Concurso Polícia Civil - RJ 2019: editais abrirão cerca de 1.000 vagas

Concurso Polícia Civil RJ 2019 tem avanço com anúncio do governador para 1.000 vagas. Em 2018 o então governador Pezão também já havia anunciado novo concurso.

A boa notícia deste começo de ano é que novos concursos serão abertos para a Polícia Civil do Rio de Janeiro! Em julho do ano de 2018 o então governador Luiz Fernando Pezão já havia autorizado a abertura de edital para suprimento de 80 vagas nos cargos de Inspetor de Polícia, Perito Legista, Técnico de Necropsia e Auxiliar de Necropsia.

Mas os editais não devem parar por aí. Na última quarta-feira, 30 de janeiro de 2019, o novo governador Wilson Witzel anunciou que procederá com autorização para o preenchimento de 1.000 vagas. Essa informação foi transmitida durante a assinatura do termo de convocação de 81 oficiais de cartórios, remascentes do último concurso para a classe.

Witzel fez questão de afirmar que a Segurança Pública é uma das prioridades do seu governo. "Sabemos que uma Polícia Civil bem aparelhada e com capacidade de investigação poderá desmobilizar o crime organizado. Além de mais policiais nas ruas, a Secretaria de Administração Penitenciária está fazendo diversas vistorias nas cadeias para apreender celulares e drogas", concluiu.  

O número de vagas já anunciado, contudo, ainda não é capaz de suprir as carências de servidores do setor de Segurança Pública do Estado do Rio. Um informe do site do Sindpol-RJ indica que o déficit de policiais civis no Rio é gigantesco: enquanto  a Lei Estadual 699/83 estabelece que o Estado precisa ter pelo menos 23 mil agentes na ativa, a corporação conta, na atualidade, com cerca de 9,3 mil policiais!

Cargos do Concurso Polícia Civil RJ 2019

No total, segundo o novo governador, serão 1.000 vagas, para as ocupações de Delegado, Agente e Perito. Todos estes cargos exigem nível superior de escolaridade. 

A Comissão do novo concurso já se reuniu para iniciar os procedimentos necessários à elaboração do edital. Ressalte-se que a proposta deste concurso ainda passará por "estudo de viabilidade financeira".

Concurso Polícia Civil RJ - Edital anterior

Em 2014, a Polícia Civil realizou concurso para preenchimento de 100 vagas na classe inicial da carreira de Papiloscopista Policial de 3ª Classe - 2014. O salário do cargo era de R$ 4.830,63 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O concurso Polícia Civil 2014 foi organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Das 100 vagas abertas, 20 foram reservadas para candidatos negros e índios e cinco para pessoas com deficiência. A ocupação exigia curso de nível superior em qualquer área de formação, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria "B", entre outros requisitos.

O concurso foi constituído das seguintes etapas de avaliação:

  • Prova de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova de capacidade física, de caráter eliminatório;
  • Exame psicotécnico, de caráter eliminatório;
  • Exame médio, de caráter eliminatório;
  • Curso de formação profissional.

A prova de conhecimentos (objetiva) foi aplicada em dezembro daquele ano e o prazo de validade do concurso público foi de um ano, a contar da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio de Janeiro diretamente no seu e-mail