UNIPAMPA abre processo seletivo para Técnico em Libras

Seletivo UNIPAMPA é destinado a preencher vagas para Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais nos Câmpus Santana do Livramento e Uruguaiana.

A Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no Rio Grande do Sul, tornou público o edital n. º 359/2018 referente ao seu processo seletivo que abre duas vagas temporárias para Técnicos Especializados em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As oportunidades são destinadas aos Câmpus Santana do Livramento e Uruguaiana.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir graduação em Letras/Libras ou graduação em qualquer área, acrescido de Prolibras (Certificação de Proficiência para tradução e interpretação, ou de ensino de Libras) ou Curso de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras/Língua Portuguesa de no mínimo 360 horas.

As vagas são temporárias e os contratos terão duração de um ano, podendo ser prorrogados até o limite de dois anos, a critério da administração.

A remuneração é de R$ 4.180,66 para uma jornada de 40 horas semanais.

Atribuições do cargo

  • Realizar tradução e interpretação da Libras/Língua Portuguesa/Libras de atividades de ensino, pesquisa, extensão e técnico-administrativas em que estiverem envolvidos servidores e estudantes surdos da UNIPAMPA;
  • Organizar, coordenar e assessorar atividades de extensão envolvendo a inclusão de pessoas surdas da UNIPAMPA;
  • Colaborar na produção de material técnico-pedagógico acessível em Libras para subsidiar a comunicação, acesso à informação e participação de pessoas surdas nas atividades científicas, tecnológicas, artísticas e culturais da comunidade universitária;
  • Participar de formações propostas pela chefia imediata;
  • Executar outras tarefas de mesma natureza e nível de complexidade associadas ao processo de inclusão de servidores e estudantes surdos no ambiente universitário.

No uso de suas atribuições, se fará uso da imagem e voz do profissional, sendo estas, portanto, de domínio público.

Requisitos para o cargo

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado, nos termos da legislação em vigor, ou português com comprovada condição de igualdade e gozo dos direitos políticos;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais para ambos os sexos, e com a situação militar aos candidatos do sexo masculino;
  • Possuir a formação mínima exigida;
  • Não ser servidor da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas;
  • Não ter tido contrato anterior encerrado há menos de 24 meses;
  • Não ser participante da gerência ou administração de sociedade privada, na condição de administrador ou sócio-gerente.

Inscrições

As inscrições serão aceitas até o dia 18 de novembro de 2018, através do endereço eletrônico www.unipampa.edu.br/portal/concursos, mediante preenchimento de formulário específico.

Haverá cobrança de taxa de inscrição no valor de R$ 90,00, estando isentos desta taxa os candidatos que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico e que forem membros de família de baixa renda, conforme legislação vigente.

Provas

Este processo seletivo será composto por provas objetivas e práticas. As provas serão realizadas na cidade de Bagé - RS nas datas prováveis de 01 e 02 de dezembro de 2018.

A prova objetiva será formulada em Libras e terá 10 questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos linguísticos, educacionais e legislação específica da Libras.

A prova prática será dividida em três etapas:

  • 1ª etapa: o participante fará uma apresentação pessoal, em Libras, na qual deverá identificar-se, falar sobre sua formação e sobre suas perspectivas de atuação profissional. Esta apresentação terá, no máximo, 5 minutos;
  • 2ª etapa: o candidato assistirá a duas vezes um vídeo, gravado em Libras. Depois fará a interpretação ou tradução, simultânea, para a Língua Portuguesa;
  • 3ª etapa: o candidato assistirá a duas vezes um vídeo, gravado em Língua Portuguesa. Depois fará a interpretação ou tradução, simultânea, para Libras.

As provas valerão 10 pontos, sendo 4 pontos relativos a prova objetiva e 6 pontos relativos a prova prática.

Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a seis no total de pontuação, que atingirem o mínimo de 60% dos pontos na prova prática e que não zerarem nenhum dos critérios avaliados.

Em caso de empate no resultado final, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

  1. Maior pontuação na prova prática;
  2. Maior pontuação na prova objetiva;
  3. Menor número de inscrição.

Edital

O edital foi publicado no Diário Oficial da União, em sua edição nº 199 de 16 de outubro de 2018, página 40, seção 3 e também será publicado no site da Unipampa.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos UNIPAMPA diretamente no seu e-mail