Prefeitura de Santa Maria - RS abre estágio de nível médio e superior

Processo seletivo da Prefeitura de Santa Maria - RS abre vagas de estágio não obrigatório e remunerado para estudantes de nível médio e superior.

A Prefeitura de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul, publicou o edital nº 02/2018 referente ao seu processo seletivo de estágio não obrigatório e remunerado. O processo será organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS).

Vagas

  • Nível técnico: Técnico em Administração, Técnico em Informática e Técnico em Secretariado;
  • Nível superior: Arquivologia, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Farmácia, Sistema de Informação e Tecnologia em Redes de Computadores.

O valor da bolsa auxílio por hora de estágio será de R$ 5,00 para os alunos do curso técnico e de R$ 6,00 para os alunos do curso superior.

Poderão participar deste processo seletivo, os candidatos que:

  • Tiverem idade mínima de 16 anos completos até a data de realização da inscrição;
  • Forem brasileiros;
  • Estiverem regularmente matriculados no ano letivo de 2018;
  • Se forem estudantes de nível superior, estar cursando a partir do 3º semestre;
  • Não ter realizado mais de 20 meses de estágio na Prefeitura Municipal de Santa Maria - RS.

O período de estágio não poderá exceder o tempo máximo de dois anos.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 11 de outubro de 2018, das 08 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no Centro de Integração Empresa Escola - CIEE, que fica localizado na Rua Venâncio Aires, nº 2035 - 5º andar, centro de Santa Maria - RS.

No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

  • Cópia da carteira de identidade e CPF (com a apresentação da original ou cópia autenticada);
  • Comprovante de matrícula, expedida pela instituição de ensino;
  • Comprovante de residência (água, luz ou telefone).

Provas

Este processo seletivo será composto apenas por prova objetiva, que será realizada em data a ser divulgada em 15 de outubro de 2018.

A prova objetiva será composta por 20 questões, sendo 6 questões de Língua Portuguesa, 6 questões de Matemática e 8 questões de Conhecimentos Gerais. Serão aprovados neste processo seletivo os candidatos que acertarem, no mínimo, 50% das questões da prova.

Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais candidatos, será utilizado o seguinte critério de desempate:

  1. Semestre mais avançado do curso;
  2. Maior idade;
  3. Sorteio público.

Conteúdo programático

  • Língua Portuguesa: acentuação gráfica; adjunto adnominal; adjunto adverbial; agente da passiva; aposto; classes de palavras; colocação pronominal; complemento nominal; concordância nominal e verbal; divisão silábica; expressões idiomáticas e gírias; formação de palavras; leitura e interpretação de texto; morfologia; ortografia; plural; pontuação; pronomes relativos; registro formal e informal da linguagem; sinônimos e antônimos; sintaxe; substituição e sentido de palavras e expressões no contexto; termos da oração: sujeito e predicado; tipologia textual; vocativo;
  • Matemática: dobro, triplo e quádruplo; expressões numéricas; frações; funções e equações de 1º e 2º graus; geometria plana; grandezas; juros e descontos; média aritmética; medidas; números decimais e fracionários; números naturais; números reais; números romanos; pares e ímpares; porcentagem; probabilidade; raciocínio lógico; razões e proporções; regra de três; sucessor e antecessor; tabelas e gráficos; unidades de medida (comprimento, área, massa, capacidade e tempo);
  • Conhecimentos Gerais: noções da organização administrativa da Prefeitura de Santa Maria; conhecimento dos dados históricos do município; aspectos gerais do Brasil e do mundo; direitos humanos e cidadania; atualidade;
  • Informática: Windows; Office; internet e correio eletrônico; noções de segurança (antivírus, firewall, anti-spyware etc.); procedimentos de backup; hardware e software.

Validade

O processo seletivo tem validade de um ano, a contar da divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado conforme necessidade da administração municipal.

Edital

Demais informações sobre o processo seletivo Prefeitura de Santa Maria - RS estão disponíveis no edital, publicado no site do CIEE - RS.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Santa Maria diretamente no seu e-mail