Concurso ITA 2021: Edital e inscrição para 150 vagas!

Concurso ITA 2021 (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), esperado por milhares de estudantes no Brasil, traz oportunidade para ingresso na carreira militar.

concurso ITA, foto da sede do ITA

120 vagas são ofertadas. - Foto: ITA/Divulgação

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (concurso ITA), no estado de São Paulo, abriu seleção para candidatos que possuam nível médio com o objetivo de preencher vagas nos Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa e da Reserva da Aeronáutica.

Esse concurso da Aeronáutica prevê graduação de nível superior em especialidades de engenharia de interesse do Setor Aeroespacial e da Força Aérea Brasileira.

Confira também os concursos militares abertos em 2020.

Vagas do concurso ITA 2021

Estão sendo ofertadas 150 vagas no concurso ITA Aeronáutica voltadas para o ano letivo de 2021. Do total, 31 são para aqueles que optarem pela carreira Militar no Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) da Ativa da Força Aérea Brasileira. Essas estão divididas entre:

  • Ampla concorrência: 25 vagas;
  • Autodeclarados negros: 6 vagas.

As outras 119 vagas são para quem não quer seguir carreira militar, mas pretendem ingressar no Quadro de Engenheiros da Reserva da Aeronáutica. Entre esses inscritos no concurso ITA Aeronáutica, as vagas são divididas entre:

  • Ampla concorrência: 95 vagas;
  • Autodeclarados negros: 24 vagas.

O curso de graduação em Engenharia terá duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros serão de Curso Fundamental, com conteúdos gerais de engenharia. Já os três anos são de Cursos Profissionais para cada especialidade de Engenharia.

Quem for aprovado no concurso ITA Aeronáutica irá ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva e posteriormente no Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros.

Inscreva-se no concurso ITA Aeronáutica

As inscrições do concurso ITA Aeronáutica deverão ser feitas exclusivamente pela Internet, no site do próprio Instituto. Os interessados terão até 30 de setembro de 2020 para preencher o Requerimento de Inscrição.

Após a finalização do preenchimento, será gerado um boleto no valor de R$ 140,00 que deverá ser pago pelo candidato.

Fases do concurso ITA Aeronáutica

O concurso ITA Aeronáutica será composto por três fases, sendo duas delas provas escritas para exame de escolaridade.

As avaliações serão realizadas nas seguintes cidades: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Juiz de Fora, Londrina, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, São José do Rio Preto, Salvador, São José dos Campos (sede do ITA), São Luís, São Paulo, Teresina e Vitória.

Provas objetivas

A primeira etapa será uma prova de múltipla escolha, prevista para ser aplicada no dia 22 de novembro de 2020. Os candidatos terão cinco horas para responder 70 questões objetivas de:

  • Matemática;
  • Física;
  • Química;
  • Português;
  • Inglês.

O candidato precisa atingir uma média mínima de 5 pontos. A primeira etapa é a parte considerada mais fácil e que possui menor valor, apenas 20% da nota.

O ITA também recomenda as seguintes obras literárias para este ano:

  • Memórias de um sargento de milícias, Manuel Antônio de Almeida;
  • Teoria do medalhão, Machado de Assis;
  • O seminário dos ratos (o livro todo), Lygia Fagundes Telles.

Provas discursivas

Já a segunda fase será provavelmente realizada nos dias 08 e 09 de dezembro de 2020. Cada prova terá quatro horas de duração e os candidatos deverão responder questões discursivas acerca de Matemática e Química no primeiro dia e Física no segundo. Essas poderão ser respondidas a lápis ou lapiseira. São consideradas difíceis, complexas e valem 80% da nota do estudante.

Também haverá Redação no concurso ITA Aeronáutica, devendo ser escrita em caneta preta, que somará até dois pontos para cada um dos itens abaixo:

  • Tema;
  • Tipo de texto;
  • Coerência;
  • Coesão;
  • Modalidade/conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Inspeção de Saúde

Por fim, a terceira fase será uma Inspeção de Saúde realizada pelo Esquadrão de Saúde de São José dos Campos. As condições de saúde dos candidatos serão avaliadas por meio de exames clínicos, de imagem, laboratoriais e toxicológicos.

O objetivo é comprovar que os ingressantes não possuem patologia ou outra característica incapacitante para o Serviço Militar. Vale ressaltar que também será necessário apresentar certeira de vacinação.

Curso de formação

Todos os estudantes que forem aprovados no concurso ITA devem passar pelo Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Após o curso, os alunos são considerados Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica de 2ª Classe.

Estudantes que não seguirão a carreira militar realizam apenas o CPOR e depois passam a fazer parte do curso de ensino superior do ITA. No entanto, caso seja necessário, eles podem ser chamados pela Aeronáutica.

Por outro lado, quem for fazer parte da ativa deverá realizar o CPOR e o Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE). O Estágio é feito com o objetivo de formar oficiais. Na formatura, o aluno QOEng se torna 1° tenente, fazendo parte da ativa da Aeronáutica.

Último concurso ITA

O concurso ITA 2020 foi realizado no ano de 2019 e ofereceu 120 vagas. Do total de oportunidades, 25 eram para Quadro de Oficiais Engenheiros (QOEng) e 95 para Engenheiros da Reserva. Os estudantes foram selecionados mediante provas objetivas e discursivas. As inscrições custaram R$ 140,00.

Isadora Tristão
Redatora
Nascida na cidade de Goiânia e formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, hoje, é redatora no site "Concursos no Brasil". Anteriormente, fez parte da criação de uma revista voltada para o público feminino, a Revista Trendy, onde trabalhou como repórter e gestora de mídias digitais por dois anos. Também já escreveu para os sites “Conhecimento Científico” e “KoreaIN”. Em 2018 publicou seu livro-reportagem intitulado “Césio 137: os tons de um acidente”, sobre o acidente radiológico que aconteceu na capital goiana no final da década de 1980.

Compartilhe

Concursos por E-mail
Assine nosso boletim para receber Concursos em São José dos Campos diretamente no seu e-mail
Concursos RelacionadosVagas
Câmara de Américo BrasilienseVárias
CODEN
Todos os níveis de escolaridade
13
CODESGVárias
Conjunto Hospitalar do Mandaqui2
CRT - SP
Níveis Médio e Superior
108
FAMESP
Nível Superior
10
FUNCAMP
Todos os níveis de escolaridade
6
Fundam1
HCFMUSP1
Prefeitura de Catanduva
Todos os níveis de escolaridade
Várias
Veja todos » Concursos Abertos