Concurso MP - RJ: Edital iminente; prepare-se com antecedência!

Concurso MP – RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro): tempo está propício para como começar a sistematizar seus estudos para esse edital.

O Ministério Público do Rio de Janeiro confirmou que ainda no ano de 2019 pretende publicar um novo edital (concurso MP – RJ). O objetivo será preencher vagas do quadro de Servidores Auxiliares. Esse quadro é composto por quatro carreiras:

  • Técnico Administrativo (Nível Médio);
  • Técnico de Notificações (Nível Médio);
  • Analista Administrativo (Nível Superior com formação em Administração, Ciências Contábeis, Direito ou Economia);
  • Analista Processual (Nível Superior com graduação em Direito).

A remuneração mensal dos servidores técnicos administrativos do órgão atualmente está em torno de R$ 5.612. Já para os analistas administrativos os valores iniciais são de cerca de R$ 8.369.

Especula-se que, atualmente, o MP – RJ possua mais de 20 cargos vagos em seu quadro, que não é renovado por concurso público desde 2016.

Concorrência

    No último concurso, foram 67.085 inscritos disputando 21 vagas imediatas. Posteriormente, 173 pessoas foram convocadas pelo órgão, sendo 138 para cargos de Nível Médio e 35 para cargos de Nível Superior.

A relação candidato X vaga em 2016 já pode atestar que o próximo concurso MP - RJ terá uma concorrência ainda mais acirrada. Naquela época foram três vagas para Analistas, disputadas entre 5.281 candidatos, totalizando um número de 1.760 candidatos por vaga.

Já para o cargo de Analista - área Processual, 10. 852 candidatos pleitearam apenas uma vaga oferecida. O cargo que disponibilizou mais vagas foi o de Técnico do MP, na função Administrativa, que teve 16 vagas disputadas por 47.246 candidatos. Isso significou um número de 2.952 candidatos por vaga.

Por fim, no seletivo passado 3.733 concurseiros concorreram a apenas uma vaga para o cargo de Técnico do MP – Notificação e Atos Intimatórios.

Organizadora

Acrescentemos que o último concurso foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as provas foram exclusivamente objetivas. A expectativa é de que a organizadora e, consequentemente, o padrão de avaliação se mantenha a mesma, mas ainda não é um dado oficial.

Conteúdo programático das provas de 2016

Na prova de Analista da Área Administrativa, foram 100 questões e exigidos conhecimentos de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático (RLM), Organização do Ministério Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Administração Geral, Administração Pública e Contabilidade Pública.

Já a prova de Analista da Área Processual continha questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, RLM, Organização do Ministério Público, Tutela Coletiva e Direito da Infância e Juventude, Direito Administrativo e Direito Constitucional, Direito Civil e Direito Processual Civil e Direito Penal e Direito Processual Penal.

Na sequência, temos as matérias cobradas na prova de Técnico da Área Administrativa. Além de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico-Matemático (RLM) e Organização do Ministério Público, os candidatos tiveram que demonstrar conhecimentos em Noções de Informática e Noções de Direito Administrativo e Constitucional.

Por fim, para quem pleiteava o cargo de Técnico na Área de Notificações de Atos Intimatórios, foram requeridos domínio em Língua Portuguesa, RLM, Organização do Ministério Público, Noções de Direito Administrativo e Constitucional e Noções de Direito Processual.

Comece a se preparar

No concurso de 2016 do MP – RJ, as provas foram aplicadas na capital do estado e também no interior, nas cidades de Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Teresópolis e Volta Redonda.

Clique aqui para ter acesso aos documentos do concurso MP - RJ de 2016.

Dicas para a sua preparação

• Saiba ler o edital anterior e analise-o como um todo;
• Elabore um plano de estudos assertivo;
• Defina o material que irá usar para estudar;
• Revise e resolva questões;
• Trace metas e objetivos;
• Descanse e busque ajustar seu método de estudos.

Para ter acesso as outras dicas sobre como se preparar para concursos começando do zero, clique aqui. Veja também 10 erros a serem evitados na preparação.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail