Brigada Militar - RS: concurso está SUSPENSO TEMPORARIAMENTE

Brigada Militar, no estado do Rio Grande do Sul, abre 190 vagas para Técnico de Enfermagem, Enfermeiro e Médico. Vagas são para Porto Alegre e Santa Maria.

concurso brigada militar - rs

As vagas são destinadas a área da saúde. - Foto: Divulgação/Brigada Militar - RS

A Brigada Militar do estado do Rio Grande do Sul publicou dois editais com o objetivo de preencher 190 vagas para Praças e Oficiais de Saúde Temporários (OST). As oportunidades são destinadas a funções de níveis técnico e superior.

Entretanto, por causa da pandemia de coronavírus (Covid-19), o certame está suspenso temporariamente conforme comunicado oficial! A nova data para aplicação das etapas ainda não foi divulgada. O candidato precisa ficar atento ao site da banca organizadora para acompanhar o novo cronograma. Mais informações podem ser acessadas no site da organização.

Vagas na Brigada Militar

Para nível técnico são 145 vagas para exercer a função de Soldado Temporário na área da saúde. Todas as vagas são para Técnico em Enfermagem.

Para nível superior são 45 vagas para exercer a função de 1º Tenente da área da saúde. Estas oportunidades são para Enfermeiro e Médico em diferentes especialidades.

Os profissionais serão lotados nos municípios de Porto Alegre e Santa Maria.

O contrato temporário terá duração de dois anos, podendo haver prorrogação por igual período, apenas uma vez.

Como se inscrever no processo seletivo da Brigada Militar

As inscrições serão realizadas entre os dias 08 e 22 de janeiro de 2020, apenas via internet, através do endereço eletrônico da Brigada Militar.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 85,53 para a função de nível técnico e de R$ 195,02 para as funções de nível superior.

Formas de avaliação dos candidatos

Os candidatos ao processo seletivo serão avaliados da seguinte forma:

  • Fase inicial: exame de saúde, exame de aptidão física, avaliação psicológica, prova de títulos (apenas para as vagas de nível superior) e entrevista técnica;
  • Fase intermediária: investigação social e comprovação dos requisitos exigidos;
  • Fase final: realização do Curso de Adaptação que terá duração de três semanas.

Com relação à fase inicial, as três primeiras etapas possuem caráter eliminatório, enquanto que a prova de títulos (se houver) e a entrevista técnica terão caráter classificatório.

Como será o exame de aptidão física?

Esta etapa irá envolver os seguintes testes:

HomensMulheres
15 flexões de braço em posição de apoio de frente sobre o solo10 flexões de braço em posição de apoio de frente sobre o solo do tipo feminino (joelhos encostados no chão)
30 flexões abdominais em 60 segundos25 flexões abdominais em 60 segundos
Percorrer 2.000 metros em 12 minutosPercorrer 1.600 metros em 12 minutos

Prova de títulos

Esta etapa é exclusiva para os candidatos de nível superior e valerá até 100 pontos, devendo os candidatos entregarem seus respectivos títulos no dia de realização do exame de aptidão física.

Serão avaliados os títulos dos candidatos aprovados nas etapas anteriores.

A pontuação desta fase obedecerá aos seguintes critérios:

TítuloPontos por títuloPontuação máxima
Mestrado30 pontos70 pontos
Doutorado40 pontos
Pós graduação lato sensu, em nível de especialização, com carga horária mínima de 360 horas, exceto se exigida como requisito à função15 pontos15 pontos
Trabalhos científicos publicados em revista indexada e/ou capítulo de livro publicado na área de saúde que concorre1 ponto15 pontos

A entrevista técnica

Esta etapa valerá até 100 pontos, na qual o candidato deverá demonstrar conhecimento técnico em sua área de atuação diante de uma banca avaliadora.

O conteúdo programático a ser cobrado nesta entrevista consta no anexo do edital.

Critérios de avaliação e de desempate

A nota final para os candidatos às funções de nível técnico será igual à nota da entrevista técnica. No caso de haver candidatos com a mesma nota, será realizado sorteio pela Loteria Federal.

A nota final para os candidatos de nível superior será obtida pela soma da nota da prova de títulos e da entrevista técnica. Em caso de empate, a preferência será dada ao candidato com a maior nota na entrevista técnica e depois ao candidato com a maior nota na prova de títulos. Persistindo o empate, será realizado sorteio pela Loteria Federal.

Como será o curso de adaptação?

Os candidatos aprovados em todas as fases anteriores e classificados dentro do número de vagas serão convocados para realizarem o curso de adaptação.

Este curso terá duração total de 120 horas aula e possui caráter eliminatório.

Serão aprovados no curso, os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,00, desde que não tenham sido reprovados em nenhuma disciplina do curso.

O curso será realizado na cidade de Porto Alegre - RS.

Editais

Os editais estão publicados na edição de 07 de janeiro de 2020 do Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul (DOE - RS): edital nível técnico e edital nível superior.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio Grande do Sul diretamente no seu e-mail