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Seleção de São Caetano do Sul - SP: cronograma atualizado

Abertas 176 vagas imediatas na Prefeitura de São Caetano do Sul.

Publicado em Comunicar erro

A Secretaria de Educação de São Caetano do Sul, São Paulo, divulgou por meio de sua página social oficial, o novo cronograma das datas de realização das provas e resultados do Processo Seletivo 01/2017.

Tendo em vista o número expressivo de inscrições, foi necessária a determinação deste novo calendário. Confira o comunicado no anexo disponível no final desta notícia.

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A Prefeitura de São Caetano do Sul, em São Paulo, realiza processo seletivo (edital 01/2017) para contratação emergencial nas funções de Auxiliar de Primeira Infância, Lactarista, Merendeira, Porteiro, Servente Provedor e Vigia.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 27 de fevereiro de 2017, às 18h, devido a problemas de sobrecarga no sistema. Os interessados devem acessar o site  da seleção (http://inscricoes.saocaetanodosul.sp.gov.br/).

São oferecidas 176 vagas para essas funções, que requerem o nível fundamental e médio, e podem proporcionar salário de R$ 1.847,22, já incluso o vale transporte e a cesta básica. Todos esses servidores atuarão em regime celetista, pelo prazo de um ano, no quadro da Secretaria Municipal de Educação.

As provas estão marcadas para o dia 04 de março de 2017, em locais e horários que serão disponibilizados no dia anterior, na página oficial do processo seletivo.

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Dicas para as provas do seletivo de São Caetano do Sul - Matémática

Números inteiros, Números decimais, Frações e Porcentagem 

A diferença que reside entre números inteiros e números decimais está no sistema de numeração, em que o número inteiro contabiliza a quantidade, podendo ser contado em forma de classe ou de ordem, como por exemplo:

  • Classe: 856 unidades
  • Ordem: 8 centenas, 5 dezenas e 6 unidades

Já os números decimais são aqueles que estão separados por vírgulas, como em 6,14. Geralmente, para representar um número decimal, utiliza-se a fração que, na maioria das vezes, tem como denominador comum a potência de 10, como em 127/100 (1,27). Assim, o número inteiro pode ser dividido em uma fração ou número decimal (1/2 = 0,5).

A porcentagem, por outro lado, tem uma razão a/b na qual b é igual a 100. O objetivo dessa operação matemática é utilizar a proporção direta para comparar. Por exemplo:

Quanto é 60% de 500?

60/100 = x/500

Fazendo a operação cruzada, se dá: R$ 300,00

Regra de Três Simples e Composta

A melhor forma de entender a regra de três é pela seguinte explicação: usa-se a regra de três para solucionar problemas que possuem grandezas inversamente ou diretamente proporcionais. Por exemplo, a regra de três ajuda a descobrir um quarto número se você já obtiver três deles:

  • Para se construir uma parede de 25m² são necessários 2 pedreiros. Quantos pedreiros serão necessários para construir uma parede de 150m²?

O primeiro passo é separar as grandezas:

25 2

150 X

25x = 300

X = 300/25

X = 12 trabalhadores

Isso seria a regra de três simples. A regra de três composta é aquela que possui mais de três números. Observe o exemplo:

Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160m³ de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125m3?

8 20 160

5 X 125

Percebe-se que, a partir do momento que aumentamos a hora de trabalho, tende-se a diminuir os caminhões, certo? E se diminuirmos os caminhões, diminui-se também o volume, logo, as duas últimas colunas (de caminhões e de volume) são diretamente proporcionais. Veja como seria o cálculo:

20/x = 160/125 * 5/8 (inversamente proporcional)

X = 5*20/4 = 25 caminhões

Conjuntos

A teoria dos conjuntos em matemática está relacionada ao agrupamento de elementos, que pode ser definido como vazio (tendo nenhum elemento e sendo representado por { }) ou como universo (possuindo todos os elementos e sendo representado com U). A importância de se saber a teoria dos conjuntos é que a partir dela você consegue resolver situações envolvendo os números e a aplicação dos conjuntos.

Há diversos tipos de representação na teoria:

  • O conjunto de números ímpares maiores que zero e menores que 16

A = {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15}

Ou

A = {x / x é ímpar e 0 < x < 16}

Geralmente, o que cai nas provas é para você descobrir quais elementos pertencem ao conjunto e quais ficam de fora, sendo representado por numerais.

Equações e inequações do 1º e 2º graus 

A equação de 1º grau é definida como tendo apenas uma incógnita e sendo de grau 1. Por exemplo:

ax + b = 0

Assim, para encontrar o valor de X, necessita-se que isole-o:

ax = - b

x = - b / a

Já a equação de segundo grau consiste em ter incógnitas de grau 2, definida como:

ax² + bx + c = 0

Agora, quando se fala de inequação de 1º grau, estamos dizendo sobre uma desigualdade entre os elementos que é, obrigatoriamente, diferente de zero, podendo ser positivo ou negativo:

  • ax + b > 0;
  • ax + b < 0;
  • ax + b ≥ 0;
  • ax + b ≤ 0.

Por exemplo:

-3x + 5 > 0

-3x > -5

Multiplica-se por -1

3x < 5

X > 5/3

A inequação de 2 grau é parecida, a única diferença é que a incógnita aparece em mais de um elemento:

  • ax² + bx + c > 0;
  • ax² + bx + c < 0;
  • ax² + bx + c ≥ 0;
  • ax² + bx + c ≤ 0

Exemplo:

-x² + 4 ≥ 0

-x² + 4 = 0.

x² - 4 = 0

x1 = 2

x2 = -2

Geralmente, pede-se a inequação de 2º grau em gráficos e funções.

Apostila completa para seleção de São Caetano do Sul/SP

Resolução de Problemas

A melhor forma de resolver um problema matemático é interpretando o enunciado e descobrir qual a melhor forma de chegar no resultado correspondente. Para isso, o candidato necessita separar os dados que o exercício disponibiliza e fazer relações a fim de encontrar a resposta correta. Logo, você deve praticar e treinar!

Segue um exemplo:

O dobro de um número adicionado ao seu triplo, é igual ao próprio número adicionado a 180. Qual é o número? 

  • 2x + 3x = x + 180
  • 2x + 3x – x = 180 
  • 4x = 180 
  • x = 180/4 
  • x = 45

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