Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS: Edital e Inscrição

Edital do Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS abre duas vagas para Professor de Educação Infantil e de Anos Iniciais.

A Prefeitura de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 126/2018 referente ao seu concurso público para Professores. São duas vagas em disputa, sendo uma para Professor de Educação Infantil e uma para Professor de Anos Iniciais. A remuneração para ambos os cargos será de R$ 1.463,61 para uma jornada de 20 horas semanais, lembrando que o Concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS será organizado pela Fundação La Salle.

Para concorrer a qualquer um dos cargos, o profissional precisa possuir um dos seguintes cursos:

  • Curso Normal Superior;
  • Ensino Médio na modalidade normal;
  • Curso Normal de pós-médio;
  • Magistério;
  • Licenciatura em Pedagogia.

O regime de contratação para os cargos acima será o estatutário.

Inscrições

As inscrições serão realizadas apenas via internet entre os dias 11 de julho e 07 de agosto de 2018. As inscrições serão feitas através do endereço eletrônico www.fundacaolasalle.org.br/concursos, pagando-se R$ 144,50.

Poderá solicitar a isenção da taxa o candidato que possua renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal total de até três salários mínimo, desde que esteja inscrito no CadÚnico do Governo Federal.

Provas

O concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS será composto por prova objetiva e de redação, que serão realizadas no dia 23 de setembro de 2018 e por prova de títulos.

A prova objetiva será composta por 100 questões, sendo 40 questões de Conhecimentos Específicos, 15 questões de Língua Portuguesa, 10 questões sobre a Base Nacional Comum e Plano Nacional de Educação, 10 questões de Legislação, 10 questões de Raciocínio Lógico e 15 questões de Atualidades de História e Geografia do Brasil.

Todas as questões da prova objetiva terão o mesmo peso, valendo um ponto cada e serão aprovados os candidatos que acertarem no mínimo 60 questões de toda a prova, além da pontuação mínima exigida para cada disciplina, conforme especificado no capítulo 7 do edital.

A redação valerá 30 pontos e será composta por um texto dissertativo que deverá ter entre 20 e 30 linhas. Será aprovado nesta etapa o candidato que obtiver a nota mínima de 15 pontos.

A prova de títulos valerá até cinco pontos, sendo computados cursos de especialização ou MBA, curso de mestrado e curso de doutorado. O candidato poderá apresentar até um título para cada modalidade de curso.

Também será computado o tempo de experiência profissional em regência de classe a partir do ano 2000. Para cada 12 meses, o candidato receberá três pontos, até o limite de 15 pontos.

Validade

O concurso tem validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de homologação final do concurso, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Edital

A íntegra do edital encontra-se no site da organizadora, da Prefeitura de Porto Alegre - RS e foi publicado no Diário Oficial do Município de Porto Alegre - RS do dia 10 de julho de 2018. A publicação está na página 20. Nos anexos do edital estão informações como atribuições dos cargos, conteúdos programáticos, bibliografia sugerida e demais formulários.

O município

Porto Alegre é a capital dos gaúchos, o Estado mais ao sul do Brasil. A cidade foi fundada em 1772 e sua região metropolitana compreende 34 municípios. A população de Porto Alegre é de 1.484.941, sendo o 10º maior município do Brasil em termos populacionais.

No ano de sua fundação, Porto Alegre era conhecida pelo nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais. No ano seguinte, seu nome foi alterado para Nossa Senhora da Madre de Deus de Porto Alegre. Em 1803 a cidade passou a ter o nome atual.

A história do povoado se inicia em 1752, quando 60 casais portugueses açorianos chegam na região onde hoje fica a capital dos gaúchos. A partir de 1824, começam a chegar imigrantes alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses, judeus e libaneses, fazendo com que tenhamos hoje na capital gaúcha uma diversidade cultural tão grande.

Últimos concursos

O último concurso da Prefeitura de Porto Alegre - RS aconteceu em março, quando o município abriu 10 vagas para médicos em diversas especialidades.

Em junho a Prefeitura realizou um processo seletivo para preencher oito vagas no cargo de Auxiliar de Farmácia.

O último concurso para Professores ocorreu em 2015 e foi realizado pela Fundatec. Na ocasião, a Prefeitura abriu três vagas para Professor de Educação Especial.

A organizadora

A Fundação La Salle é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2006 e com sede na cidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A empresa pertence ao mesmo grupo da Unilasalle.

A entidade é regida pelos princípios de São João Batista de La Salle, tendo como foco principal gerar benefícios à sociedade. A empresa atua não apenas na realização de concursos públicos e processos seletivos, mas também realizando projetos sociais, projetos técnicos e avaliação educacional.

Além do concurso da Prefeitura de Porto Alegre - RS, atualmente a Fundação La Salle está realizando os concursos de Nova Santa Rita - RS, da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) e da Brigada Militar.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Porto Alegre diretamente no seu e-mail