Concurso Brigada Militar e Corpo de Bombeiros - RS é RETOMADO!

Concurso Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros - RS com 250 vagas são retomados. Confira as novidades publicadas pela banca organizadora: Fundação La Salle.

Concurso Brigada Militar RS: duas profissionais da Brigada Militar do RS. Uma usa óculos e está com os braços esticados. A outra a observa.

Concurso é retomado - Foto: Divulgação/Brigada Militar - RS

No Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança Pública anunciou a retomada dos editais de concursos da Brigada Militar (DA/DRESA nº CSPM 01 - 2018) e do Corpo de Bombeiros (DA/DRESA nº CSBM 01 - 2018), com o intuito de preencher 250 vagas de nível superior.

Conforme os documentos publicados no site da banca organizadora (Fundação La Salle), será dado prosseguimento aos concursos que tiverem a 5ª fase (prova oral) suspensa.

São 200 colocações para Capitão QOEM - Polícia Ostensiva e 50 vagas de Capitão QOEM - Bombeiro Militar. No posto inicial de Aluno-Oficial, o aprovado fará jus, durante o período de curso, à bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica. Já a remuneração para o posto de Capitão de ambos os quadros será de R$ 11.620,55, cumprindo-se jornada de 40 horas semanais.

Requisitos para se candidatar a uma das vagas:

Curso superior em Ciências Jurídicas e Sociais; idade máxima de 29 anos, até o último dia de inscrição; altura mínima de 1,65m para candidatos do sexo masculino, e 1,60m para candidatas do sexo feminino; ilibada conduta pública e privada; estar quite com as obrigações eleitorais; não estar respondendo a processo criminal; possuir Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo Categoria "B", entre outros.

Inscrições ocorreram em 2018

As inscrições encerraram em 22 de novembro de 2018 e foram realizadas no site da Fundação La SalleO valor da taxa de inscrição foi de R$ 187,77.

Etapas dos concursos:

  • Prova escrita objetiva;
  • Discursiva;
  • Títulos;
  • Exame de saúde;
  • Exame de capacitação física;
  • Exame psicológico composto de: testagem coletiva, entrevista de grupo e entrevista individual;
  • Prova oral.

As provas foram aplicadas em 24 de março de 2019, na cidade de Porto Alegre. A prova objetiva foi composta por 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.

Os cursos superiores de Polícia Militar (CSPM) e de Bombeiro Militar (CSBM) possuem duração de no máximo dois anos e serão realizados na Academia de Polícia Militar (APM) e Academia de Bombeiro Militar (ABM), respectivamente. Durante o curso o aluno oficial fará jus a bolsa auxílio, indenização de fardamento, assistência à saúde, psicológica e odontológica.

O prazo de validade dos concursos é de dois anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final do concurso, podendo ser renovado por igual período.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos Rio Grande do Sul diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
ICMBio
Todos os níveis de escolaridade
165
Prefeitura de Porto Alegre
Nível Médio
48
Universidade Federal de Pelotas
Nível Médio/Técnico
6
Câmara de Lagoa Vermelha
Todos os níveis de escolaridade
1
Prefeitura de Cachoeirinha
Nível Superior
39
Prefeitura de Igrejinha
Nível Superior
3
Prefeitura de Ivorá1
Prefeitura de Maçambará
Todos os níveis de escolaridade
5
Prefeitura de Maquiné1
Prefeitura de Morro ReuterVárias
Veja todos » Concursos Abertos

Especial Auxílio Emergencial

Veja mais »