Marinha: vagas para Pescador Profissional na Delitajaí - SC

Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí, Santa Catarinha (Delitajaí) abre vagas no Curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional Especializado.

A Marinha do Brasil, através da Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí (DelItajai), torna público o edital nº 01/2020 referente ao seu processo seletivo de admissão para o Curso de Formação de Aquaviários - Pescador Profissional Especializado (CFAQ-PEP T1/2020).

Nesta nova seleção Delitajaí estão em disputa 25 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos, com idade mínima de 18 anos e que possuam a escolaridade mínima do 9° ano do ensino fundamental.

O que é um Pescador Profissional Especializado?

O Pescador Profissional Especializado pertence à seção de convés, sendo o tripulante do barco pesqueiro responsável por capturar o pescado, por meio de redes, linhas ou outros instrumentos próprios para este fim. Além disso, ele é responsável pela limpeza e conservação do barco.

De forma a se aperfeiçoar profissionalmente, o pescador irá realizar diversos cursos do ensino profissional marítimo.

O curso de formação de Aquaviários (CFAO-PEP-1/2020)

O curso de formação terá dois períodos, sendo o primeiro composto por uma etapa realizada em sala de aula, totalizando uma carga horária de 520 horas-aula.

O segundo período, que terá duração de dois meses, é composto pelo estágio, na qual o aluno passará a bordo de embarcações de pesca de forma a cumprir o Programa de Instrução no Mar (PIM).

Ao concluir o PIM, o aluno será declarado Pescador Profissional Especializado.

O curso é gratuito e realizado na modalidade de externato. O material didático será concedido por empréstimo e os alunos terão direito a almoço, porém, não será concedido alojamento.

Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 09 de março de 2020 e deverão ser feitas de forma presencial na Delegacia da Capitania dos Portos, Divisão de Ensino Profissional Marítimos, Rua Prefeito Paulo Bauer, n° 1055, no centro de Itajaí - SC. Também será possível realizar a inscrição por procuração ou pelos Correios, neste último caso, devendo fazer o envio da documentação ao endereço acima.

Ao se inscrever, o candidato deverá apresentar a ficha de inscrição devidamente preenchida, o comprovante do pagamento da taxa de inscrição e a documentação exigida em edital.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 8,00.

Forma de avaliação dos candidatos

Os candidatos serão avaliados por meio de prova de conhecimentos, etapa de caráter eliminatório e classificatório, e por teste de suficiência física, etapa de caráter apenas eliminatório.

Fazem parte deste processo seletivo outras etapas, como apresentação ao órgão executor e matrícula no curso. Todas as etapas serão realizadas em Itajaí.

A prova de conhecimentos ocorrerá na data provável de 21 de março de 2020.

Esta prova terá 20 questões de Língua Portuguesa e 20 questões de Matemática. Cada questão valerá 5 pontos, totalizando 100 pontos possíveis para cada uma das provas.

Serão eliminados deste processo seletivo, os candidatos que obtiverem nota igual a zero em qualquer uma das disciplinas.

Ao encerrar a prova, os candidatos deverão permanecer no local por, no mínimo, 60 minutos. Não será permitido levar o caderno de questões após a sua realização.

Para realizar o teste de suficiência física, o candidato deverá levar roupa de natação (sunga ou maiô inteiro). Esta etapa envolverá os seguintes testes:

  • Prova de natação: nadar 25 metros, sem limite de tempo;
  • Prova de permanência dentro d'água: permanecer flutuando por 10 minutos, sem qualquer auxílio.

Validade

Este processo seletivo será válido até o encerramento das matrículas.

Dúvidas? Não deixe de ler o edital na íntegra

Para mais informações, consulte o edital publicado no site da Marinha do Brasil.

Outras seleções na Marinha

Além das vagas deste curso de adaptação, a Marinha do Brasil está com inscrições abertas para cinco outras seleções. 

Estas oportunidades irão preencher vagas de Capelães Navais, Oficiais da Armada, Oficiais Fuzileiros Navais, Oficiais Intendentes,  Corpo Auxiliar, Soldados Fuzileiros Navais, Engenheiros da Marinha, Médicos, Cirurgião Dentista e outras áreas da saúde. 

Todos estas seleções podem ser conferidas aqui no Portal Concursos no Brasil.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em Itajaí diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de CorupáContador1
Câmara de Luiz AlvesEstagiário1
Câmara de XanxerêNíveis Fundamental e Superior3
Câmara José BoiteuxAgente de serviços gerais1
CRT 4ª RegiãoNível Médio/Técnico6
FAHECENível Superior1
IÇARAPREVNíveis Médio e Superior3
ICSLInstrutor de música1
IPRECON (Concórdia)ContadorVárias
Prefeitura de Água DoceTodos os níveis de escolaridade9
Veja todos » Concursos Abertos