Concurso SEMED (Porto Velho - RO): Edital abre vagas na Educação

Concurso SEMED Porto Velho - RO: Edital publicado pelo IBADE prevê preenchimento de mais de 820 vagas para a área da Educação.

A Prefeitura de Porto Velho, Rondônia, publicou, por meio da organizadora IBADE, edital do seu concurso público nº 001/2019 destinado à Secretaria Municipal de Educação (concurso SEMED Porto Velho - RO).

Em disputa estão 824 vagas para profissionais da área da educação, já considerando a reserva para pessoas com deficiência. O concurso tem prazo de validade de dois anos, prorrogável.

Veja os cargos disponíveis

Para o ensino fundamental, a SEMED disponibiliza chances para Agente de Limpeza Escolar e Merendeira Escolar. Vencimentos iniciais de R$ 1.251,05.

Pessoas que possuam o nível médio poderão concorrer às vaga de Agente de Secretaria Escolar, Auxiliar de Bibliotecário, Cuidador de Alunos, Inspetor Escolar e Instrutor de Arte. O vencimento inicial é de até R$ 2.046,11.

Vale ressaltar que as oportunidades para Instrutor de Arte distribuem entre as seguintes áreas: Violino/Violoncelo/Viola Clássica/Contra Baixo Clássico, Guitarra/Violão/Contra Baixo, Teclado, Clarinete/Saxofone/Flauta Transversal, Bateria/Percussão, Piano, Dança Contemporânea, Trombone de Vara, Trompete, Canto, Dança Clássica e Teatro. 

Com ganhos de até R$ 1.851,30, os cargos de nível superior são: Especialista em Educação – Supervisão Educacional, Especialista em Educação - Orientador Educacional, Especialista em Educação - Nutricionista, Especialista em Educação – Psicólogo, Especialista em Educação - Bibliotecário, Professor Nível II - Séries Iniciais do 1º ao 5º ano, Professor Nível II – Educação Física, Professor Nível II – Letras Português, Professor Nível II – Matemática, Professor Nível II – Letras Inglês, Professor Nível II – Ciências Biológicas, Professor Nível II – História e Professor Nível II – Geografia.

Inscrições Concurso SEMED (Porto Velho - RO)

As inscrições podem ser feitas pelo site do IBADE no período entre 13 de maio e 16 de junho de 2019.

Provas SEMED (Porto Velho - RO)

Independente da opção por cargo feita pelos candidatos, todos farão a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, que será a primeira etapa do concurso.

A segunda etapa para o cargo de Merendeira (nível fundamental) será a prova prática. Para os cargos de Instrutor de Arte, haverá uma segunda etapa, também de prova prática.

Já os inscritos ao cargo de Professor (todas as especialidades) participarão da segunda etapa, que será a prova de títulos.

As provas objetivas estão previstas para serem aplicadas nos dias 14 e 21 de julho de 2019, conforme o cargo, prioritariamente na própria cidade de Porto Velho.

O município

Porto Velho é a capital do Estado de Rondônia e possui cerca de 519 mil habitantes, sendo o mais populoso município de seu estado e o quarto mais populoso da região norte, perdendo apenas para Manaus, Belém e Ananindeua. A cidade fica na margem à leste do Rio Madeira, na Região Norte do Brasil.

A cidade é também conhecida por ser a capital da Madeira-Mamoré, uma vez que foi fundada por uma empresa americana denominada Madeira Mamoré Railway Company, quando foi construída a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais (ensino fundamental) - dicas para as provas da SEMED de Porto Velho

Os Parâmetros Curriculares Nacionais são documentos elaborados pelo poder público (especificamente o Ministério da Educação) de forma participativa, ou seja, na fase de elaboração os professores e demais envolvidos na educação participaram do processo.

De forma geral, tais documentos auxiliam nos conteúdos e práticas que os estudantes vivenciaram ao longo do ano letivo.

A importância de se ter um documento de âmbito nacional é relevante, uma vez que a educação no Brasil é repleta de desigualdades.

Assim, é possível criar um panorama nacional, aumentar os índices educacionais do país e ainda oferecer os mesmos conteúdos em todas as regiões e escolas do país, considerando também as especificidades regionais.

Os parâmetros curriculares nacionais do ensino médio se subdividem em dois grupos (do 1º ao 4º ano e do 5º ao 8º ano), conheça a seguir os princípios gerais destes documentos e se informe!

Princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino fundamental

Os princípios gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino médio podem ser sintetizados da seguinte forma:

• Conteúdos: são divididos em conceituais, procedimentais e atitudinais.

- Os conteúdos conceituais dizem respeito ao desenvolvimento de capacidades intelectuais, as quais são utilizadas para construir e interpretar símbolos, ideias, imagens e representações. Nesse tipo de conteúdo o processo de ensino e aprendizagem deve ser feito por meio de aproximações sucessivas e próximas à realidade do aluno;

- Os conteúdos procedimentais dizem respeito ao desenvolvimento de habilidades, envolvendo a capacidade de tomar decisões e de realizar ações de forma não aleatória e com o objetivo de se atingir uma meta. Como mecanismo dos conteúdos procedimentais é comum (e recomendado) a utilização de atividades práticas, como maquetes ou experimentos.

- Já os conteúdos atitudinais são trazidos de forma transversal no ensino fundamental. Nesse tipo de conteúdo, a escola age como um agente socializador e trabalha com os alunos a convivência em sociedade, principalmente no que se refere à construção de valores (que devem ser expressos por meio de regras, construídos de forma coletiva e não exclusivos).

• No que se refere às formas de avaliação, os parâmetros definem três tipos, os quais:

- Inicial: fase diagnóstica e investigativa;
- Contínua: envolve avaliações de caráter processual;
- Final: feita a partir das avaliações supracitadas.

Com tais tipos de avaliação, tem a sustentação de três visões, a do professor, a do aluno e a da escola.

• Já os objetivos gerais dos parâmetros curriculares nacionais no ensino médio são:

- Compreender a cidadania;
- Posicionar-se de maneira crítica;
- Conhecer e valorar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro;
- Perceber-se integrante e agente transformador do ambiente;
- Desenvolver o conhecimento;
- Utilizar de diferentes linguagens;
- Saber utilizar fontes e recursos tecnológicos;
- Questionar a realidade.

Todos esses objetivos dependem um do outro e tem como principal função a formação de um individuo que exerça de forma satisfatória a sua cidadania.

Contudo, os parâmetros curriculares nacionais no ensino médio são divididos em dois grandes conjuntos, séries iniciais (disponível aqui) e séries finais (disponível aqui), sendo composto por: um livro de caráter introdutório, volumes das disciplinas específicas e volumes para os temas transversais.

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