Marinha Mercante abre seleção para Aquaviários (Moço de Máquinas)

Marinha do Brasil oferece 30 vagas para Moço de Máquinas, no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), Rio de Janeiro - RJ.

A Marinha Mercante, através do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), torna público o edital de processo seletivo para admissão ao Curso de Formação de Aquaviários. Em disputa estão 30 vagas para Moço de Máquinas (CFAQ-MOM 1/2020).

Poderão concorrer as vagas os candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos em 11 de maio de 2020 e que possuam a escolaridade mínima do 9º ano do ensino fundamental.

O que faz o Moço de Máquinas?

O Moço de Máquina é Aquaviário do 1º Grupo - Marítimos e que exerce suas atividades a bordo de embarcações mercantes, sendo responsável por auxiliar na operação dos equipamentos de máquinas, na manutenção e conservação do material de máquinas

O curso de Moço de Máquinas (CFAQ-MOM)

O curso será realizado no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA, localizado no Rio de Janeiro - RJ, e é composto por duas etapas.

A primeira etapa é o período escolar, realizado em sala de aula. Concluída esta fase, o aluno será submetido ao PIM - Programa de Instrução no Mar, como Aluno Estagiário. Esta segunda fase tem duração mínima de dois meses e ocorrerá a bordo de embarcações mercantes.

O curso será realizado em regime de externato e é gratuito, sendo oferecido material de ensino (por empréstimo) e merenda escolar, porém, não haverá a facilidade de alojamento.

O curso poderá ser cancelado caso o número de selecionados não alcance 50% das vagas oferecidas.

Ao finalizar o curso, o aluno será declarado Moço de Máquinas e receberá Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e certificado modelo DPC-1034.

Inscrições

As inscrições serão realizadas somente via internet através do site do CIAGA, por meio do link “Moço de Máquinas (CFAQ-MOM 1/2020)”.

O período de inscrição vai de 02 a 06 de março de 2020 e o valor da taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Etapas do processo seletivo Marinha Mercante

Este processo seletivo será composto por cinco etapas:

  1. Exame de Conhecimentos;
  2. Verificação de documentos e apresentação dos atestados médicos;
  3. Realização do Teste de Suficiência Física;
  4. Comprovação do tempo de embarque;
  5. Matrícula.

O exame de conhecimentos será realizado na data provável de 29 de março de 2020, das 10h30 às 13h30. O portão de acesso abre às 08h30 e será fechado às 09h30. Após o fechamento do portão, o limite para o candidato se apresentar no local de provas é até às 10h00.

O candidato deverá comparecer com antecedência ao local, devendo portar, obrigatoriamente, documento de identificação dentro da validade e caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente. Não será permitido portar lápis e borracha.

O exame de conhecimentos será composto por 20 questões de Matemática e 20 questões de Português, envolvendo conteúdo em nível de 9º ano do Ensino Fundamental.

Cada prova valerá 100 pontos, sendo que cada questão valerá 5 pontos. Os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer prova, estarão eliminados do processo seletivo.

O candidato só poderá se retirar do local de prova após 60 minutos de seu início. Ao final, não será permitido levar o caderno de questões. Para conferir o gabarito, será fornecido modelo para que o candidato preencha com suas respostas e destaque.

O Teste de Suficiência Física (TSF)

Para realização desta etapa, o candidato deverá trazer roupa de natação (sunga ou maiô inteiro). Não será permitido o uso de calção ou bermuda.

Para ser aprovado, o candidato deverá cumprir as seguintes etapas:

  • Prova de natação: nadar 25 metros, sem limite de tempo, em qualquer tipo de nado;
  • Prova de permanência dentro d’água: permanecer flutuando, sem qualquer auxílio, por 10 minutos.

As duas provas serão realizadas em um mesmo dia, com intervalo máximo de 60 minutos entre elas. 

Se o candidato for reprovado em uma ou mais provas, terá uma última chance, no prazo máximo de um dia.

Validade

Este processo seletivo será válido até a data da matrícula no curso.

Edital

Para outras informações sobre este processo seletivo, consulte o edital publicado no site do CIAGA.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Marinha diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Barra Mansa
Todos os níveis de escolaridade
1.081
Exército Brasileiro - Colégio Militar
Todos os níveis de escolaridade
480
IMBEL - Indústria de Material Bélico do Brasil
Nível Superior
20
Marinha do Brasil24
Prefeitura de Itaboraí
Níveis Médio e Superior
653
Prefeitura de Rio das Ostras
Todos os níveis de escolaridade
97
Veja todos » Concursos Abertos