitas vezes associado à administração de empresas, devido sua correlação com tal área, em suma, ambos podem ser vistos como sinônimos.

Buscando pelo significado de gestão no dicionário, encontra-se o seguinte: ato de gerir e administrar, existindo nessa dinâmica uma instituição e um grupo de pessoas com objetivos coincidentes.

Dessa forma, a gestão tem por objetivo primordial manter a sinergia entre a instituição, as pessoas e os recursos disponíveis para execução de suas respectivas funções.

No que diz respeito à instituição, essa pode ser da iniciativa privada ou pública. Existe um certo paradigma de que os serviços públicos, por não almejarem a obtenção de lucros, não precisam aplicar processos de gestão em seu cotidiano. Tal afirmação é errônea e nociva, uma vez que os serviços públicos precisam ser de qualidade e os recursos utilizados de forma adequada.

Além disso, muitas vezes o termo gestão é associado somente à área financeira, o que seria subestimar a relevância do tema.

Dito isso, a seguir são apresentadas algumas das mais relevantes delimitações sobre gestão.

Gestão da Qualidade

A gestão de qualidade é o conjunto de ações que tem por objetivo garantir a excelência em todos os processos da organização/ empresa, dando aos seus produtos/ serviços aumento da qualidade. Tais ações são sistematizadas e dialogam diretamente entre si, logo, cria-se uma cultura organizacional onde o principal foco é a excelência.

Na atualidade, a gestão de qualidade tem ganhado cada vez mais destaque no mundo dos negócios (e na administração pública), isso porque, o consumidor tem ficado cada vez mais atento à qualidade do produto/ serviço por ele consumido.

Na maioria dos casos, a gestão de qualidade está associada às certificações (a mais comum é a ISO 9.001), embora não seja obrigatório. A vantagem da certificação é que a mesma dá a empresa uma conotação positiva e maior credibilidade no mercado.

Gestão de resultados na produção de serviços públicos

Como mencionado anteriormente, existe uma certa resistência em relação à aplicação de princípios da administração de empresas no setor público, algo que tem sido mudado ao longo do tempo e elemento central de diversas pesquisas.

A gestão por resultados nada mais é do que um ciclo a ser seguido, o qual é composto das seguintes fases:

i) definição de resultados;

ii) definição de ações;

iii) monitoramento;

iv) avaliação de resultados;

v) definição de ações corretivas.

A aplicabilidade da gestão por resultados na administração pública faz com que os serviços prestados ao cidadão tenham melhores resultados. Tal método faz parte da abordagem gerencial pública e se opõe a abordagem burocrática.

Na abordagem gerencial como um todo se preocupa com os resultados e com os serviços prestados aos cidadãos.

O paradigma do cliente na gestão pública

Já o paradigma do cliente na gestão pública é uma frente de estudos que surgiu junto com as concepções da administração pública gerencial. Tal frente faz parte de um modelo que utiliza princípios do empreendedorismo no setor público.

O paradigma do cliente na gestão pública vê os cidadãos como clientes, e por vê-los de tal forma, a administração pública deve então atender às suas demandas e expectativas.

Dessa forma, a gestão pública seria mais efetiva, cumpriria melhor sua função e deixaria de atender somente à burocracia. No entanto, há criticas a tal modelo, sendo que a principal é a que diz que o setor público possui suas peculiaridades, as quais não poderiam ser atendidas pela visão empreendedora (como a vulnerabilidade social e suas políticas de assistência).

Contudo, observe a importância dos conceitos apresentados, tanto para aqueles que buscam ser inseridos na iniciativa privada, quanto para aqueles que almejam o setor público.

Por Letícia de Alcântara Moreira: Graduada em Gestão Ambiental pelo IFSULDEMINAS, mestra em Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UNIFEI e pós graduanda em Gestão ambiental pelo IFSULDEMINAS.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Cabo Frio
Todos os níveis de escolaridade
980
RioSaúde
Níveis Médio e Superior
41
Câmara de Três Rios
Todos os níveis de escolaridade
13
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro
Todos os níveis de escolaridade
34
Prefeitura de Carmo
Todos os níveis de escolaridade
71
Prefeitura de Itaboraí
Níveis Médio e Superior
653
RioSaúde
Nível Superior
10
Veja todos » Concursos Abertos