Concurso Porto Alegre - RS (ISS): Editais para área Fiscal

Concurso Porto Alegre - RS (ISS) abrirá vagas para Auditor Fiscal da Receita Municipal e Auditor de Controle Interno e será realizado pela Fundatec.

A Prefeitura de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, realizará em breve o seu concurso público para o preenchimento de vagas nos cargos de Auditor Fiscal da Receita Municipal e Auditor de Controle Interno. O Concurso Porto Alegre - RS (ISS) terá editais publicados a qualquer momento pela Fundatec, que já está confirmada como banca organizadora.

A remuneração para os cargos da área fiscal de PoA poderá chegar a mais de R$ 12 mil, já incluindo todos os benefícios.

Atribuições dos cargos

  • Auditor-Fiscal: fiscalizar, supervisionar, coordenar e orientar as atividades da área tributária no município, conforme o disposto na legislação;
  • Auditor de Controle Interno: supervisionar e coordenar os serviços de contabilidade no município, realizar análises contábeis, planos de contas, escrituração contábil, levantamentos, balancetes e balanços patrimoniais.

Último concurso Porto Alegre para a área fiscal

O último concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS para a área fiscal aconteceu em 2012, quando o município abriu 21 vagas para os cargos de Agente Fiscal da Receita Municipal, Contador e Técnico em Contabilidade.

Na época, o valor da taxa de inscrição é de R$ 121,75.

A prova objetiva para Agente Fiscal da Receita Municipal envolveu questões de Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Estatística, Direito: civil, empresarial e penal, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Tributário, Contabilidade e Legislação municipal e tributária municipal.

O concurso de 2012 foi realizado em Fundação Escola Superior do Ministério do Rio Grande do Sul (FMP).

O que é ISS?

ISS é a sigla para Imposto Sobre Serviços. Vem daí o fato de alguns veículos da imprensa mencionarem "ISS" quando informam algo a respeito dos concursos para determinadas Secretarias Municipais de Finanças pelo Brasil (exemplos: "Concurso ISS Campinas" ou "Concurso Porto Alegre ISS"). 

Porém, assim como ocorre em outras Secretarias Municipais de Finanças (SMF), esse imposto, a rigor, atualmente é chamado de ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).

Quem paga o ISSQN geralmente são prestadores de serviços sujeitos à incidência desse tributo, que possuam estabelecimentos localizados no município, além daqueles prestadores de serviços de outras localidades que, de alguma forma, fornecem serviços tributáveis naquele município de referência.

A Fundatec

A Fundatec é uma das principais bancas organizadoras do estado do Rio Grande do Sul e realiza, também, concursos em outros estados do Brasil. A empresa foi fundada em 1973 e é uma organização privada sem fins lucrativos.

Além do concurso Prefeitura de Porto Alegre - RS, de acordo com o site da Fundatec, a banca realizará os concursos do Grupo Hospitalar Conceição - GHC, Prefeitura de Santa Rosa - RS, Prefeitura de Porto Mauá - RS e CEEE - Companhia Estadual de Energia Elétrica.

Atualmente, a Fundatec está inscrevendo para o concurso da Eletrocar - Centrais Elétricas de Carazinho S/A.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Porto Alegre diretamente no seu e-mail