Concurso Inca: edital pode ser lançado em 2021

Concurso Inca: edital com vagas para os níveis médio e superior pode ser lançado em 2021. Último concurso foi aberto em 2016.

Concurso Inca: a foto mostra a logomarca do Instituto Nacional de Câncer "José Alencar Gomes da Silva"

Confira a situação atual do concurso Inca, previsto para 2021 - Foto: Wikimedia Commons

O novo edital do concurso Inca, Instituto Nacional de Câncer "José Alencar Gomes da Silva", no Rio de Janeiro, pode ser lançado em 2021. O pedido já foi encaminhado pelo Instituto ao Ministério da Saúde em 2020 e agora resta aguardar que a pasta o encaminhe para o Ministério da Economia.

Sem concurso há quatro anos, o Inca já havia tentado pedir vagas para 2020, em solicitação feita no ano passado, mas não obteve retorno positivo.

O Inca é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde. Os seus recursos humanos atuam no desenvolvimento de ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

Entre os serviços prestados, estão: assistência médico-hospitalar aos pacientes com câncer, complementando o que já é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS); prevenção do câncer, detecção precoce, formação de profissionais, pesquisas e levantamento de dados epidemiológicos.

Situação atual do concurso Inca

Com pedido encaminhado para o Ministério da Saúde, a expectativa é de que o concurso Inca venha a ser autorizado para o próximo ano (2021). 

Para que isso pelo menos seja analisado, o Ministério da Saúde necessitará encaminhar o processo ao Ministério da Economia. O prazo para isso se encerrou no mês de maio de 2020. 

Concurso Inca: cargos e vagas

Ainda não foi divulgado o número exato de vagas que foram solicitadas para um possível concurso Inca, nem quais os cargos previstos. 

No último edital do Inca, que ofertou remuneração inicial entre R$ 5.821,50 e R$ 10.694,23, mais auxílio, os cargos foram os seguintes:

Nível Superior

Analista em Ciência e Tecnologia Júnior (áreas de Gestão de Projetos em Pesquisa e Prevenção do Câncer e Informação Técnico-Científica em Prevenção e Controle do Câncer), Analista em Ciência e Tecnologia Pleno (área de Engenharia de Infraestrutura - Engenharia Civil), Tecnologista Júnior (áreas de Medicina - Neurologia Pediátrica, Enfermagem- CTI Pediátrico e Medicina - Emergência).

Nível médio/técnico

Técnico de Controle de Qualidade em Radiação Ionizante, Técnico de Laboratório Imunogenética, Técnico em Radioterapia e Técnico de Informação em Saúde e Registro de Câncer. 

Último concurso Inca

Lançado em 2016, o último edital de concurso Inca tinha o objetivo de preencher 26 vagas e formar cadastro reserva em cargos efetivos da Carreira de Ciência e Tecnologia do quadro do Ministério da Saúde.

O certame foi realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). A sua validade foi expirada em 31 de maio de 2019.

Etapas do concurso Inca

Os candidatos inscritos em 2016 passaram por:

  • Provas objetivas de múltipla escolha, para todos os cargos, sobre Língua Portuguesa, Saúde Pública – Legislação do SUS e Conhecimentos Específicos;
  • Provas discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, para todos os cargos: um estudo de caso sobre tema constante do conteúdo programático de Conhecimentos Específicos para cada cargo/área; e
  • Avaliação de títulos, de caráter apenas classificatório, para todos os cargos.

Todas as etapas aconteceram no Rio de Janeiro.

Na etapa de avaliação de títulos, foram pontuados documentos que comprovassem:

  • A experiência, por ano completo, no exercício profissional na área pretendida;
  • As publicações técnicas ou tecnológicas na área afim (manuais, relatórios e outros);
  • Os artigos completos publicados em periódicos científicos, ou anais de congresso;
  • O doutorado, mestrado ou especialização. 
Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos INCA diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Cabo Frio
Todos os níveis de escolaridade
980
Prefeitura do Rio de Janeiro
Nível Superior
38
RioSaúde
Níveis Médio e Superior
41
Câmara de Três Rios
Todos os níveis de escolaridade
13
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro
Todos os níveis de escolaridade
34
Prefeitura de Carmo
Todos os níveis de escolaridade
71
Prefeitura de Itaboraí
Níveis Médio e Superior
653
RioSaúde
Nível Superior
10
RioSaúde
Todos os níveis de escolaridade
7
RioSaúde
Nível Superior
4
Veja todos » Concursos Abertos