Concurso Prefeitura de Bento Gonçalves - RS: Edital e Inscrição

Concurso Prefeitura de Bento Gonçalves - RS (Rio Grande do Sul) destina-se ao provimento de 20 vagas para Guarda Civil, com remuneração de 3.200,00.

No Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Bento Gonçalves faz saber que foi publicado o edital de concurso n.º 01/2018, que, sob a execução técnico-administrativa da Fundação La Salle, irá selecionar 20 novos servidores e formar cadastro de reserva. O concurso Prefeitura de Bento Gonçalves - RS se destina à contratação de Guarda Civil, cargo que tem uma atrativa remuneração de R$ 3.200,00, por jornada de 40 horas semanais.

Os requisitos para o cargo são: nacionalidade brasileira; gozo dos direitos políticos; quitação com as obrigações militares e eleitorais; nível médio completo de escolaridade; idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos completos; aptidão física, mental e psicológica; idoneidade moral, comprovada por investigação social e certidões expedidas perante o poder judiciário estadual, federal e municipal; carteira nacional de habilitação categoria mínima a/b; apresentação de exame médico e toxicológico.

Inscrição

As inscrições, no valor de R$ 100,00, estão abertas até 13 de agosto de 2018, exclusivamente, pela internet, no endereço eletrônico http://www.fundacaolasalle.org.br/concursos.

Provas

Serão aplicadas provas objetivas na data provável de 16 de setembro de 2018, com divulgação do gabarito oficial a partir do dia 2 de outubro de 2018. Além das provas objetivas, os candidatos passarão por avaliação física e psicológica.

Este concurso público terá validade de dois anos, a contar da data de publicação do edital de encerramento, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Município de Bento Gonçalves.

Atribuições do Guarda Civil - Bento Gonçalves

Dentre as atribuições dos servidores da Guarda Civil de Bento Gonçalves, podemos destacar as seguintes:

  • Vigiar e defender os bens municipais, logradouros públicos, monumentos de arte, jardins e arborização, detendo quantos produzirem danos;
  • Comunicar aos superiores hierárquicos quaisquer fatos de ocorrências estranhas que cheguem ao seu conhecimento;
  • Zelar pela conservação e limpeza dos locais sob sua guarda; obedecer à todas instruções determinadas pelo comandante da Guarda Civil;
  • Comunicar às autoridades policiais qualquer ocorrência que demande pronta providência;
  • Colaborar com a defesa civil na ocorrência de calamidades públicas e grandes sinistros, quando solicitado; atender prontamente aos pedidos de socorro, bem como a qualquer chamado de moradores ou transeuntes, prestando-lhes o auxílio que solicitarem, em serviço ou fora dele, cientificando seus superiores hierárquicos;
  • Manter procedimento correto em serviço e fora dele, uniformizado ou em trajes civis;
  • Não prestar serviços especiais ou extraordinários sem autorização de sua chefia;
  • Cumprir e fazer cumprir as competências de trânsito que lhes forem conferidas nas vias e logradouros municipais.

Conteúdo das provas de Guarda Municipal Bento Gonçalves

CONHECIMENTOS GERAIS - LÍNGUA PORTUGUESA

Análise global do texto. Ortografia. Relações entre fonemas e grafias. Acentuação gráfica. Morfologia: estrutura e formação de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexões: gênero, número e grau do substantivo e adjetivo. Sintaxe: processos de coordenação e subordinação. Equivalência e transformação de estruturas. Discurso direto e indireto. Concordância nominal e verbal. Regência verbal e nominal. Crase. Pontuação. Interpretação de textos: variedade de textos e adequação de linguagem. Estruturação do texto e dos parágrafos. Informações literais e inferências. Estruturação do texto: recursos de coesão. Significação contextual de palavras e expressões.

Bibliografia Sugerida:

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CASTILHO, Ataliba T. de. Nova Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Contexto, 2010.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. São Paulo: Nacional, 2010.
LEDUR, Paulo F. Guia Prático da Nova Ortografia. Porto Alegre: Age, 2009.

