Concurso CODESP 2017: Edital e Inscrição

Concurso público da CODESP, oferece quase 30 vagas, mais cadastro reserva, em cargos de níveis médio, técnico e superior. Salários de até R$ 6.068,64.

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) divulgou retificações ao edital n° 001/2017 do concurso público que tem por objetivo o preenchimento de postos de trabalho existentes no seu quadro de pessoal.  Ao todo são disponibilizadas 29 vagas, além de cadastro de reserva, nos seguintes cargos:

  • Nível médio e médio/técnico: Técnico Portuário (Administrativo); Técnico de Segurança do Trabalho; e Técnico Portuário (Eletricista). 
  • Nível superior: Especialista Portuário, nas atribuições de: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Controlador de Tráfego Marítimo, Economista, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Eletricista, Jornalista, Médico do Trabalho, Psicólogo, Técnico de Comunicação Social (Relações Públicas); e Enfermeiro do Trabalho. 

De acordo com a retificação, houve mudanças nos requisitos para os cargos de  Especialista Portuário – Controlador de Tráfego Marítimo e Especialista Portuário – Téc. Comunicação Social (Relações Públicas).  Também houve alterações no conteúdo programático para alguns cargos. Todas as atualizações devem ser obrigatoriamente conferidas no site da CAIPIMES (http://www.caipimes.com.br/codesp022017/).

Confira todas as apostilas para os cargos da CODESP 2017

Os aprovados e convocados atuarão nas jornadas de trabalho previstas no edital e terão direito a salários que irão variar entre R$ 2.155,94 e R$ 6.068,64. Ficam reservadas 5% das vagas para os candidatos com necessidades especiais e 20% para os candidatos negros e pardos.

Inscrições

O certame será realizado sob responsabilidade técnica da CAIPIMES e as inscrições devem ser realizadas até o dia 19 de março de 2017, exclusivamente via página eletrônica oficial. O valor da participação é de R$ R$ 40,00 ou 50,00.

Provas e validade

Todos os inscritos serão submetidos a provas objetivas, de caráter classificatório e eliminatório, que têm previsão de ser realizada no dia 07 de maio de 2017, na cidade de Santos e, se necessário, em cidades vizinhas da Baixada Santista. Candidatos inscritos ao cargo de Advogado passarão ainda por prova dissertativa, enquanto que uma prova oral de inglês será também aplicada para inscritos ao cargo de Controlador de Tráfego Marítimo.

A validade do concurso será de um ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Companhia Docas do Estado de São Paulo. 

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Dicas para as provas CODESP: Técnicas de atendimento ao público

O atendimento ao público visa ao respeito e ao cumprimento da conduta do agente público por aspectos morais. O objetivo é tratar as pessoas como cidadãs, em primeiro lugar, para então vê-las como clientes. Espera-se que o servidor público trate todos com muito respeito, ou seja, que faça jus ao adjetivo de "servidor público", mantendo uma boa conduta como agente público.

Entende-se também que o atendimento ao público diz respeito aos consumidores, logo, os empresários - ou as empresas propriamente ditas - devem zelar pela imagem que mostrará diante de um excelente atendimento. Caso contrário, as consequências podem ser desastrosas.

Independentemente de qual seja a situação, há algumas técnicas que são úteis para que não se prejudique a imagem ou o nome de uma instituição:

- Adquirir conhecimento e pesquisa

A primeira técnica muito recomendada é que seja estudado todo o processo da empresa/instituição. A partir do momento em que o atendente domina informações essenciais, como público-alvo, prestação de serviço, soluções, código da empresa, ele se sentirá mais seguro e mais confiante no momento de atender ao consumidor/público.

O que o cliente/cidadão busca sempre é agilidade no atendimento. Portanto, quanto mais rápido a dúvida for solucionada, mais satisfeito o cidadão estará para com o órgão público, por exemplo. Por isso, a importância de conhecer e pesquisar todos os processos que envolvem a empresa.

- Preocupar-se com a imagem

Embora exista o foco na maneira como o público será atendido, seja pessoalmente ou por meio de contato telefônico, mensagem, é imprescindível que haja a preocupação com a imagem. Isso quer dizer que o atendente deverá atentar para a imagem que ele "provoca" no cidadão/consumidor. O tom de voz, as palavras escolhidas, a vestimenta, expressões corporais são fatores que influenciam no comportamento do próprio cliente.

O que se busca é a cortesia diante dessa situação. Apresentar-se, perguntar se está tudo bem e escutar atentamente o cidadão são dicas valiosas. Além disso, aprenda a lidar com as diferentes pessoas (de diferentes personalidades) que passarão por você.

- Manter a conduta ética e moral como cidadão e agente

Quando se é atendente/servidor público/agente público, é necessário sempre prezar pela ética. Além de saber definir o que é legal e ilegal, deve-se, acima de tudo, saber a diferença entre ser honesto e ser desonesto, uma vez que tem a ver com a integridade moral e a honra.

De nada adianta um servidor atender bem ao público se ele, enquanto pessoa/cidadão, não tem valores pessoais. Em um país como o Brasil, histórica e culturalmente permeado por questões envolvendo a falta de honestidade com a "coisa pública", esse aspecto é ainda mais importante.

Como agente público, é dever do atendente zelar pelo bem-estar do cidadão, para que seus direitos sejam assegurados e mantidos, sempre. Entende-se que o agente também exerce a função de cidadão, logo, o que se espera é a qualidade e excelência no atendimento.

O aprimoramento do atendimento ao público é vital para que as relações se mantenham em equilíbrio. Com essas técnicas básicas (o foco no consumidor, a atenção ao feedback e ao respeito mútuo) é possível garantir ao agente (que também é cidadão) a percepção correta acerca da sua profissão/função.

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