Concurso Prefeitura de São Gonçalo - RJ para Guarda está suspenso

O concurso Prefeitura de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, tem 40 vagas imediatas de nível médio e 120 para formação de cadastro reserva.

Concurso Prefeitura de São Gonçalo guarda municipal - a foto mostra a guarda municipal de são gonçalo

Informações sobre o concurso Prefeitura de São Gonçalo. - Foto: Divulgação / Guarda Municipal de São Gonçalo

O concurso Prefeitura de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, regido pelo edital nº 003/2020, teve a suspensão determinada por meio de processo administrativo, em decorrência da pandemia da COVID-19.

Dessa forma, a prova, que estava agendada para o dia 16 de agosto de 2020, fica adiada até que o cenário epidemiológico forneça condições de aplicação com toda a segurança para os candidatos.  

O cargo oferecido no concurso Prefeitura de São Gonçalo, organizado pelo Instituto Selecon, é para Guarda Municipal, tendo como requisito possuir ensino médio completo.

Estão abertas 38 vagas de ampla concorrência e duas reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, existem outras 120 vagas com o objetivo de formar cadastro reserva.

Serão jornadas de 40 horas de serviço semanal para receber salário-base de R$ 974,00. Somado às gratificações, o vencimento final pode chegar a R$ 3.506,47.

As inscrições foram encerradas no site do Instituto Selecon até 02 de agosto de 2020. 

Etapas do concurso Prefeitura de São Gonçalo

Serão realizadas cinco etapas no concurso Prefeitura de São Gonçalo, sendo a primeira uma prova objetiva. Um novo cronograma com a data da aplicação será divulgado oportunamente.

Os candidatos terão três horas e meia para responder 80 questões de múltipla escolha acerca de:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática;
  • Noções de Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo;
  • Legislação Extravagante;
  • Conhecimentos Específicos: Legislação da GM/SG.

Para se preparar, os inscritos podem estudar a partir dos conteúdos expostos no Anexo III do edital. Outra boa ideia é responder provas antigas, como nos nossos simulados.

Os aprovados serão submetidos a um exame de aptidão física. Quem não for convocado está automaticamente eliminado do concurso Prefeitura de São Gonçalo. Nessa segunda etapa, os candidatos precisam estar vestindo roupas apropriadas para exercício e, assim, vão realizar:

  • Flexão abdominal;
  • Flexão de braços;
  • Corrida de Velocidade;
  • Corrida de Resistência.

Sabendo da aptidão física dos candidatos para o cargo de Guarda Municipal, esses passarão por uma avaliação psicológica. Os psicólogos irão analisar características da personalidade do candidato para saber qual seria sua reação em situações de forte pressão externa.

Critérios como ansiedade, impulsividade, controle emocional, atenção, além de outros serão utilizados como parâmetro para declarar a pessoa como apta ou não.

A quarta etapa é constituída de exame médico que irá avaliar a relação peso/estatura, frequência cardíaca, pressão arterial e o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo humano.

Para isso, serão feitos os seguintes exames: oftalmológico, otorrinolaringológico, odontológico, toxicológico e laboratorial. O edital do concurso Prefeitura de São Gonçalo também especifica quais outros exames os candidatos devem apresentar à junta médica por conta própria.

Por último, os aprovados em todas as fases anteriores serão submetidos a uma investigação social para qual devem preencher o Questionário de Informações Confidenciais, disponível no Anexo II do edital.

Então, serão convocados para um exame psicotécnico em que deverão apresentar uma série de documentos pessoais para confirmar sua idoneidade moral.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em São Gonçalo diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Fesaúde Niterói
Todos os níveis de escolaridade
783
Prefeitura de Cabo Frio
Todos os níveis de escolaridade
980
Prefeitura do Rio de Janeiro
Nível Superior
38
Câmara de Três Rios
Todos os níveis de escolaridade
13
Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro
Todos os níveis de escolaridade
34
Prefeitura de Carmo
Todos os níveis de escolaridade
71
Prefeitura de Itaboraí
Níveis Médio e Superior
653
RioSaúdeVárias
RioSaúde
Nível Superior
4
RioSaúde
Nível Superior
10
Veja todos » Concursos Abertos