Centro de Informação Toxicológica CIT RS abre seleção simplificada

Centro de Informação Toxicológica CIT RS abre seleção de estagiários nas áreas de Medicina e Medicina Veterinária.

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde abre seu processo de seleção de estagiários para atuação do plantão de urgência do Centro de Informação Toxicológica do Estado.

As oportunidades são para estudantes de nível superior dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária. O estágio terá duração de até dois anos e será remunerado.

Atribuições dos estagiários

Os estagiários que forem selecionados irão prestar informações via telefone ou e-mail acerca de riscos toxicológicos à saúde relacionados ao uso de medicamentos, produtos químicos domésticos, agrícolas, industriais e toxinas naturais.

Estas informações serão prestadas à população em geral ou à profissionais da área da saúde. Os estagiários irão atuar sempre sob supervisão técnica da equipe do Centro de Informação Toxicológica.

Requisitos

Para concorrer às vagas de estágio, o candidato deverá cumprir os seguintes requisitos:

  • Estudantes de Medicina: ter concluído ao menos um semestre da disciplina de Farmacologia ou Bases da Terapêutica e ao menos um semestre da disciplina de Clínica Médica, Medicina Interna, Patologia em Clínica Médica ou Propedêutica Médica, além de estar, no máximo, no oitavo semestre;
  • Estudantes de Medicina Veterinária: ter concluído ao menos um semestre da disciplina de Farmacologia Veterinária e ao menos um semestre da disciplina de Semiologia Veterinária ou Função e Disfunção dos Sistemas, além de não ter formatura prevista para antes de dezembro de 2019.

Inscrições

As inscrições serão realizadas entre os dias 16 e 20 de julho de 2018, apenas via internet, através do site www.cit.rs.gov.br.

Serão inscritos apenas os 100 primeiros candidatos, sendo 70 vagas para acadêmicos de Medicina e 30 vagas para acadêmicos de Medicina Veterinária.

Prova

O processo seletivo Centro de Informação Toxicológica CIT RS será composto por prova escrita, a ser realizada no dia 06 de agosto de 2018, das 14h30 às 16h30, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, que fica localizado na avenida Borges de Medeiros, 1501, térreo, no bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

Esta prova será composta por 40 questões e envolverá os seguintes conteúdos:

  • Medidas gerais em toxicologia;
  • Princípios básicos de farmacologia (farmacocinética e farmacodinâmica);
  • Farmacologia e toxicologia dos seguintes grupos farmacológicos e/ou terapêuticos;
  • Noções de toxicologia de produtos industriais;
  • Noções de toxicologia dos pesticidas;
  • Noções de toxicologia de produtos de uso doméstico;
  • Noções de toxicologia de animais peçonhentos;
  • Epidemiologia dos acidentes tóxicos no estado do Rio Grande do Sul;
  • Plantas tóxicas;
  • Toxicologia veterinária;
  • Conteúdos de língua inglesa.

Serão aprovados para a próxima etapa os 30 primeiros candidatos.

Após as provas, serão realizadas entrevistas com os candidatos classificados. Nesta etapa, a seleção dos candidatos será feita por meio de profissionais do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul e psicólogos que irão avaliar os seguintes aspectos dos candidatos: motivação, disciplina, organização, trabalho em equipe, agilidade, atenção e habilidades de comunicação verbal e escrita.

Validade

A validade do processo seletivo Centro de Informação Toxicológica do RS será de um ano, a contar da data de divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado, a critério do órgão responsável.

Edital

O manual do candidato, com as demais informações sobre o processo seletivo Centro de Informação Toxicológica CIT RS está publicado no site do CIT - RS.

O CIT - RS

O Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul é uma divisão do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e pertence à Secretaria de Estado da Saúde.

Este centro foi criado em 1976 com o objetivo de prestar assessoria 24 horas sobre ocorrência de acidentes tóxicos no estado. Em caso de acidentes, utilize o telefone 0800 721 3000.

Além deste atendimento, o CIT - RS presta apoio em atividades de Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental, com relação à toxicologia.

Podem solicitar auxílio os profissionais da área da saúde ou público em geral, que tenham contato com exposição química ou tóxicas como pesticidas, produtos de uso doméstico ou industrial, plantas tóxicas, animais peçonhentos, medicamentos e drogas lícitas e ilícitas.

O atendimento é feito por equipe multidisciplinar de profissionais médicos, médicos veterinários, farmacêuticos, biólogos, administradores e estudantes de diversas áreas da saúde.

O Centro de Informação Toxicológica atende em Porto Alegre, no bairro Jardim Botânico, na avenida Ipiranga, 5400.

Compartilhe