SEDUC - RO abre seleção para Assistentes de Alfabetização

Secretaria de Estado da Educação de Rondônia oferece mais de 100 vagas para Assistente de Alfabetização em vários municípios.

A Secretaria Estadual de Educação do estado de Rondônia divulgou edital de processo seletivo nº 01/2018 que tem como meta a seleção e constituição do banco de Assistentes de Alfabetização voluntários para o Programa Mais Alfabetização que deverão atuar em diversos municípios do estado. Podem participar da seletiva Pedagogos, Normalistas, Magistério Médio e graduandos do curso de Pedagogia das universidades públicas e/ou particulares.

O programa do Governo Federal foi instituído pela Portaria nº 142/MEC de 22 de fevereiro de 2018 e, nesta oportunidade, são oferecidas 100 vagas dentro das seguintes cidades do Estado de Rondônia:

Alvorada do Oeste (02 vagas), Ariquemes (02 vagas), Cacoal (09 vagas), Candeias do Jamari (02 vagas), Cerejeiras (02 vagas), Corumbiara (01 vaga), Espigão do Oeste (05 vagas), Jaru (02 vagas), Ji Paraná (33vagas), Ministro Andreazza (01 vaga), Parecis (01 vaga), Pimenta Bueno (01 vaga), Porto Velho (28 vagas), Presidente Médici (06 vagas), Rolim de Moura (02 vagas) e Theobroma (01 vaga).

O cargo de Assistente de Alfabetização não possui vínculo empregatício, mas proporciona ao voluntário ressarcimento por turma e hora/aula. Neste caso é ofertado o valor de R$ 150,00 por turma que cada assistente assumir. As atividades de apoio terão carga horária diária mínima de 60 minutos por turma.

É importante esclarecer que a quantidade de turmas que pode ser assumida passa pelo crivo do tipo de unidade escolar (vulnerável ou não vulnerável), bem como dependerá do planejamento da escola para a atuação do Assistente de Alfabetização e da disponibilidade de tempo que este terá.

As inscrições deverão ser realizadas até o dia 27 de abril de 2018, presencialmente, nas Coordenadorias Regionais de Educação – CRE’s, das 8h às 13h. Não será efetuada a cobrança de taxa de inscrição. É necessário que o interessado a vaga, no momento da inscrição, apresente os seguintes documentos para efetuação da inscrição:

  • Ficha de inscrição devidamente preenchida, com todos os dados solicitados, sem emendas e/ou rasuras;
  • Fotocópias nítidas dos seguintes documentos, com a apresentação dos originais para fins de conferência;
  • Carteira de Identidade (frente e verso);
  • CPF;
  • Título de Eleitor, com comprovante de quitação eleitoral;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma (para candidatos graduados, com Normal Superior ou Magistério Médio; ou Histórico Escolar atualizado e comprovante de matrícula quando se tratar de estudante universitário);
  • Documento comprobatório de experiência docente (não valendo fração de semestre).
  • Certidão de Antecedentes Civis e Criminais - http://www.jf.jus.br/cjf/servico/ certidao-negativa

Os candidatos serão selecionados a partir de uma única etapa, que avaliará o currículo devidamente comprovado pelo candidato. A pontuação máxima são 10 pontos e seguem a ordem:

  1. Pedagogo - 03 pontos

  2. Experiência comprovada em alfabetização (magistério e participação em projetos) – 02 pontos para cada ano comprovado;

  3. Magistério em outras etapas do Ensino Fundamenta – 01 ponto para cada ano comprovado;

  4. Cursando pedagogia ou curso de licenciatura – 01 ponto.

O Termo de Compromisso para prestação das atividades de professor auxiliar, será pelo prazo máximo de 10 meses (podendo ser um prazo inferior), período este que poderá ser alterado de acordo com normas e diretrizes (a serem) estabelecidas pelo FNDE/MEC.

Fonte: http://www.diof.ro.gov.br/data/uploads/2018/04/Doe-24_04_2018.pdf (pág. 53)

Concursos RelacionadosVagas
ALE/RO - Assembleia Legislativa de RondôniaNíveis Médio e Superior110
Prefeitura de Mirante da SerraAssistente social2
Prefeitura de Presidente MédiciNíveis Médio e Superior10
Veja todos » Concursos Abertos