MARTINS, Dileta; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental – De acordo com as atuais normas da ABNT. 29ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CONHECIMENTOS GERAIS - LEGISLAÇÃO

Constituição    da    República    Federativa    do    Brasil:    Dos    Princípios    Fundamentais.    Dos    Direitos    e    Garantias Fundamentais: Dos Direitos e Deveres  Individuais  e Coletivos;  Dos  Direitos  Sociais; Da Nacionalidade; Dos Direitos Políticos; Dos Partidos Políticos. Da Organização do Estado: Da Organização Político-Administrativa; Da União; Dos Estados Federados; Dos Municípios. Da Administração Pública; Dos Servidores Públicos. Lei Orgânica do Município de Bento Gonçalves. Regime Jurídico dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves. Lei Complementar Municipal nº 75/2004. Direito Administrativo: Conceito, Estrutura e organização da Administração Pública do Município. Órgãos públicos. Hierarquia administrativa. Atividade administrativa: conceito, natureza, fim e princípios básicos. Atos Administrativos. Contratos Administrativos. Improbidade administrativa – Lei Federal nº 8.429 de 1992. Lei de Acesso à Informação – Lei Federal n° 12.527 de 2011. Lei de Licitações – Lei Federal nº 8.666 de 1993. Lei Maria da Penha – Lei Federal nº 11.340 de 2006.

Bibliografia Sugerida:

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil e Emendas Constitucionais. Brasília: Senado Federal, 1988.

Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1993.

Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992. Dispõe sobre as sanções aplicáveis aos agentes públicos nos casos de enriquecimento ilícito no exercício de mandato, cargo, emprego ou função na administração pública direta, indireta ou fundacional e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 1992.

Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2011.
Lei nº 11.340 de 2006. Lei Maria da Penha.

Município de Bento Gonçalves. Lei Orgânica Municipal. http://www.camarabento.rs.gov.br/leis/legislacao-municipal _______. Lei complementar municipal nº 75 de 2004. Dispõe sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Bento Gonçalves. Disponível em <http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/municipio/legislacao>.

CONHECIMENTOS GERAIS - RACIOCÍNIO LÓGICO

Conceitos básicos de raciocínio lógico: sentenças abertas; proposições simples e compostas; conectivos (conjunção, disjunção, disjunção exclusiva, condicional e bicondicional); negações; número de linhas de uma tabela-verdade; valores lógicos das proposições e construção de tabelas-verdade; Equivalências lógicas; tautologia; contradição; contingência; Operações lógicas sobre sentenças abertas; quantificadores lógicos e suas negações; Lógica de argumentação; Operações entre números reais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Teoria dos conjuntos: operações entre conjuntos e Diagrama de Venn. Regra de três simples (direta e inversa) e composta. Porcentagem. Sistema monetário brasileiro. Sistema de medidas: comprimento, capacidade, superfície, massa e tempo (unidades e transformações de unidades). Equações e sistema de equações do primeiro grau. Matemática Financeira: Juros simples e compostos; Taxas proporcionais e equivalentes. Estatística: Interpretação de dados (gráficos e tabelas); cálculo de medidas de tendência central: média, mediana e moda. Análise Combinatória e Probabilidade. Aplicação dos conteúdos acima listados em resolução de problemas.

Bibliografia Sugerida:

DANTE, Luiz Roberto. Projeto Teláris Matemática – Fundamental II – 6º ao 9º ano. 2ª Ed. Editora Ática, 2015. GIOVANNI, José R. e BONJORNO, Paulo C. 360° Matemática Fundamental: Uma Nova Abordagem. Editora FTD, 2015.

IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel et al. Fundamentos de matemática elementar – volume 11. São Paulo: Atual, 2013.
QUILELLI, Paulo. Raciocínio Lógico Matemática – Teoria e Questões – 3ª edição. Saraiva, 2015.
SÉRATES, Jonofon. Raciocínio lógico – volumes I. Ed. Jonofon Sérates, [s.d.].

