Concursos CPTM - SP

Concurso da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realiza concursos com vagas para Aprendiz e Operador de Circulação.

A Direção da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos de São Paulo (CPTM) publicou dois novos editais de concursos públicos: um de n° 001/2018, que abre 34 vagas para o Curso do Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Eletrônica (Aprendiz), e outro de nº 002/2018, com oferta de oportunidade para o cargo de Operador de Circulação - Maquinista (1 vaga e cadastro reserva).

Para disputar as vagas de Aprendiz, é necessário ter o ensino médio concluído. Durante o período do exercício da função, o candidato deverá realizar duas fases simultaneamente: a fase escolar, onde realizará o curso de Aprendizagem Industrial propriamente dito e a fase de prática profissional supervisionada, que acontecerá na CPTM. A carga horária será de 35 horas por semana e o aluno aprendiz receberá a remuneração de um salário mínimo durante o primeiro ano de curso, e de um salário mínimo e meio no segundo ano.

Já para concorrer ao cargo de Operador de Circulação, o candidato deverá possuir ensino médio completo e Curso de Eletricidade Básica com carga horária mínima de 40 horas comprovado em Certificado emitido por instituições reconhecidas pelo MEC. A jornada de trabalho será de 8 horas/dia e o salário inicial será R$ 3.313,68.

Inscrição

Para inscrever-se, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico www.rboconcursos.com.br a partir das 9h do dia 10 até às 23h59min de 23 de abril de 2018. Caso o candidato não possua acesso à internet, poderá procurar os Postos de Atendimento do programa "Acessa São Paulo", o qual oferece acesso gratuito a internet de segunda a sábado.

Provas

A seleção para as vagas de Aluno Aprendiz de Eletricista de Manutenção Eletrônica ocorrerá em duas etapas. Na primeira, o candidato fará uma prova teórica, depois passará por checagem de idade, avaliação de perfil profissional e exame médico. A segunda etapa ocorrerá após a conclusão do curso de formação profissional.

O concurso para Operador de Circulação será realizado em três etapas: prova de conhecimentos teóricos, avaliação de perfil profissional e avaliação médica.

A prova teórica está prevista para o dia 13 de maio de 2018 e contará com 50 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos.

O concurso será valido pelo período de dois anos, a partir da data da publicação da homologação final, podendo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da CPTM.

Atribuições

Ao Operador de Circulação (Maquinista) serão atribuídas as funções de: operar trens e/ou locomotivas, de acordo com as normas e procedimentos operacionais; atuar na equipagem dos trens e/ou locomotivas; atuar na formação de novos integrantes da função; monitorar práticas de condução de trens e/ou locomotivas de novos maquinistas; preencher formulários de controle de viagens e avarias do sistema; remover interferências na via, possibilitando a operação normal de trens e/ou locomotivas, sempre que possível e necessário; operar aparelhos de mudança de via (AMV) e/ou semelhantes; executar atividades distintas inerentes a sua área de atuação sempre que solicitado ou necessário.

Editais e atualizações: http://www.rboconcursos.com.br/