Concurso PMERJ 2020: Governador diz que edital terá 2 mil vagas

Edital da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (concurso PMERJ 2020) oferecerá 2.000 vagas para Curso de Formação de Soldados (nível médio).

Concurso PMERJ: a foto mostra viatura da Polícia Militar

Vagas previstas para a Polícia Militar do Rio de Janeiro - Foto: André Gustavo Stumpf

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) vai realizar uma nova seleção pública de grande impacto! Ao fazer o lançamento do programa "Segurança Presente", no dia 29 de novembro de 2019, o governador do Estado, Wilson Witzel, anunciou que o concurso PMERJ 2020 terá oferta de 2.000 vagas para Soldados.

Witzel ainda indicou que, além dessas novas vagas, também serão chamados aprovados remanescentes do concurso de 2014. "É o nosso compromisso de recompor a Polícia Militar", assegurou.

A intenção do atual governador de convocar aprovados do concurso anterior vinha sendo manifestada há um bom tempo. No final de 2019, Witzel publicou em sua página social o seguinte: "muitos querem saber da convocação dos policiais que passaram no concurso. O governador eleito Wilson Witzel vai chamar os novos policiais, mas eles precisam de formação antes de assumir os postos. Para tal, será apresentado um cronograma para convocação".

O cadastro de reserva do concurso PMERJ de 2014 é extenso: possui 3.000 aprovados. Logo, a proposta da atual administração do Rio de Janeiro é reforçar consideravelmente o contingente de policiais militares.

Em julho de 2020, por meio da TV PMERJ, o secretário de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo, reiterou o objetivo do governador na realização de um novo concurso. O secretário afirmou, inclusive, que a intenção é a de realizar anualmente concursos da PMERJ para provimento de 2 mil vagas!

Veja quais são os requisitos para disputar uma vaga de Soldado PMERJ

Se forem seguidas as regras do edital mais recente da PMERJ (de 2014), os requisitos para participar do concurso serão os seguintes:

  • Ser brasileiro nato;
  • Estar em dia com as obrigações militares, para os candidatos masculinos;
  • Ter idade entre 18 e 35 anos, de acordo com a nova legislação;
  • Ser eleitor e estar em dia com suas obrigações eleitorais;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou estar concluindo;
  • Ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria "B" ou superior;
  • Para candidatos do sexo masculino, ter altura mínima de 1,65m e para as candidatas altura mínima de 1,60m.

Banca organizadora

No momento, o concurso PMERJ 2020 encontra-se apenas nos seus preparativos iniciais. É de se esperar que nos próximos meses a pasta da Gestão do governo traga novas informações sobre o processo licitatório para contratação da organizadora. Continuaremos acompanhando a imprensa oficial.

A empresa responsável pelo concurso anterior para Soldados da PMERJ foi a Exatus Promotores de Eventos e Consultoria. A mesma também organizou o concurso para Oficiais daquele ano, cuja oferta foi de 120 vagas.

Etapas do concurso PMERJ

Os candidatos ao concurso PMERJ deverão passar pelas seguintes etapas:

  • Exame Intelectual, mediante a aplicação de prova objetiva e redação;
  • Avaliação psicológica;
  • Exame antropométrico;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Exame Toxicológico;
  • Exames Médicos; e
  • Investigação Social e Documental.

Concurso PMERJ de 2014

O último concurso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro para Soldados ofereceu 6.000 vagas. Desse total, 5.400 foram para candidatos masculinos e 600 para candidatos femininos. O edital previa que, pela "natureza do cargo", não haveria "reserva de vagas para deficientes físicos".

O concurso teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, a critério da PMERJ.

Confira na íntegra o conteúdo programático das provas de 2014

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação e compreensão de textos; construção de sentido e efeitos de sentido (semântica); denotação (sentido literal) e conotação(sentido figurado); relações lexicais; intertextualidade; gêneros textuais;tipologia textual; linguagem verbal e não verbal; funções da linguagem; variedades linguísticas; tipos de discurso; acentuação gráfica; ortografia; classe de palavras (substantivo, artigo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição); estrutura e formação de palavras; sintaxe (frase, oração, período; termos essenciais, integrantes e acessórios da oração; concordância nominal e verbal; regência nominal e verbal (crase); colocação pronominal; coesão;coerência; pontuação.

GEOGRAFIA

Características Gerais do Estado do Rio de Janeiro:

  1. Reconhecer as relações entre sociedade e o ambiente natural no Estado do Rio de Janeiro, destacando os impactos ambientais produzidos e as influências dos elementos naturais na sociedade fluminense.
  2. Identificar as principais regiões do Estado e suas características gerais.
  3. Apresentar noções básicas sobre a geografia do Município do Rio de Janeiro.
  4. Reconhecer aspectos gerais do processo de favelização e suas características atuais.
  5. Identificar em textos e gráficos situações problema típicas da sociedade fluminense e reconhecer formas de reduzir os problemas gerados em tais situações.
  6. Apresentar noções de localização espacial dentro do Estado do Rio de Janeiro a partir da utilização de mapas.

HISTÓRIA

  1. A expansão Ultramarina Portuguesa dos séculos XV e XVI.
  2. O sistema colonial português na América - Estrutura político-administrativa, estrutura sócioeconômica, a escravidão (as formas de dominação econômico-sociais); as formas de atuação do Estado Português na Colônia; a ação da Igreja, as invasões estrangeiras, expansão territorial, interiorização e formação das fronteiras, as reformas pombalinas, rebeliões coloniais. Movimentos e tentativas emancipacionistas.
  3. O período joanino e o processo de independência - A presença britânica no Brasil, a transferência da Corte, os tratados, as principais medidas de D. João VI no Brasil, política joanina, os partidos políticos, revoltas, conspirações e revoluções, emancipação e conflitos sociais, o processo de independência do Brasil.
  4. Brasil Imperial - O Primeiro Reinado, o Período Regencial e o Segundo Reinado: aspectos, políticos, administrativos, militares, culturais,econômicos, sociais, territoriais, a política externa, a questão abolicionista, o processo de modernização, a crise da monarquia e a proclamação da república.

SOCIOLOGIA

Relações entre indivíduo e sociedade, distinção do espaço público e privado, o Estado e os direitos humanos, cidadania e diversidade.

NOÇÕES SOBRE DIREITOS HUMANOS

Direitos e Deveres Individuais e coletivos. Considerações sobre a polícia e os Direitos Humanos.

LEGISLAÇÃO BRASILEIRA DE TRÂNSITO

  1. Penalidades aplicadas às infrações de trânsito.
  2. Medidas administrativas a serem adotadas pela autoridade de trânsito e seus agentes.

INFORMÁTICA

Aplicativos para processamento de texto, planilhas eletrônicas e apresentações: conceitos e modos de utilização; conceitos básicos e modos de emprego de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à rede de computadores, internet e intranet.

Alberto Vicente
Redator
Formado em Letras pela UEFS, colabora com o time Concursos no Brasil desde 2011, produzindo conteúdos sob medida para os seus leitores. Começou a escrever textos para a internet no ano de 1997 e não parou mais.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos PMERJ diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Prefeitura de Cabo Frio
Todos os níveis de escolaridade
980
RioSaúde
Níveis Médio e Superior
41
Câmara de Três Rios
Todos os níveis de escolaridade
13
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro
Todos os níveis de escolaridade
34
Prefeitura de Carmo
Todos os níveis de escolaridade
71
Prefeitura de Itaboraí
Níveis Médio e Superior
653
RioSaúde
Nível Superior
10
Veja todos » Concursos Abertos