Concurso Polícia Civil PCE RJ: 7 editais oferecerão 1.000 vagas!

Concurso Polícia Civil PCE RJ: sete editais ofertarão 1.000 vagas para diversos cargo dos níveis fundamental ao superior. Aguarde!

Os novos concursos serão abertos para a Polícia Civil do Rio de Janeiro estão a caminho, com previsão de publicação de editais até julho de 2019, ou, um pouco depois! O novo governador Wilson Witzel anunciou que a PCE RJ irá preencher 1.000 vagas. Um comissão foi formada, conforme publicação do DOERJ de 01 de julho de 2019.

Distribuição das vagas

O perfil social da PCE - RJ informou que, ao todo, serão sete editais de concursos públicos, com as vagas assim distribuídas: 100 postos para Delegado (nível superior); 100 vagas para Perito Legista (superior); 500 para Inspetor (superior); 60 para Perito Criminal (superior); e 100 para Investigadores.

Já para os níveis fundamental e técnico, as vagas serão para Técnico de Necropsia (80 vagas) e Auxiliar de Necropsia (60 vagas).

O número de vagas anunciado, contudo, ainda não é capaz de suprir as carências de servidores do setor de Segurança Pública do Estado do Rio. Um informe do site do Sindpol-RJ indica que o déficit de policiais civis no Rio é gigantesco: enquanto  a Lei Estadual 699/83 estabelece que o Estado precisa ter pelo menos 23 mil agentes na ativa, a corporação conta, na atualidade, com cerca de 9,3 mil policiais!

Prioridade do novo governo do RJ

Witzel já afirmou que a Segurança Pública é uma das prioridades do seu governo. "Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas", concluiu.  

Concurso Polícia Civil RJ - Edital anterior

Em 2014, a Polícia Civil realizou concurso para preenchimento de 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial de 3ª Classe - 2014. O salário do cargo era de R$ 4.830,63 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O concurso Polícia Civil 2014 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Das 100 vagas abertas, 20 foram reservadas para candidatos negros e índios e cinco para pessoas com deficiência. A ocupação exigia curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos.

O concurso foi constituído das seguintes etapas de avaliação:

  • Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Exame médio, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional.

A prova de conhecimentos (objetiva) foi aplicada em dezembro daquele ano e o prazo de validade do concurso público foi de um ano, a contar da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
CaixaEstagiárioVárias
Câmara de GuapimirimNíveis Fundamental e Superior16
FAETEC - RJNíveis Médio e Superior209
IBGEAgente censitário e Coordenador Censitário2.658
IFFluminenseIntérprete de libras6
MP RJNíveis Médio e Superior18
PGM de Nova IguaçuNíveis Médio e Superior38
Prefeitura de Angra dos ReisTodos os níveis de escolaridade228
Prefeitura de CordeiroTodos os níveis de escolaridade31
Prefeitura de Laje do MuriaéTodos os níveis de escolaridade112
Veja todos » Concursos Abertos