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS - GUARDA CIVIL

Noções básicas de Direito Administrativo, Administração Pública, Poder de polícia, Atos administrativos. O Serviço público. Responsabilidade civil do Estado. Noções de: Direito Penal. Crime. Contravenção penal. Ilicitude e culpabilidade. Espécies de crime – dos crimes contra a pessoa; dos crimes contra o patrimônio; dos crimes contra os costumes; dos crimes contra a saúde pública; dos crimes contra a administração pública. Lei Maria da Penha. Estatuto da Criança e do Adolescente. Abuso de autoridade. Sistema Nacional de Armas. Lei antidrogas. Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Organização e planejamento de serviços de recepção/portaria. Código de Trânsito Brasileiro. Segurança Patrimonial. Controle de entrada e saída de veículos, servidores e visitantes. Apresentação pessoal. Formas de tratamento. Atender e efetuar ligações telefônicas, transmitir fax, receber e dar informações, manter registro de ligações, comunicações e orientações realizadas e recebidas. Conhecimento dos telefones públicos de emergência, como Pronto Socorro, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros. Noções básicas de Relações Humanas no Trabalho. Ética e relacionamento interpessoal. Atendimento ao público interno e externo. Elementos da comunicação: emissor, receptor. Utilização de equipamentos de comunicação (rádio comunicadores portáteis). Uso de Equipamento de Proteção Individual. Segurança no trabalho. Noção de prevenção e combate a incêndio. Tipos de fogo (de incêndio). Tipos e usos de equipamentos de prevenção e combate a incêndio (extintores, hidrantes, sprinklers, alarmes de incêndio). Sinalização de segurança. Acondicionamento de resíduos sólidos, tipos de resíduos, cores utilizadas para a identificação dos tipos de resíduos. Cores de tubulações de redes (tubulações) de água fria e quente, GLP, vapor, gases, água para incêndio, etc.

Bibliografia Sugerida:

ABNT - NBR 6493 - Emprego de cores para identificação de tubulações.

BRASIL. Lei nº 4.898/1965 e suas atualizações. Regula o direito de representação e o processo de responsabilidade administrativa civil e penal nos casos de abuso de autoridade. Brasília: Senado Federal, 1965. ______Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.

______. Código Penal Brasileiro e suas atualizações. Brasília, Senado Federal.
_______ Lei no 9.503, de 23.09.1997 (Código de Trânsito Brasileiro).

______. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília, 1993. ______. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Brasília, 2002.

______. Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e suas alterações/atualizações. Dispõe sobre o Estatuto do Desarmamento. Brasília, 2003.
______. Lei nº 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Brasília, 1990.

______. Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. Brasília, 2006.

______. Lei nº 11.340, de 07 de agosto de 2006 e suas alterações/atualizações. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 82 do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres e da Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicar a violência contra a mulher.

______. Lei nº 13.022/2014. Dispõe sobre o Estatuto Geral dos Guardas Municipais. Brasília: Senado Federal, 2014.
DANTAS, Brandão. Atendimento ao público nas organizações – São Paulo: Senac, 2010.
GONÇALVES, Edwar Abreu. Manual de segurança e saúde no trabalho. São Paulo: LTr, 2011.

HARGREAVES, Lourdes; ZUANETTI, Rose; LEE, Renato et al. Qualidade em prestação de serviços. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2001.
NAKANE, Andréa – Técnicas de Organização de Eventos – Rio de Janeiro: IBPI Press, 2000.
NEIS, Ignácio Valentim. Telefonista e recepcionista: manual teórico e prático. Porto Alegre, 1999.
SANTOS, Gerson dos. Administração patrimonial. Florianópolis: Papa-livro, 1997.

NUNES, Carlos Mauritonio. Vigilância patrimonial privada: (comentários a legislação). São Paulo: LTR, 1996.
Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs), em especial:
______NR-3 –Embargo ou interdição.
______NR-5 –Comissão interna de prevenção de acidentes.
______NR-6 –Equipamento de proteção individual - EPI

______NR-23 – Proteção contra incêndios.
______NR-26 – Sinalização de segurança.

Manuais de rádio comunicadores. Disponível em https://pt.scribd.com/doc/54819062/Manual-Do-Usuario-Radio-EP450 Prefixos de operadoras de telefonia. Códigos de Discagem.

Estude pela Apostila de GUARDA CIVIL - Bento Gonçalves 2018

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Bento Gonçalves diretamente no seu e-mail